Escolha uma Página

Como elevadores automotivos são equipamentos amplamente utilizados em oficinas mecânicas e auto centers, é comum profissionais e proprietários da área possuírem algumas dúvidas sobre seus funcionamentos, tipos disponíveis no mercado e alguns aspectos técnicos relacionados às peças de reposição e manutenção preventiva.

Pensando nisso, preparamos um texto exclusivo e completo com tudo o que você precisa saber sobre os elevadores hidráulicos, que apesar de serem amplamente usados em oficinas mecânicas e auto centers de todo o país, ainda são fontes de dúvida para muita gente que atua no segmento.

Portanto, neste artigo vamos explicar:

  • O que é um elevador hidráulico?
  • Como ele funciona?
  • Quais são suas principais vantagens?
  • Quais são os tipos de elevadores hidráulicos disponíveis?
  • Como escolher o melhor equipamento para a sua oficina?
  • Como lidar com peças de reposição e manutenção preventiva?

Confira as informações e, em caso de dúvidas, deixe o seu comentário no fim da página. Vamos adorar te responder!

O que é um elevador hidráulico?

O elevador hidráulico consiste num equipamento utilizado para elevar veículos de forma ágil e segura dentro de oficinas mecânicas e auto centers.

Essa elevação – que pode variar de acordo com o modelo do equipamento automotivo – permite que os colaboradores possam acessar de forma muito mais fácil a parte inferior do veículo e assim realizar os consertos necessários.

Como funciona um elevador hidráulico?

O elevador hidráulico foi inventado ainda no século XIX, pelo engenheiro Richard Dudgeon. Usando o Princípio de Pascal que, basicamente, indica que todo fluído submetido à uma pressão específica irá se expandir em todas as direções até que atinja o recipiente no qual o mesmo está armazenado.

Usando esse princípio o elevador hidráulico basicamente funciona acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico, onde esta unidade gera a força e expansão dos fluidos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos elevando a carga do elevador.

Vantagens do Elevador Hidráulico

Que a criação dos elevadores hidráulicos foi decisiva para os equipamentos automotivos da atualidade e que o funcionamento é no mínimo genial, ninguém pode negar.

Mas afinal, quais são as vantagens reais para oficinas mecânicas e auto centers que utilizam esse tipo de equipamento?

1. Maior potencia que o elevador eletromecânico

Como toda a potencia dos elevadores hidráulicos é gerada pela unidade hidráulica que movimenta os cilindros, ela pode ser multiplicada de forma muito mais rápida e econômica do que no método tradicional, que depende de uma boa fonte de energia elétrica para elevar os veículos.

2. Baixo custo de manutenção

Por trabalhar exclusivamente com fluidos, os elevadores hidráulicos possuem uma durabilidade muito superior aos elevadores eletromecânicos, que dependem de óleo ou graxa para funcionar de forma adequada. Além disso, o elevador hidráulico é auto-lubrificante, o que evita sujeiras dentro do ambiente de trabalho e ainda diminui drasticamente a frequência de pausas durante sua operação.

3. Maior segurança

Quando a carga máxima de um elevador hidráulico é atingida ou superada durante uma operação de elevação do veículo, os acionamentos simplesmente param de funcionar até que o elevador seja baixado.

4. Ótimo custo-benefício

E por último, é claro, não podemos deixar de citar que os elevadores hidráulicos são muito mais vantajosos em termos de investimento.

Isso porque, como já citamos anteriormente, eles diminuem muito a frequência das manutenções preventivas (aquela que o operador precisa pausar o equipamento para passar graxa), evitam sujeiras na oficina mecânica e ainda possuem uma vida útil muito mais longa que os elevadores convencionais.

Quais são os tipos de elevadores hidráulicos?

Quando se trata de qualidade, durabilidade e segurança, hoje em dia existem dois tipos principais de elevadores hidráulicos disponíveis no mercado brasileiro.

1. Elevador Hidráulico EH-4000

É um elevador hidráulico fabricado a partir das principais normas internacionais de segurança e reconhecido pela maioria das  montadoras de veículos do mundo.

Possui dois cilindros (um em casa coluna) e um conjunto de correntes de elos fortemente dimensionadas para garantir a elevação do veículo com toda a segurança possível. Além disso, este elevador hidráulico não necessita de motor para descer o veículo – crucial para economia de energia elétrica e operação em regiões de instabilidade energética.

Clique aqui para suas especificações técnicas.

2. Elevador Hidráulico EP-4000

É um equipamento bastante similar ao citado anteriormente em termos de segurança e estrutura, contudo este possui uma altura de elevação um pouco superior e ainda possibilita uma operação mais ágil na elevação e descida dos veículos.

Clique aqui para suas especificações técnicas.

Além desses dois tipos, os elevadores hidráulicos também podem variar de acordo com o número de colunas (duas ou quatro) e funcionalidade, como elevadores hidráulicos específicos para estacionamento, alinhamento e/ou motocicletas.

Por isso, o mais recomendado antes de escolher o elevador hidráulico para a sua oficina mecânica ou auto center é entrar em contato com uma empresa especializada na fabricação e distribuição deste tipo de equipamento.

Como escolher o melhor elevador hidráulico para seu Auto Center?

Por mais que a grande variedade de marcas e modelos cause confusão na hora de escolher um elevador hidráulico, existem alguns parâmetros básicos que, quando avaliados pelo comprador, podem fazer a diferença ao comprar o equipamento certo para a sua oficina mecânica. São eles:

Matéria-prima: A composição do elevador hidráulico influencia diretamente sua durabilidade. Por isso, dê preferência aos equipamentos fabricados com matéria prima de procedência, de fornecedores qualificados.

Altura de elevação: A altura de elevação dos elevadores hidráulicos pode variar entre 1,8 a 2,2 metros. Por isso, é importante tomar cuidado para não comprar um elevador automotivo baixo demais (que pode causar problemas de coluna em seus funcionários) ou mais alto que o pé-direito de sua oficina.

Peso: Assim como a altura de elevação, o peso máximo dos elevadores hidráulicos varia muito de acordo com o modelo e fabricante. Por isso, antes de comprar o equipamento, é importante avaliar se o peso máximo do equipamento será o suficiente para suportar o peso dos veículos recebidos em sua oficina.

Garantia: Nenhum equipamento automotivo está livre de falhas técnicas ou acidentes, e ter uma Garantia de qualidade (que preferencialmente inclua Assistência Técnica) pode fazer a diferença não apenas na qualidade do serviço oferecido pela oficina mecânica, mas também no custo-benefício do próprio equipamento.

Peças de reposição e manutenção preventiva

As peças de reposição e a manutenção preventiva são dois aspectos importantes na escolha de um elevador hidráulico mas que, infelizmente, ainda são bastante negligenciados por compradores inexperientes.

Isso porque, para assegurar o bom funcionamento e segurança do equipamento, as peças de reposição precisam ser sempre originais, de preferência fornecidas pelo próprio fabricante do elevador hidráulico.

Já a manutenção preventiva, pelos mesmos motivos das peças de reposição, deve ser realizada por profissionais especializados e dedicados.

Clique aqui para conhecer os elevadores hidráulicos da Engecass que, além de referências de qualidade, são acompanhados de uma Assistência Técnica diferenciada e garantia de um ano.