Escolha uma Página

Elevadores automotivos são equipamentos extremamente comuns em oficinas mecânicas e auto centers de todo o Brasil, uma vez que eles otimizam os espaços, melhoram o fluxo de pessoas e aumentam a produtividade dos funcionários.

Mas você já ouviu falar do elevador pantográfico? Sabe quais são suas vantagens e para qual tipo de oficina ele é recomendado?

Se não, este artigo é para você.

O que é um elevador pantográfico?

Um elevador pantográfico possui a mesma função que todos os outros modelos de elevadores automotivos do mercado: elevar o veículo à uma altura segura para realização de serviços na sua parte inferior.

Contudo, por utilizar uma coluna de elevação semelhante à um pantógrafo, o elevador pantográfico é um equipamento mais robusto do que os elevadores convencionais, além de proporcionar um enorme ganho de espaço por ser um equipamento super compacto. Possui também uma maior segurança na operação e aumento na produtividade.

Além disso, ele pode ser instalado acima do piso – como os elevadores automotivos convencionais – ou montado abaixo do nível do piso, de forma que fique “encaixado” e assim facilite o posicionamento dos veículos na oficina mecânica.

Podemos citar, ainda, como outras vantagens do elevador pantográfico para oficinas mecânicas e auto centers:

> Dispensa a necessidade de energia elétrica para descer o veículo;

> Ganho de espaço, segurança e aumento na produtividade;

> Maior facilidade para manobras de veículos quando os elevadores forem instalados embutidos no piso;

> Equipamento super compacto;

> Maior proteção dos funcionários (e do próprio veículo) devido às travas pneumáticas, calhas de proteção para mangueiras e borracha para suporte do carro;

> Baixa altura da plataforma – ideal para veículos rebaixados;

> Pintura eletrostática a pó.

Além dessas vantagens, vale ressaltar que o elevador pantográfico comercializado pela Engecass é autorizado pelas principais montadoras de veículos e possui um ano de garantia, com reposição de peças e assistência técnica especializada.

Como ganhar espaço na oficina mecânica com o elevador pantográfico?

Por se tratar de um equipamento leve e extremamente flexível, o elevador pantográfico pode ser facilmente posicionado acima ou abaixo do nível do chão e, principalmente, de acordo com as necessidades de cada oficina mecânica.

Mas a sua grande vantagem em relação ao ganho de espaço, é que no lugar de 02 elevadores tradicionais de coluna, é possível instalar 03 elevadores pantográficos, mantendo o espaço necessário para a abertura das portas dos veículos, aumentando a produtividade da sua oficina ou auto center gerando mais lucro com o mesmo espaço.

Para otimizar ao máximo o aproveitamento dos espaços, o recomendado é posicionar o elevador pantográfico pelo menos à 1 metro de distância dos outros equipamentos, que é a distância necessária para abrir as portas dos veículos caso seja necessário.

O alinhamento dos elevadores pantográficos vai depender muito da estrutura da própria oficina mecânica. Porém, como a largura de suas colunas são inferiores à largura dos veículos que serão elevados, o equipamento não ocupa nenhum espaço além daquele necessário para o próprio veículo.

Elevador Pantográfico SL-3000 da Engecass

O elevador pantográfico fabricado e distribuído pela Engecass é construído seguindo os padrões internacionais de qualidade e por isso é reconhecido pelas principais montadoras de veículos do mundo, inclusive recebendo destaque em programas renomados da televisão brasileira, como o Lata Velha do Caldeirão do Huck.

Veja algumas de suas especificações técnicas:

Capacidade de carga

3.000 Kg

Motor elétrico

2,2 kw monofásico

Sistema de elevação

4 cilindros hidráulicos

Altura de elevação

1.850 mm

Comprimento

1.450 mm

Largura entre Plataformas

800 mm

Tempo de elevação

50 segundos

Pressão do óleo

220 kgf/cm²

Trava de Segurança

Automático

Para saber mais sobre o Elevador Pantográfico SL-3000 ou tirar dúvidas referentes à Garantia e Assistência Técnica oferecida pela Engecass, entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos consultores.

Quer mais dicas sobre como otimizar o espaço de sua oficina mecânica?

No Blog da Engecass estamos constantemente publicando dicas e informações importantes ao mercado de oficinas mecânicas e Auto Centers. Portanto, se você quiser conferir outras dicas sobre otimização de espaços, recomendamos os seguintes texto:

Boa leitura!