10 Dicas certeiras para captar clientes para sua oficina mecânica

Já foi o tempo em que as oficinas mecânicas eram feias e sujas. Hoje, se você quer atrair clientes para sua oficina, é necessário investir em um espaço limpo, organizado e aconchegante, e também em tecnologia.

Por isso, para que você possa captar clientes de verdade, preparamos este post com 10 dicas certeiras que vão ajudá-lo a ter sucesso em seu negócio.

Quer conhecer cada uma delas? Preste atenção em nosso artigo e prepare-se para atrair clientes!

1. Conheça seus clientes

A primeira coisa que você deve fazer para atrair clientes para oficina é conhecer cada um deles.

Alguns consumidores preferem um atendimento mais rápido, outros uma abordagem mais personalizada.

Por isso, não ofereça o mesmo atendimento para todos os clientes. Isso é um erro que precisa ser evitado.

Para que você conheça seus clientes, tenha um software de gestão que possa lhe ajudar a coletar dados e hábitos dos seus consumidores.

Dessa forma, você poderá oferecer o atendimento que cada cliente precisa.

2. Organize o ambiente

Promova um ambiente limpo e confortável. Tenha uma oficina organizada onde o proprietário do automóvel poderá se sentir seguro em deixar o veículo.

Mantenha as paredes de sua oficina limpas e o local iluminado. Dessa maneira, você terá mais credibilidade com seus clientes.

3. Invista em tecnologia

Outra forma de captar clientes para oficina mecânica é investir em tecnologia. Atualmente existem várias ferramentas que podem ser utilizadas em seu negócio.

Uma boa ferramenta é oferecer ao cliente condições para que ele acompanhe o que está sendo feito no veículo.

Você também pode fotografar os carros e disponibilizar as imagens em um canal online para que os proprietários acompanhem em tempo real o andamento dos trabalhos. Outra dica é oferecer atendimento via whatsapp.

Invista também em equipamentos que possuam tecnologia. Um exemplo disso são os elevadores automotivos que ajudam a suspender os carros para que o serviço possa ser executado com mais tranquilidade e segurança.

Além de aumentar a confiança do consumidor, investir em tecnologia ajuda a fidelizar clientes e agrega valor ao seu negócio.

4. Pense no público feminino

Se engana quem pensa que somente os homens buscam os serviços de uma oficina mecânica.

Cada vez mais as mulheres são independentes, possuem seus carros para o trabalho ou simplesmente para o lazer.

Portanto, você também precisa atrair o público feminino para o seu negócio. Para isso, pense em estratégias que possam fazer as mulheres lembrarem de sua oficina.

Quer um exemplo? Que tal ter um profissional de beleza para oferecer serviços de corte de cabelo, tratamento de pele e manicure?

A dica aqui é oferecer um atendimento personalizado e não se esquecer de que as mulheres procuram sempre por esses serviços de beleza. Então, sua oficina será sempre lembrada por elas, não é verdade?

5. Tenha um site completo

Ter um site completo faz toda a diferença na hora de conquistar um novo cliente. Por isso, acrescente em seu portal páginas com informações de contato, telefone e endereço.

Também não se esqueça de trabalhar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e a produção de conteúdo para que seu website esteja bem posicionado nas buscas do Google.

6. Invista nas redes sociais

Utilize o facebook para criar uma fanpage da sua oficina. Ao iniciar o processo de criação da sua página, coloque a classificação “negócio local”. Isso ajudará aos usuários a localizar sua empresa no mapa.

Dessa forma, sua oficina aparecerá mais para o público que reside ou está próximo a ela.

7. Faça promoções e tenha clientes para a oficina

A promoção é uma excelente estratégia para atrair consumidores para oficina. Com ela você pode fidelizar os clientes valiosos já existentes e aumentar os seguidores nas redes sociais.

Portanto, pense em quais promoções você pode fazer. Você pode, por exemplo, fazer uma oferta gratuita de um produto ou serviço e pedir para que os seguidores de sua fanpage curtam o post, compartilhem e comentem.

Dessa forma, você amplia a presença online do seu negócio e ganha a visita de um futuro cliente.

8. Capacite sua equipe

Pense também na capacitação da sua equipe. É preciso que você tenha colaboradores ágeis, que cumpram com os prazos estabelecidos e que sejam capacitados para utilizar programas como de gestão de oficinas.

Com esse conhecimento, seus colaboradores poderão atender as necessidades dos seus clientes.

9. Tenha bons fornecedores

Ter bons fornecedores de peças automotivas e materiais é essencial para captar clientes para sua oficina, pois você trabalhando e aplicando peças de qualidade em seus automóveis lhe dará mais credibilidade e confiança.

Isso porque os fornecedores são como agentes que agregam valor aos serviços da sua oficina mecânica. Por isso, invista em boas parcerias que possam lhe dar prazos flexíveis de pagamento.

10. Use o Google Meu Negócio

Depois do seu site pronto e completo, cadastre-o no Google Meu Negócio e conquiste clientes para oficina.

A ferramenta ajuda a promover seu negócio, já que quando o usuário estiver procurando pelo serviço, ele terá acesso as informações sobre seu site e sua empresa.

A sua oficina será exibida no Google Maps para buscas na sua região e no Google+. Isso possibilitará alcançar mais pessoas que poderão se tornar verdadeiros clientes.

Viu como é fácil captar clientes para oficina mecânica? Agora você já sabe que deve investir no ambiente, em capacitação da equipe e em tecnologia.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de outras dicas como essas? Continue acessando o nosso blog! 

Ou ainda você pode baixar grátis o nosso e-book com 60 dicas valiosas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica e se destacar no mercado.