Escolha uma Página

O alinhamento de direção digital – também conhecido como alinhamento computadorizado – é um procedimento de rotina para qualquer pessoa que tenha um veículo, devendo ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados.

Além de influenciar diretamente a segurança do condutor, estudos recentes comprovaram que o alinhamento de direção inadequado é responsável por aproximadamente 50% de todos os danos em peças rotativas de máquinas.

Apesar de atualmente existirem diversos tipos de alinhadores de direção no mercado (englobando desde tecnologias mais tradicionais até alinhadores 3D), o alinhador de direção digital ainda é uma preferência das oficinas devido seu custo benefício, praticidade e confiabilidade.

Características do alinhador de direção digital:

  • Alinhador digital de duas ou quatro cabeças;

  • Comunicação através de tecnologia WIRELESS, envia os dados de alinhamento direto ao computador;

  • Tecnologia wireless que dispensa o uso de painéis que ocupam grande espaço na oficina;

  • Leitura dos dados de alinhamento feita nos displays digitais das cabeças de medição ou na tela do computador, não sendo obrigatório o uso do computador;

  • Realiza medições de camber, caster, KPI, convergência, centralização de volante e set-back;

  • Simples instalação e fácil manuseio;

  • Acompanham garras rápidas de série, barra de aferição, software de alinhamento em português para emissão de relatórios, banco de dados atualizado com veículos nacionais e importados com atualização automática via internet, entre outros acessórios;

Clique aqui para ver uma lista completa das partes de um alinhador de direção digital.

O procedimento de alinhamento de direção digital é simples. Quando as garras são acopladas às rodas do veículo, é realizada a leitura dos dados de alinhamento feita nos displays digitais das cabeças de medição ou na tela do computador, onde os dados são processados automaticamente pelo software, e então permite que o profissional analise se as rodas estão alinhadas ou não.

Os principais passos do procedimento de alinhamento de direção digital são:

  • Segurança e desligamento;

  • Verificações preliminares;

  • Medição das posições dos eixos;

  • Análise dos gráficos e cálculos;

  • Movimentações do eixo;

Principais vantagens

Um bom alinhamento de direção digital tem o objetivo de evitar vibrações, desgaste dos pneus, super aquecimento do veículo, perda de potência e – principalmente – garantir a segurança do condutor pelos próximos 10 mil quilômetros.

Do ponto de vista financeiro, o alinhador de direção digital é altamente rentável por permitir um procedimento rápido e seguro dentro da oficina a partir de um consumo de energia extremamente baixo.

Isso sem contar, é claro, na qualidade e valor agregado oferecido aos clientes, uma vez que o alinhamento de direção digital confere ao proprietário do veículo várias vantagens como:

  • Menor desgaste dos rolamentos;

  • Maior conservação das vedações, eixos e acoplamentos;

  • Manutenção da temperatura no rolamento e no acoplamento;

  • Diminuição das vibrações nos eixos e parafusos da suspensão;

  • Redução significativa de danos nos eixos e parafusos da suspensão.

Todas essas vantagens podem – e devem – ser expostas aos clientes para agregar valor e diferenciar uma oficina da concorrência.

Aferição do equipamento

Apesar do alinhamento de direção digital ser um procedimento relativamente simples e comum dentro das oficinas, a aferição do equipamento é um ponto fundamental para garantir um serviço de qualidade.

Um erro comum em oficinas é a utilização de equipamentos desregulados, na maioria das vezes consequência de deformações nos eixos paralelos que compõem as garras dos alinhadores.

Isso pode ter diversas causas, desde danos decorrentes de impactos até utilização inadequada do equipamento.

Como escolher o alinhador de direção digital ideal

Por ser um equipamento amplamente oferecido por diversos fornecedores brasileiros, muitas pessoas acabam levando em consideração apenas o preço mais baixo na hora de escolher um alinhador de direção digital.

Isso é um erro porque, além do equipamento em si, cada fornecedor oferece vantagens específicas que podem fazer uma diferença significativa no valor final do produto.

Na Engecass, por exemplo, além de acessórios extras para uso do equipamento, existe toda a assistência técnica e profissionalismo que apenas uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado automotivo pode garantir.

Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços de Garantia e Assistência Técnica ou entre em contato com um de nossos consultores para saber mais.

Estamos à disposição para te ajudar a encontrar o melhor alinhador de direção digital possível para sua oficina.