Balanceamento de rodas: a importância de manter em dia

O balanceamento de rodas é um dos serviços de reparação de automóveis mais comuns oferecidos pelas oficinas e auto centers. Uma das razões para isso é que é uma parte vital da manutenção de um carro e possui grande importância em relação à vida útil dos pneus. Se suas rodas foram balanceadas corretamente, isso terá um impacto direto na frequência com que o motorista terá que trocar os pneus do carro.

Como a compra de um conjunto de pneus de qualidade pode ter um custo relativamente alto, é benéfico tomar todas as medidas possíveis para garantir que um conjunto de pneus dure o maior tempo possível.

Contudo, alguns motoristas não entendem a importância do balanceamento de rodas e como isso pode afetar a vida dos pneus, além de ter um efeito em outros fatores mecânicos. Sendo assim, abaixo fornecemos informações sobre o porquê o balanceamento de rodas pode ajudar os motorista a economizar para que você possa mantê-los informados! Acompanhe:

A importância do balanceamento de rodas

Além de manter o motor do carro e os sistemas internos, é crucial executar procedimentos de manutenção regulares nos pneus. As rotações de pneus regulares e o equilíbrio adequado das rodas são partes importantes do desempenho geral do veículo. E para que você saiba como manter seu cliente informado sobre a importância do balanceamento de rodas, respondemos abaixo algumas perguntas cruciais sobre esse serviço:

Como saber quando as rodas não estão balanceadas?

Quando há um “ponto pesado”, ou desequilíbrio, na roda, o que impede que ela gire em um movimento circular bem focado. À medida que a velocidade vai aumentando, é possível notar o volante ou os assentos balançarem e vibrarem. Quanto mais rápido você for, mais notável será a vibração. O carro pode estremecer ligeiramente, e pode ser desconfortável ou difícil segurar o volante.

Qual é o resultado de rodas não balanceadas?

As rodas não balanceadas fazem com que os pneus nas rodas afetadas se desgastem de forma desigual. Se não for compensado, as rodas não balanceadas também podem afetar sua suspensão e direção, diminuir a quilometragem por litro de combustível e causar um mau manuseio do carro. Neste ponto, é mais do que um aborrecimento — é um problema de segurança.

Por que o balanceamento de rodas é importante?

As rodas de um veículo rodam a altas velocidades. Uma roda de aro 15 polegadas gira aproximadamente 2.100 vezes a cada quilômetro. Uma roda que está devidamente balanceada e usando uma área do pneu mais do que outra pode rapidamente causar danos significativos.

Quando deve ser feito o balanceamento de rodas?

É importante incluir o balanceamento de rodas como parte de uma manutenção regular do veículo. Normalmente, as rodas precisam ser balanceadas a cada 6.000 a 10.000 quilômetros. O ideal é que o serviço seja planejado sempre junto as trocas regulares de óleo do carro.

Como fazer o balanceamento de rodas com mais agilidade?

O balanceamento de rodas é um serviço recorrente para os motoristas para que não precisem trocar os pneus com frequência. Por isso, para garantir mais qualidade na hora de fazer o balanceamento e assegurar a satisfação dos seus clientes, é preciso contar com os equipamentos corretos.

Uma balanceadora de rodas computadorizada por exemplo pode ser um grande diferencial da sua oficina mecânica ou auto center, te ajudando a detectar diferenças de pesos na própria roda do veículo e a realizar o serviço mais rápido. Além disso, o funcionamento das balanceadoras de rodas computadorizadas é bem simples, podendo ser executado por qualquer profissional devidamente instruído.

Conheça a balanceadora de rodas da Engecass e veja porque ela é a melhor opção para sua oficina!