Saiba-como-obter-o-certificado-de-qualidade-para-sua-oficina-mecânica

Oficina mecânica: saiba como obter o certificado de qualidade

A profissão de mecânico é considerada uma das mais antigas. Todavia, para oferecer um serviço que seja um verdadeiro diferencial, o profissional precisa ter em sua oficina mecânica o certificado de qualidade, que garante um bom serviço e destaque no meio da concorrência.

Entretanto, para que você saiba como obter o certificado de qualidade para sua oficina, preparamos o artigo de hoje. Aqui você vai aprender o que é essa certificação, quais os tipos que existem e como consegui-las. Quer ficar por dentro do assunto? Então, acompanhe o nosso post!

O que é o certificado de qualidade para oficina mecânica?

Quando você participa de uma palestra é comum receber um certificado, não é verdade? Esse documento atesta que você adquiriu o conhecimento necessário sobre aquele assunto. E é exatamente isso que o certificado de qualidade representa. Essas certificações comprovam que a sua empresa possui critérios técnicos e de segurança de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições que regulamentam a profissão.

Quais os tipos de certificações que existem?

Qualificação de Mecânico de Manutenção

A capacitação e a padronização da atuação dos profissionais mecânicos são feitas por meio da norma técnica nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essa norma também é chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção e foi criada em 2007 por uma iniciativa do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e de várias outras entidades do ramo automotivo. Essa certificação baseia-se nas normas da ABNT NBR 15681:2009, que padroniza a capacitação de profissionais da reparação.

ISO 9001

A ISO 9001 garante a qualidade de gestão da sua oficina mecânica ou do seu auto center. Para que você tenha direito a certificação, sua oficina deve atender a uma série de normas que dizem respeito à saúde ocupacional, segurança, administração, meio ambiente, etc. Em alguns casos, serão necessários ajustes para adequar o funcionamento da empresa ao que determina a certificação ISSO 9001. Por isso, é preciso definir um plano de implementação, que pode, incluir o auxílio de uma consultoria para ajudá-lo a diagnosticar e a desenvolver as melhores práticas para sua oficina.

Qualificações específicas

Também existem algumas qualificações específicas que representam um grande diferencial para sua oficina mecânica. É possível você encontrar vários cursos para as mais variadas áreas da reparação automotiva, como módulos diesel, alarmes, imobilizadores, funilaria, transmissão, sistema elétrico e hidráulico, diagnóstico de motores, entre outros.

Apesar desses cursos não serem obrigatórios, contar com qualquer uma dessas certificações, fará com que sua oficina se destaque da concorrência, uma vez que isso também serve como garantia aos clientes de que o serviço prestado será de qualidade. Com esses cursos, você fideliza os clientes!

O que fazer para ter um certificado?

Para você ter um certificado de qualidade, é necessário que sua oficina mecânica atinja, no mínimo, 50% dos 140 itens diferentes da lista de requisitos do IQA. De maneira geral, esses itens são observados levando em conta algumas questões, como:

  • Organização – Serão avaliadas direção, sistemas de gestão, documentações, funcionários, se a empresa segue sua missão, se respeita sua visão e seus valores, entre outros quesitos relacionados;
  • Gestão financeira – Será analisado se há inadimplências, se os impostos estão pagos, quais os meios de pagamentos oferecidos aos clientes, como é feita a segurança de dados, entre outros fatores;
  • Instalações – Será feita a avaliação da infraestrutura, a segurança do trabalho e a organização espacial;
  • Equipamentos – Todos os equipamentos, como os elevadores automotivos e ferramentas do local serão avaliados para que seja verificado o seu estado de conservação e manutenção;
  • Gestão de relacionamento com o cliente – A comunicação da empresa com o cliente também será avaliada, assim como se existe um canal de atendimento ou se há alguém responsável por gerir as reclamações indiretas e expostas no Reclame Aqui, por exemplo;
  • Responsabilidade ambiental – Será avaliado se a empresa atende as necessidades básicas de respeito ao ecossistema, como o descarte correto de lixo e óleos poluidores.

Agora que você já sabe como obter o certificado de qualidade para sua oficina mecânica, será mais fácil atender aos requisitos, não é mesmo? Portanto, coloque nossas dicas em prática e tenha uma oficina diferente da concorrência!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários!