Escolha uma Página

Os carros de hoje são mais modernos, mas independente da tecnologia implantada todos ainda precisam de manutenções regulares. Você bem sabe que se preocupar com a manutenção preventiva do carro é a chave para prevenir avarias ou acidentes. O problema é: como fazer seu cliente entender isso?

As inspeções nos freios, verificações de nível dos fluidos, trocas de óleo, as verificações de calibragem dos pneus, as verificações de correia e a inspeção de luzes são só alguns dos serviços que devem ser realizados regularmente.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas de como explicar ao seu cliente a importância da manutenção preventiva do carro! Continue lendo:

Por que a manutenção preventiva do carro é importante?

Não há nada mais frustrante do que encontrar problemas no carro ou ter o carro quebrado em alguma área remota. Esses tipos de incidentes podem ser evitados se o veículo do seu cliente for inspecionado regularmente.

Quando ele compra um carro novo ou usado, este foi um investimento caro que exige um cronograma de manutenção para proteger o bem e evitar reparos e avarias caras. A manutenção preventiva do carro não é apenas essencial para obter o melhor desempenho dele, mas também é muito importante para aumentar sua vida útil.

As pessoas em orçamentos apertados muitas vezes negligenciam que seus carros obtenham uma verificação de manutenção de rotina. No entanto, veículos mal mantidos podem causar milhares de colisões e acidentes a cada ano.

De acordo com um estudo realizado pelo Detran do Paraná, não fazer a manutenção preventiva do carro aumenta em três vezes o risco de acidentes. Esse número sugere que os consumidores precisam ser lembrados da importância da manutenção regular do veículo.

Para manter o carro funcionando com o máximo de eficiência e prolongar a vida dele, existem várias medidas de manutenção que você deve realizar rotineiramente. Portanto, seu cliente deve ser instruído a consultar o manual do fabricante e levar o veículo até sua oficina nos intervalos sugeridos, para que ele faça os seguintes serviços:

Troca de óleo e filtro

Ter o óleo e o filtro trocados é um dos requisitos de manutenção mais comuns para o desempenho do veículo. Uma mudança de óleo regularmente agendada é possivelmente um dos trabalhos de manutenção de maior importância porque é inestimável para a vida do motor.

Enquanto a lubrificação do motor com óleo é muito importante para reduzir o desgaste e a fricção, ele leva calor longe de outras áreas críticas e ajuda a deixar as peças do motor funcionando mais frias.

Uma troca de óleo regular também ajuda a combater a ferrugem e corrosão e reduz o ruído do motor. Quando combinado com o filtro de óleo, ele também remove impurezas e contaminantes.

Verificação dos pneus

Todo o peso do carro está sendo transportado pelos pneus, que possuem assim um papel vital em seu desempenho geral. Ao fazer verificações regulares de pneus, será possível encontrar problemas antes que eles causem acidentes graves.

Os pneus carecas são um dos piores exemplos. Eles fazem com que os pneus percam aderência e possam “deslizar” sobre o asfalto. Os pneus super-inflados são igualmente um problema, deixando-os rígidos. Isso leva a, não apenas uma direção mais difícil, mas um desgaste de pneu desigual. Ao manter a pressão de ar ideal, o carro fica mais seguro, o desempenho da condução é melhorado, além da vida dos pneus e do custo reduzido de combustível.

Freios

A importância dos freios para garantir a segurança não pode ser subestimada, pois eles são o componente mais crítico do carro. Os automóveis de hoje têm muitas características melhoradas em relação aos freios, mas eles ainda devem ser submetidos a controles de manutenção regulares para evitar falhas e reparos mais onerosos.

A manutenção do serviço de freios deve ocorrer pelo menos uma vez por ano para verificar a condição do sistema hidráulico. Em caso de problemas operacionais, um mecânico deve ser procurado o mais rápido possível.

Outros tipos de manutenção preventiva do carro

Aqui estão alguns outros serviços de manutenção preventiva do carro que exigem atenção para um veículo com bom desempenho:

  • Verificar o nível de água e manter o reservatório cheio até o nível correto para evitar o aquecimento no motor;
  • Verificar o limpador do pára-brisas e substitui-lo quando necessário;
  • Verificar a sua bateria;
  • Verificar as mangueiras e correias regularmente quanto a fissuras ou vazamentos;
  • Verificar e substituir velas antigas.

Para manter um veículo seguro e reduzir as chances de reparos onerosos é importante que a manutenção preventiva do carro seja feita regularmente. Lembre seu cliente de que é importante que o automóvel seja inspecionado por uma mecânica especializada.

E para melhorar ainda mais os serviços na sua oficina ou no seu auto center, entre em contato conosco e conheça os equipamentos da Engecass!