Escolha uma Página

O diagnóstico automotivo é uma ferramenta essencial para oficinas mecânicas que desejam avaliar, de forma rápida e precisa, o funcionamento do sistema de injeção eletrônica de um veículo.

O funcionamento de um aparelho (também chamado de scanner) de diagnóstico automotivo é bem simples. Ele basicamente recebe e impulsiona, em tempo real, todos os dispositivos operacionais que compõem o sistema de injeção eletrônica do veículo.

Tudo isso a partir de um software específico, que estabelece uma conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível do veículo.

Por que o diagnóstico automotivo é importante?

Contar com um serviço de diagnóstico automotivo é importante porque permite ao profissional:

  • Verificar as condições atuais do sistema de injeção eletrônica;

  • Ter acesso ao histórico de falhas do sistema de injeção eletrônica;

  • Saber se os sensores do veículo estão funcionando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante do veículo;

  • Estabelecer um plano de correção mais eficiente e preciso.

Alguns tipos de scanners para diagnóstico automotivo podem, ainda, corrigir as falhas de leitura e “zerar” o sistema, possibilitando que o profissional estabeleça novas estratégias de injeção e avanço de ignição, ambas fundamentais para garantir o bom funcionamento da parte elétrica do veículo.

Todas essas informações e controles são exibidos no visor digital do aparelho de diagnóstico automotivo, onde o profissional que está operando os controles pode conduzir os testes de falha e os testes dos atuadores de acordo com a sua necessidade.

Como agregar valor aos seus serviços com o diagnóstico automotivo?

Com os avanços tecnológicos nas áreas de softwares e conexão wireless, atualmente existe uma grande variedade de aparelhos específicos para realizar o diagnóstico automotivo em carros, motos, vans, pick-ups, caminhões e até mesmo ônibus.

Contar com um serviço deste tipo pode não só aumentar a qualidade dos serviços que já são prestados pela sua oficina mecânica – o que é essencial para fidelizar clientes e tornar a sua oficina mais eficiente – mas também criar uma nova gama de serviços diferenciados e com alto valor agregado.

E isso tudo, é claro, só contribui para o crescimento da sua oficina mecânica em um mercado cada vez mais competitivo.

Quer ler mais artigos como este e ficar por dentro das novidades do mercado?

A Engecass já atua há mais de 20 anos no mercado automotivo brasileiro, desenvolvendo equipamentos e máquinas diferenciadas, com qualidade dentro dos padrões internacionais e assistência técnica que somente uma empresa nacional é capaz de fornecer aos seus clientes.

Continue acompanhando nosso blog para ver as novidades do mercado automotivo ou visite nossa página de produtos para conferir os equipamentos automotivos mais modernos do mercado que, assim como o diagnóstico automotivo, pode agregar valor aos seus serviços e ajudar sua oficina mecânica a se destacar no mercado.