Diferenças entre oficinas e autocenters

Diferenças entre Oficinas e Autocenters

Muitas pessoas não sabem, mas existem algumas diferenças entre oficinas e autocenters. E essas características podem ser identificadas em vários estabelecimentos que oferecem serviços de boa qualidade e condições de pagamento.

No entanto, para que você entenda as diferenças entre oficinas e autocenters, preparamos o post de hoje. Aqui você vai saber que enquanto um lugar pode ou não oferecer vários tipos de serviço, o outro pode se dividir em oficina mecânica, multimarca e especializada.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, acompanhe atentamente o nosso post e entenda as diferenças!

Oficina Mecânica

Quem possui um automóvel, conhece bem as oficinas mecânicas. Afinal, pelo menos uma vez a cada seis meses é importante fazer uma revisão completa no veículo. É na oficina mecânica que são feitos os ajustes, as manutenções, as trocas de peças físicas do carro, o óleo, os filtros e a regulagem do freio.

A oficina mecânica é a grande responsável por deixar tudo em dia para que o cliente fique livre dos acidentes de trânsito e de problemas. Entretanto, para que o cliente não caia em “armadilhas”, o ideal é procurar uma oficina que tenha credibilidade e com profissionais de confiança.

Oficina Multimarca

Considerado um modelo novo de oficina, ele ainda não possui uma definição padrão. Portanto,  a oficina multimarca pode ser explicada como uma oficina que oferece serviços de revisão e manutenção para veículos de várias marcas. Ela pode substituir as concessionárias que, por serem autorizadas, cobram um valor elevado em relação as oficinas tradicionais.

Por possuir especialização para trabalhar com diversos fabricantes de veículos, essa oficina oferece serviços especializados de acordo com o acesso as peças originais e a marca do automóvel. Situação, que muitas vezes o cliente não encontra em oficinas tradicionais.

Oficina Especializada

As oficinas especializadas são as que trabalham com determinadas marcas de veículos. Geralmente, nesses tipos de oficinas, os profissionais qualificados nas marcas atendidas oferecem serviços de alta qualidade para os clientes.

Isso é um grande diferencial se for comparado com as outras oficinas, uma vez que você mostrará ao cliente que seu conhecimento sobre aquela marca é superior em relação às outras oficinas.

Isso ajuda na resolução do problema, no reconhecimento e na agilidade do processo. Afinal de contas, se seu cliente sabe que o mecânico é especializado na marca do seu carro, também saberá que o profissional terá mais facilidade para solucionar a situação.

Entretanto, há um único problema: por ser especializada, os preços dos serviços podem ser mais elevados do que nas outras oficinas. Porém, quando o serviço é de qualidade, o cliente não precisará repeti-lo e isso é uma garantia nas oficinas especializadas.

Auto Center

Os serviços de check-up e manutenção são uns dos mais procurados. Isso deve-se a grande quantidade de veículos que circulam pelas ruas. Para atender essa demanda, existem os auto centers com seus equipamentos de primeira linha e ferramentas.

Sobre algumas das diferenças entre oficinas e autocenters, uma delas é que os profissionais que trabalham no auto center possuem conhecimento técnico e habilidades práticas capazes de compreender qual a solução para o seu problema.

Um centro automotivo ou auto center também pode ou não, oferecer um atendimento mais completo em relação as oficinas mecânicas, com soluções elétricas, de borracharia e, claro, mecânicas. Nesses casos, o auto center deve ter profissionais qualificados para executarem essas funções.

Agora que você já sabe as diferenças entre oficinas e autocenters poderá escolher o melhor modelo para o seu negócio, não é verdade? Estude seu público-alvo, suas possibilidades e invista no tipo de empresa que terá mais a ver com seu público. Depois de escolher o modelo, não se esqueça de investir em equipamentos para oferecer serviços de qualidade aos seus clientes.

Tem mais alguma dúvida sobre as diferenças entre oficinas e autocenters? Escreva para gente nos comentários! Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.