Escolha uma Página

Um dos segmentos mais concorridos no ramo automotivo são as oficinas mecânicas. Em muitas cidades há bairros em que são avistados vários destes estabelecimentos. Entretanto, para ter sucesso nesse ramo é necessário ter uma oficina mecânica moderna.

Por isso, para ajudá-lo a modernizar sua oficina mecânica preparamos o post de hoje. Aqui você vai aprender que há várias maneiras de se fazer isso e, ao mesmo tempo lucrar com essas mudanças. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura do nosso post!

O que fazer para ter uma oficina mecânica moderna?

1. Invista em equipamentos e em ferramentas novas

A primeira coisa que você deve fazer para ter uma oficina mecânica moderna é investir em equipamentos e em tecnologia de ponta. Isso porque é impossível definir um estabelecimento como moderno quando os equipamentos e as ferramentas são ultrapassadas.

É necessário fazer um estudo para modernizar a oficina. Uma boa dica é começar pelos equipamentos mais precários. Troque-os devagar e depois comece a modernizar aqueles que só precisam de novas versões. Fazendo tudo com planejamento, você terá uma oficina moderna.

2. Ofereça variedade de serviços e produtos

As oficinas modernas prestam o maior número de soluções aos clientes em termos de serviços. O consumidor de hoje quer se sentir bem em qualquer lugar e precisa confiar para deixar um dos seus maiores bens: o carro.

A oficina mecânica moderna oferece vários tipos de serviços e dispõe de produtos que vão atender as necessidades dos consumidores. Enquanto o cliente aguarda pelo serviço, ele pode olhar uma vitrine de utilitários para o carro ou comprar outros produtos, por exemplo.

3. Automatize os processos de gestão

As anotações em agendas ou papéis ficaram para traz. Uma oficina mecânica moderna oferece serviços digitais e com organização. Dessa maneira, os clientes ficarão satisfeitos quando souberem que poderão agendar o serviço por meio de canais como Facebook e outros aplicativos.

Também é importante você ter um software para gerenciar o negócio. Ele possibilita uma gestão automatizada e garante que o líder da oficina tenha controle sobre os trabalhos executados durante o dia. Um software mantém a organização e evita diversas falhas.

4. Customize o atendimento

É importante customizar o atendimento para ter uma oficina mecânica moderna. Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois é, se o seu cliente tem um bom atendimento, ele terá uma imagem positiva da sua empresa e isso será bom para os seus negócios. Um atendimento diferenciado faz com que os clientes sejam fiéis. Afinal, todo mundo gosta de ser bem tratado, não é verdade?

5. Mantenha as instalações limpas e organizadas

As oficinas modernas são limpas e organizadas. Elas também se preocupam em demonstrar as melhores instalações. Por isso, demonstre aos seus clientes sua preocupação com o aspecto estético da empresa. Dessa forma, você vai conquistar tanto o público masculino quanto feminino. Afinal, mulheres também têm carros, não é mesmo?

Para sua oficina mecânica ser ainda mais agradável, separe uma parte e faça uma sala de espera, coloque wi-fi, tenha banheiros limpos tanto para homens quanto para mulheres e também um bom estacionamento.

Quais os equipamentos necessários para modernizar a oficina mecânica?

Elevadores Automotivos

Os elevadores automotivos, como o próprio nome diz eleva os veículos para facilitar o trabalho feito pelos mecânicos. Além disso, esses equipamentos auxiliam nos reparos realizados em carros rebaixados e veículos longos.

Com o elevador automotivo você tem mais praticidade para realizar serviços como reparos em freios, nas rodas e na suspensão do automóvel. É o equipamento ideal para quem deseja ter uma oficina mecânica moderna.

Rampas para alinhamento

As rampas para alinhamento servem para auxiliar no alinhamento das rodas do automóvel. Com o alinhamento eficaz você evita que seu cliente tenha danos como problemas na suspensão do veículo, desgaste nos pneus, desconforto ao dirigir e falhas na direção. O alinhamento eficaz propicia uma rodagem suave e confortável, melhora a dirigibilidade, a estabilidade em curvas retas e a segurança do carro.

Alinhadores de direção

Alinham a direção do veículo e também realizam medições de camber, caster, KPI, convergência, centralização de volante e set-back. Oferecem uma leitura rápida e precisa através das imagens de alta definição e pode ser utilizado em rampas ou valas de alinhamento.

Uma das maiores vantagens desse equipamento é que você executa o serviço com maior rapidez. Esse aparelho também vem com software com dados de veículos nacionais e importados.

Balanceadoras de rodas

A balanceadora de pneus computadorizada é um equipamento moderno com acionamento motorizado automático. Ele possui circuito eletrônico de frenagem e programa com 5 posições para aplicação do contrapeso da roda. É o equipamento ideal para você que quer oferecer ao seu cliente um serviço rápido e de qualidade de balanceamento das rodas do automóvel.

Desmontadora de pneus

Esse equipamento permite ao operador desmontar os pneus do automóvel tendo as duas mãos livres para rotacionar o pneu na máquina em conformidade com as normas internacionais de segurança. O equipamento possui um calibrador que permite calibrar os pneus na própria desmontadora. Ou seja, você executa dois serviços em um só, já que vai desmontar os pneus e depois ter que colocá-los no lugar.

Duplicadores de vaga

Os duplicadores de vaga são excelentes para você que deseja aumentar o espaço na sua oficina mecânica. Com eles é possível estacionar um carro em cima e outro embaixo. Com suas plataformas integrais você pode realizar uma melhor manobra para os veículos de saída e de entrada, ou seja é um equipamento que manterá sua oficina organizada.

Como adquirir esses equipamentos?

Para adquirir os equipamentos necessários para ter uma oficina mecânica moderna, você pode fazer pesquisas em lojas especializadas nesse tipo de equipamento. Procure por sites dessas lojas, analise o serviço oferecido e os equipamentos que elas dispõem. Invista em tecnologia e tenha mais clientes!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter mais informações como essa? Acesse nosso e-book sobre 60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica.