Escolha uma Página

A preocupação com sustentabilidade é uma realidade do mercado e oficinas mecânicas que não se preocuparem com isso podem enfrentar grandes dificuldades de adaptação nos próximos anos.

Mas será que você entende exatamente o que é sustentabilidade e, principalmente, quais os maiores benefícios em se ter uma oficina mecânica sustentável?

Entendendo a sustentabilidade em oficinas mecânicas

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a sustentabilidade não é somente uma questão ambiental ou uma preocupação exclusiva de grandes empresas.

A sustentabilidade em empresas pode ser definida como a capacidade de gerar lucros sem prejudicar o meio ambiente ou a qualidade de vida de seus funcionários. Dessa forma, é possível não apenas “sobreviver”, mas também investir em crescimento e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Em oficinas mecânicas, a sustentabilidade ainda pode trazer benefícios como:

  • Mais economia;

  • Otimização de tempo e recursos;

  • Maior produtividade dos funcionários;

  • Diferencial no mercado;

  • Serviços com maior valor agregado;

  • Funcionamento legal e prevenção de multas.

Mas afinal, como tornar sua oficina mais sustentável?

Com o objetivo de agregar valor à sua oficina mecânica e ajudá-la a crescer no mercado, a Engecass separou para você quais são as melhores práticas para tornar a sua oficina mais sustentável.

São quatro atitudes simples que podem ser colocadas em prática a qualquer momento, porém extremamente eficientes quando se trata de otimizar recursos, agregar valor aos seus serviços, promover uma melhor qualidade de vida para seus funcionários e, principalmente, aumentar os lucros de sua oficina mecânica.

1. Separe os resíduos antes de descartá-los

A geração de resíduos é uma das maiores preocupações ambientais da atualidade. Diariamente em oficinas mecânicas de todo o país são consumidos uma série de produtos que precisam de destinação adequada – isto é, que não agrida o meio ambiente e gere poluição do próprio local de trabalho.

Utilize containers específicos e treine seus funcionários para descartar os resíduos sólidos (papel, plástico, metal e orgânico) sempre nos locais indicados e, quando o volume for considerável, venda estes materiais para algum serviço de reciclagem.

O óleo velho retirado dos veículos pode ser armazenado em tambores de 200 litros, para no futuro também ser vendido à alguma empresa credenciada na ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Além de ajudar o meio ambiente e ser reconhecida como uma oficina mecânica sustentável, você ainda gera uma receita extra no final do mês.

2. Ofereça medidas de segurança

Medidas de segurança nem sempre eliminam completamente o risco de acidentes (ambientais ou com os próprios funcionários) em uma oficina mecânica, mas definitivamente oferecem uma boa maneira de tratá-los caso aconteçam.

No momento de um vazamento de óleo ou acidente de trabalho, por exemplo, o tempo é precioso e contar medidas de segurança como contenções ou materiais de primeiros socorros podem fazer uma diferença significativa.

3. Use o Marketing a seu favor

Além de todos os benefícios financeiros e operacionais citados até aqui, o fato de a sua oficina ser sustentável e se preocupar com o meio ambiente e qualidade de vida dos funcionários pode – e deve – ser utilizado em campanhas de marketing.

Basta ler os relatórios de mercado ou conversar com consumidores mais jovens para perceber que a sustentabilidade é uma preocupação real dos consumidores atuais e, quanto maior for a responsabilidade da sua oficina mecânica em relação à ela, maior sua visibilidade e respeito no mercado.

4. Invista em equipamentos inteligentes

É impossível falar em otimização de recursos de oficinas mecânicas sem falar de equipamentos. Afinal, eles são essenciais para praticamente todos os serviços oferecidos e, quando usados de forma inteligente, facilitam e muito todas as boas práticas citadas neste artigo.

A Desmontadora mão amiga, por exemplo, é um equipamento que torna a desmontagem e montagem de rodas um processo muito mais eficiente dentro de sua oficina mecânica, aumentando não somente a segurança do funcionário mas também sua qualidade de trabalho.

Existem também os elevadores hidráulicos que dispensam a lubrificação, o que reduz o uso de graxa ou óleo lubrificante dentro da oficina mecânica e consequentemente reduzem a geração de resíduos poluentes.

Quer conhecer outros equipamentos que podem tornar a sua oficina mais sustentável? Visite nossa página de produtos ou entre em contato direto com um de nossos atendentes.

Estamos aqui para te ajudar.