5-motivos-para-investir-em-equipamentos-de-segurança-para-sua-oficina

5 motivos para investir em equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança, também conhecidos como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são muito importantes no dia a dia de uma oficina mecânica. Isso porque, tanto você, quanto os colaboradores estão expostos a vários tipos de riscos como serviços de funilaria, pintura, manutenções elétricas, montagens e desmontagens de peças.

É importante lembrar que o Ministério do Trabalho deixa bem claro que através da NR 6 da Lei 3.214 de 1978, todas as empresas devem fornecer esses equipamentos sem custo nenhum para seus funcionários. Portanto, para que você saiba, de fato, a importância desses equipamentos, preparamos este post.

Aqui vamos mostrar 5 motivos para você investir em equipamentos de segurança. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe com muita atenção o nosso artigo!

1. Evitar acidentes

Sem dúvidas, esse é um dos principais motivos para você investir em equipamentos de segurança. É importante pensar no bem estar da sua equipe de trabalho, mesmo que alguns funcionários sejam um pouco mais esquecidos quanto ao uso do EPI. Lembre-se que é a sua responsabilidade orientá-los para não esquecer o equipamento.

Nas oficinas podem ocorrer muitos acidentes, mas alguns também podem ser evitados se seu colaborador fizer o uso do EPI. Por isso, cuide para que todos os equipamentos de segurança estejam disponíveis e em boas condições de uso, e evite maiores problemas! Além disso, dê o exemplo e não deixe de usar seu EPI. Também não se esqueça se caso tiver em algum lugar com risco de acidentes, oferecer o mesmo equipamento para seus clientes.

2. Zelar pela segurança

Investir em equipamentos de segurança não é jogar dinheiro no lixo. Pelo contrário, é mostrar que sua empresa se preocupa com o bem estar do colaborador. Custo é, por exemplo, as contas que você precisa pagar como energia, material de limpeza e até mesmo o papel que é utilizado para fazer suas anotações diárias.

Já os equipamentos de segurança são um investimento para que você possa evitar prejuízos à sua empresa ou equipe de trabalho. Por isso, não se esqueça que o EPI é um equipamento de proteção individual e por isso, cada um tem que ter o seu. Além disso, não oferecer os equipamentos de segurança para sua equipe pode trazer problemas com a fiscalização, que vai conferir se você está agindo dentro da lei.

Você também deve ter outra preocupação que é pedir aos seus colaborares para assinar um documento confirmando que recebeu o material e também propor um treinamento aos funcionários para que eles aprendam como cada item deve ser utilizado. Não se esqueça de pensar nessas duas questões, pois você não vai querer ter pessoas machucadas em sua equipe, ter problemas com ações trabalhistas, indenizações e multas, não é verdade?

3. Motivar a equipe de trabalho

Além de você tratar com respeito seu colaborador e pagar o salário em dia, você deve buscar outras alternativas para manter seus funcionários satisfeitos na sua empresa. Uma maneira de fazer isso é se preocupar com seus funcionários e investir em equipamentos de segurança. Por mais que alguns dos seus funcionários não gostem de usar o EPI, eles saberão que você está sendo um gestor responsável com seu auto center.

4. Mostrar uma boa imagem do auto center

Uma empresa séria, se preocupa com sua equipe de colaboradores. Portanto, você deve investir em equipamentos de segurança. Além disso, você precisa avaliar a imagem que seu negócio passa para os clientes. Pois, uma empresa bem cuidada se empenha em preservar a vida dos seus trabalhadores e facilita o seu trabalho no dia a dia.

Imagine seu cliente pensando que você nem se preocupa com a integridade física das pessoas em sua volta? Isso pegará mal para sua empresa no mercado automotivo, não é mesmo? Portanto, todos que entrarem à sua porta notarão este detalhe. Por mais que você não saiba diretamente a opinião dos outros, isso afetará a imagem do seu auto center.

5. Cumprir a lei com o uso dos equipamentos de segurança

Já falamos que o uso do EPI é lei. Por isso, investir nesses equipamentos é garantir que a legislação seja cumprida na sua oficina mecânica. Além disso, quando falamos em equipamentos de segurança para oficina, também falamos de outros materiais. Por isso, é importante você pensar em tudo que envolve a segurança dos seus funcionários e dos processos que você executa. Portanto, não se esqueça também de cuidar da manutenção das instalações da sua empresa.

Viu como é importante investir em equipamentos de segurança para sua oficina? Agora que você já sabe, que tal incentivar seus colaboradores para fazer o uso desses equipamentos? Pense nisso! E não se esqueça de anotar todo o material que entra e sai para ter o controle desses equipamentos!

Quer ter mais dicas para melhorar o dia a dia na sua empresa? Acesse o nosso blog e conheça equipamentos e elevadores automotivos para sua oficina!