Escolha uma Página

O serviço de troca de óleo do automóvel pode ser um dos mais corriqueiros e simples de serem executados no auto center. No entanto, ele é muito importante para o bom funcionamento do veículo. Se o seu cliente não tem o costume de verificar as condições do óleo, as consequências serão muito sérias, pois esse descuido pode, além de aumentar o consumo de combustível do veículo, prejudicar o motor.

Entretanto, para que o cliente não passe por esses problemas é importante orientá-lo, não é verdade? Por isso, preparamos o post de hoje. Aqui você vai aprender a verificar quando é preciso realizar a troca de óleo. Quer ficar por dentro do assunto? Então, preste atenção na leitura!

Por que a troca de óleo é importante?

Fazer a troca de óleo é importante para manter o bom funcionamento do veículo. O óleo lubrifica e limpa o motor, pois a combustão libera resíduos que misturam ao lubrificante. Essas impurezas causam corrosão aos componentes do motor.

No entanto, quando você utiliza o lubrificante ideal, ele desempenha seu papel no funcionamento do veículo. O óleo também ajuda com a temperatura do motor, mantendo-a ideal e funciona como um agente de vedação, principalmente no pistão. O lubrificante também reduz o desgaste dos anéis e evita que se formam depósitos em suas ranhuras.

Como saber se o carro precisa trocar o óleo?

 

Verifique o manual do veículo

A primeira dica que você pode dar ao seu cliente em relação a troca de óleo é verificar as recomendações no manual do proprietário do automóvel. Cada veículo tem suas características próprias. Com essas informações em mãos, é hora de observar os sinais que podem identificar se a troca é realmente necessária.

Observe a quilometragem

O primeiro sinal de que é preciso trocar o óleo do automóvel é quanto a quilometragem rodada. Em condições normais de uso, a troca de óleo deve ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados, mas esse valor pode ser inferior caso o veículo seja usado em condições mais severas, como em terrenos irregulares e engarrafamentos. Nestes casos, o ideal é fazer a troca em torno de 5 mil a 7 mil quilômetros.

Analise as condições do lubrificante

Também é importante analisar as condições do óleo. Observe a viscosidade e caso o lubrificante esteja sujo, ele poderá prejudicar o funcionamento do motor. Por esse motivo, oriente ao seu cliente para checar o óleo cada vez que ele for abastecer.

Mas não se esqueça de também orientar para que ele faça isso com o veículo desligado, pelo menos, 5 minutos, e em terreno plano. Isso garantirá que não ocorram erros na análise do lubrificante.

Preste atenção no nível do óleo

O correto é que o líquido fique entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível prejudica a limpeza e a lubrificação do motor. Acima, ele aumenta a pressão no reservatório que também é conhecido como cárter.

Alguns veículos baixam entre meio litro e um litro a cada mil quilômetros dependendo da marca. O que você precisa fazer é repor com o mesmo lubrificante que é recomendado pela montadora do automóvel. Complete até chegar entre o mínimo e o máximo da vareta.

Quais equipamentos utilizar para a troca de óleo?

Elevador automotivo ECO-2600

O elevador automotivo ECO-2600 da Engecass é um dos equipamentos ideais para realizar a troca de óleo dos automóveis dos seus clientes. Além dele ter a capacidade para 2600 Kg, ele vem com a rampa para troca de óleo opcional, o que facilita o trabalho dos mecânicos do seu auto center.

Elevador automotivo ECO – 4100

Esse equipamento tem a capacidade para 4100 Kg. Ele também vem com a rampa troca de óleo opcional. O elevador automotivo ECO-4100 possui um suporte para chassi “U” (caminhonetes) e seu sistema de segurança é composto por duas porcas que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho.

Elevador 4 colunas 4B-4000/4B 5000

Esse elevador automotivo também é indicado para a troca de óleo. Ele possui dois modelos. Um com capacidade de 4000 Kg e outro para 5000 Kg. O acionamento do equipamento é feito com o painel elétrico, botoeiras, contatoras e disjuntor.

Elevador 4 colunas com plataforma 4B-4000/4B-5000

Esse elevador automotivo também é indicado para a troca de óleo porque vem com a rampa como opcional. A capacidade de carga do elevador é de 4000 kg a 9000 kg dependendo do modelo do equipamento. Ele é indicado para veículo de chassi longo.

Agora que você já sabe como verificar a troca de óleo do veículo, poderá orientar melhor seus clientes, nãoé mesmo? Para que o serviço seja feito com maior agilidade e segurança, tenha um dos equipamentos da Engecass!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso site e conheça todos os nossos produtos!