Escolha uma Página

Assim como qualquer outro equipamento, escolher o elevador automotivo ideal para a sua oficina mecânica não é uma das tarefas mais fáceis.

São dezenas de detalhes que englobam desde a escolha do fornecedor ideal até a capacidade de peso e outras especificações técnicas que podem variar bastante de acordo com o porte e objetivo de cada oficina mecânica.

Por exemplo, uma das dúvidas que mais recebemos aqui na Engecass (inclusive vindo de oficinas mecânicas com anos de experiência no mercado) é:

Qual é o melhor tipo de elevador automotivo: hidráulico ou eletromecânico?

A verdade é que não existe uma resposta “pronta” para esta pergunta. A escolha do melhor elevador automotivo para a sua oficina mecânica vai depender sempre de três fatores principais: objetivos, espaço e investimento disponível.

Mas, por se tratar de uma dúvida bastante comum e de fato complicada de ser respondida, separamos para nossos leitores quais são as principais vantagens dos elevadores hidráulicos, que são os elevadores automotivos mais comuns do mercado e, apesar de serem usados há muitos anos em todos os tipos de oficinas mecânicas, ainda são os mais vendidos atualmente.

1. Maior potência

Apesar dos elevadores hidráulicos terem um funcionamento relativamente simples – compostos basicamente por um motor elétrico, pistão e fluído, definitivamente eles são os mais eficientes quando se trata de força e potência.

Isso porque, ao contrário dos elétricos, os elevadores hidráulicos não dependem da potência de um motor para levantar o peso, e sim da pressão gerada pelo movimento dos pistões.

Em outras palavras, os movimentos dos pistões destes tipos de elevadores conseguem multiplicar, de forma muito mais eficiente, a força gerada pela fonte de energia.

Por serem hidráulicos (ou seja, movimentados por fluídos), os elevadores hidráulicos são mais lentos do que os elétricos. Porém, visto que não há necessidade de elevar os carros em grande velocidade dentro de oficinas mecânicas, esta desvantagem não é muito significativa.

2. Baixo custo de manutenção

Por ser um equipamento que opera à base de fluídos, o elevador automotivo hidráulico é considerado um equipamento auto-lubrificante, dispensando a necessidade de óleos que, além de elevar o custo de manutenção por causa da compra do produto, também otimiza o tempo dentro de sua oficina mecânica.

Além disso, este tipo de elevador automotivo é considerado de baixo custo de manutenção devido a sua longa durabilidade. Isso porque os sistemas hidráulicos trabalham com menos impactos entre as peças que, consequentemente, se desgastam menos ao longo dos anos.

3. Flexibilidade na operação e ajuste

Elevadores automotivos hidráulicos operam sob baixa inércia (quando comparados aos elevadores elétricos) e, por isso, são muito mais fáceis de serem operados.

Para entender melhor, baixa inércia significa que os movimentos entre as peças dos elevadores são muito mais curtos. Isso, além de facilitar a operação, torna a regulagem do equipamentos muito mais fácil e precisa pelo operador que, inclusive, não precisa ter conhecimentos avançados de elétrica para realizar pequenos ajustes.

4. Maior segurança

Quando a carga máxima de um elevador automotivo que funciona por um sistema hidráulico é excedida, os acionamentos simplesmente param onde estão.

Isso é importante porque, diferentemente dos elevadores elétricos, eles não dependem de um motor elétrico para manter-se elevado. Desta forma não há risco do motor elétrico parar de funcionar no meio de uma operação e o acionamento cair repentinamente, causando acidentes ou gerando danos  materiais para a oficina mecânica.

Outro fator que contribui para uma maior segurança dos elevadores mecânicos é a ausência de óleos inflamáveis que, além de aumentar o risco de explosão em caso de panes elétricas, também torna o controle de incêndios muito maior complicado dentro de uma oficina mecânica.

5. Excelente custo-benefício

Todas essas vantagens só fazem sentido, é claro, se o custo for compatível com a realidade da oficinas mecânicas.

Os custos de um elevador automotivo hidráulico variam muito de acordo com o fornecedor, planos de garantias e especificações técnicas. Por isso, o mais recomendado é entrar em contato com um fornecedor de confiança para saber se o custo-benefício de determinado equipamento é interessante para você ou não.

Mas, de forma geral, elevadores hidráulicos possuem um excelente custo-benefício para oficinas mecânicas, principalmente quando se leva em consideração os custos com eletricidade.

Quer conhecer os elevadores hidráulicos mais modernos do mercado?

A Engecass já trabalha há anos com elevadores hidráulicos dos mais variados modelos, além de contar com uma Assistência Técnica que pode te auxiliar não só na escolha do modelo ideal, mas também na instalação, operação e manutenção do equipamento dentro de sua oficina.

Clique aqui para conhecer os elevadores hidráulicos vendidos pela Engecass ou entre em contato direto com um de nossos atendentes.

Será um prazer te atender!