Escolha uma Página

Abrir um Auto Center e aproveitar as grandes oportunidades do mercado automotivo brasileiro sem dúvida é um sonho de muitos empreendedores brasileiros.

E não é difícil entender o porquê.

De acordo com um estudo recente sobre o mercado de reposição e auto centers no Brasil, realizado pelo Sebrae, a frota de veículos no país irá continuar crescendo mesmo com a crise econômica atual. Além disso, muitos veículos comprados há alguns anos – durante o último crescimento econômico – estão saindo da garantia e dependendo exclusivamente das oficinas mecânicas e auto centers independentes.

Em outras palavras, mesmo com um ritmo reduzido, as oportunidades para quem deseja criar um auto center ainda continuarão surgindo nos próximos anos.

Quais são os equipamentos indispensáveis para abrir um Auto Center?

Evidentemente, é impossível falar sobre abrir um Auto Center lucrativo hoje em dia sem citar a necessidade de equipamentos modernos e compatíveis com a necessidade dos novos consumidores – que como já citamos em outros textos, estão cada vez mais exigentes quanto à agilidade nos serviços.

A questão é: quando o orçamento inicial não é o suficiente para adquirir uma variedade muito grande de equipamentos automotivos, quais são aqueles equipamentos indispensáveis para abrir um auto center no Brasil?

1. Elevadores Automotivos

Elevadores automotivos são equipamentos extremamente comuns em auto centers e oficinas mecânicas de todo o país. São usados para elevar os veículos – por força hidráulica, elétrica ou pneumática – e facilitar a manutenção da parte inferior.

Apesar de existir uma variedade enorme de marcas e categorias de elevadores automotivos no mercado brasileiro, é importante sempre levar em consideração o sistema de lubrificação do equipamento.

Isso porque elevadores automotivos com lubrificação automática (por meio de óleo) são muito mais limpos e seguros, além de proporcionar melhor custo-benefício devido o menor gasto com mão de obra e manutenções regulares.

2. Rampas

Seja na hora de fazer o alinhamento de rodas ou simplesmente facilitar a manutenção dos veículos, rampas automotivas são equipamentos indispensáveis pois auxiliam muito na organização e fluxo de veículos dentro de um auto center.

Por serem equipamentos utilizados com muita frequência, uma boa dica para escolher uma rampa ideal para o auto center é verificar se a mesma conta com um sistema de acionamento automático – preferencialmente por controle remoto.

Além, é claro, se a rampa conta com certificações de segurança para utilização em auto centers.

3. Alinhadores 3D

Os alinhadores 3D são equipamentos de alta tecnologia cuja finalidade é realizar o alinhamento do veículo (ou seja, medir os ângulos das rodas em relação ao eixo do veículo) da forma mais rápida e precisa possível.

Além de economizar tempo e agregar valor aos serviços de uma oficina mecânica ou auto center, um Alinhador de Direção 3D (como o AL-3D da Engecass) pode contar com diversas outras vantagens, como registro dos dados de cada cliente e comunicação sem fio (wireless) – ambos características essenciais para garantir a agilidade sem perder a qualidade do serviço.

4. Balanceadoras Computadorizadas

Da mesma forma que o alinhamento de direção é um serviço básico em todo o país, o balanceamento de rodas também é indispensável para qualquer auto center moderno. Afinal, um veículo “desbalanceado” afeta diretamente o conforto e segurança do condutor.

Embora existam outros equipamentos mais “tradicionais” para prestar este tipo de serviço, com as balanceadoras de rodas computadorizadas é possível fazer as medições e ajustes nas rodas de forma rápida e automatizada, com auxílio de um painel digital que pode ser operado facilmente por qualquer funcionário.

5. Desmontadoras de rodas automatizadas

As desmontadoras de rodas automatizadas (também conhecidas como Mão Amiga) são equipamentos indispensáveis para auto centers modernos pois permitem ao operador executar todo o serviço tendo as duas mãos livres para rotacionar o pneu na máquina, proporcionando muito mais conforto, segurança e, principalmente, produtividade na realização das tarefas.

Por onde começar?

Diante de tantos equipamentos e detalhes a serem levados em consideração, dar os primeiros passos ao criar um auto center moderno e lucrativo pode parecer desafiador para muitas pessoas.

Pensando nisso, a Engecass – uma das principais fabricantes e distribuidoras de equipamentos automotivos no Brasil – oferece pacotes completos para quem deseja montar um auto center do zero.

Em outras palavras, nós fornecemos todos os equipamentos para seu auto center para você, prestando toda a assistência técnica na montagem e operação dos mesmos.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. Vamos procurar entender as suas necessidades e, com base em nossa experiência que já ultrapassa os 20 anos de mercado, vamos buscar a melhor solução que se encaixa no seu orçamento.

Por que esperar mais para finalmente abrir o seu auto center? Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores.