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Qual a diferença entre alinhador de rodas comum e alinhador digital 3d?

Um dos procedimentos mais procurados pelos clientes no auto center é o alinhamento das rodas do automóvel. Mas você sabia que existem algumas diferenças entre o alinhador de rodas comum e o alinhador digital 3d? No artigo de hoje você vai aprender quais os sistemas de alinhamento que existem e quais as diferenças entre eles.

Se você ficou interessado no assunto, leia nosso post até o fim e fique bem informado! Lembre-se que com as informações certas você poderá indicar o melhor procedimento aos seus clientes e fazer com que eles sintam cada vez mais confiança em sua empresa e em seus serviços. Então, vamos lá!

Quais os tipos de alinhamento que existem?

Há vários tipos de alinhamento indicados para os automóveis. Porém, os mais conhecidos são o alinhamento manual (ou óptico), alinhamento eletrônico computadorizado (ou a lazer) e o procedimento mais simples e rápido que é feito com o alinhador 3d. Esse último é um dos mais procurados nas oficinas mecânicas e nos auto centers e também o mais indicado pelos mecânicos.

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o alinhador digital 3d?

 

1. Alinhador manual

O alinhador manual é considerado o mais antiquado. Ele é feito por canhões de luz que são presos a roda do automóvel. Esses projetam um feixe luminoso no painel a frente do veículo e mostra o quanto as rodas estão desalinhadas.

2. Alinhador a laser

No alinhamento a laser, os canhões de luz são trocados por projetores a laser, o que torna o processo mais rápido e preciso. O equipamento que faz esse tipo de alinhamento possui um painel escalonado com uma chapa de aço, 2 ou 4 garras rápidas construídas em alumínio, duas escadas para centragem de volante, uma trava de volante, uma trava de freio, dois pratos dianteiros, que são exclusivamente fornecidos para uso em vala e duas bandejas traseiras.

O equipamento também possui um jogo de cavalete para fixação do painel, que é exclusivo para o uso em rampa de alinhamento.

3. Alinhador digital 3d

O alinhador digital 3d é bem diferente dos outros dois processos. Esse tipo de alinhador tem um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.

Como já dissemos, essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz a perda de calibração dos equipamentos, já que os refletores nas rodas não precisam de calibração e os sensores estão fixos. No alinhamento digital 3d, o técnico só precisa comparar o resultado obtido pelo programa, que traz instaladas as medidas de vários modelos de carro e mostra a correção que deverá ser feita.

Qual é o equipamento utilizado como alinhador 3d?

O alinhador digital 3d é um equipamento de alta tecnologia que é utilizado para alinhamento de rodas de automóveis e camionetes. Ele realiza medições de camber, KPI, convergência, centralização de volante e set-back. O alinhador 3d possibilita uma leitura precisa através de imagens de alta definição.

O equipamento pode ser utilizado em valas ou rampa de alinhamento. Ele também dispensa os cabos de comunicação, carregadores de baterias, wireless ou bluetooth. Uma das vantagens do equipamento é que possui um software com dados de veículos nacionais e importados. Também é importante frisar que ele possui maior rapidez na realização do alinhamento, tem 4 placas com garras, computador e impressora de última geração, pratos dianteiros, trava de volante e trava de freios inclusas.

Viu como há diferenças entre o alinhador comum e o alinhador digital 3d? Agora que você já sabe, poderá escolher o melhor equipamento para ajudar na execução dos serviços do seu auto center, não é verdade?

Nosso conteúdo foi útil? Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Engecass Elevadores Automotivos os equipamentos indispensáveis para o alinhamento e balanceamento dos veículos!