Como montar um planejamento para sua oficina mecânica

17 nov, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

O planejamento para sua oficina mecânica é muito importante. Ele ajuda a você se destacar no ramo automotivo. Sabemos que a concorrência nesse ramo é grande e por isso não há espaço para a gestão amadora. Mas quais são os objetivos do planejamento estratégico e como montar um para sua oficina?

No artigo de hoje você vai aprender tudo isso. Daremos dicas para melhorar a oficina, para que você seja um verdadeiro gestor do seu empreendimento.

Quer ficar por dentro do assunto e ter sucesso a frente da sua oficina mecânica? Então, acompanhe com atenção o nosso post!

Quais os objetivos do planejamento para sua oficina mecânica?

1. Conquistar a fidelidade do cliente

Toda empresa deseja ter clientes fiéis, não é mesmo? Portanto, um dos objetivos do planejamento para sua oficina mecânica é captar clientes. Pense um pouco: como você se sentiria se procurasse uma oficina e descobrisse que ela não é organizada? Com certeza, você passaria bem longe do estabelecimento, não é verdade?

Por isso que planejar estrategicamente é importante. Ter um negócio organizado atrai bons clientes que tornarão fiéis no futuro. Por isso, pense em um planejamento para sua oficina mecânica e construa um empreendimento que conquistará as pessoas!

2. Oferecer serviços de qualidade

Com o planejamento para sua oficina mecânica, você oferece serviços de qualidade. É que quando tudo é planejado, a oferta de bons serviços fica mais fácil, pois você tem uma equipe capacitada ao seu lado e equipamentos de qualidade que servirão para auxiliá-lo na hora de executar alguns trabalhos, principalmente os mais complexos.

3. Cumprir metas

Outro objetivo do planejamento para sua oficina mecânica é estabelecer metas. Quando você pensa com antecedência, você é capaz de estabelecer as metas e cumpri-las, pois traçará uma ação para alcançá-las.

Se você quer dobrar o faturamento da sua oficina mecânica, você precisa ter um planejamento estratégico e saber o que poderá ser feito para alcançar seus objetivos.

4. Traçar planos de ação

Quando você faz um planejamento para sua oficina mecânica, você traça um plano de ação para alcançar seus objetivos. Aqui também podemos falar nos planos de emergência. Já pensou o que fazer caso falte, de última hora, uma ferramenta para o seu trabalho?

E se de repente você precisar de um dinheiro para fazer uma reforma de emergência ou até mesmo contratar novos funcionários? Você precisa estar preparado para todo o tipo de problema e não conseguirá isso sem planejamento.

Como montar um planejamento? 

1. Faça uma análise

Para definir os passos da sua empresa, você deve fazer uma análise sobre o cenário externo e interno em que está inserido. Essa análise é conhecida como SWOT ou FOFA, que quer dizer: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Resumindo, você deve avaliar o ambiente interno e descobrir as forças e fraquezas do seu negócio.

2. Tenha objetivos

Você precisa ter metas e objetivos que estejam realmente dentro da realidade do seu negócio. Um erro muito comum de vários gestores, é não definir com clareza quais são essas metas. Em uma oficina mecânica, você precisa ter um sistema para monitorar todas as metas e os objetivos, ou seja, os resultados da sua empresa. Para isso, vale a pena investir em um software de gerenciamento para que seu negócio cresça de maneira sustentável.

3. Capacite sua equipe

É importante desenvolver um plano de ação para sua oficina mecânica. Por isso, você deve capacitar sua equipe de mecânicos e investir em equipamentos para implementar ainda mais esse serviço e também divulgá-lo. Assim, com o direcionamento certo do que fazer, você saberá qual caminho seguir.

4. Adquire equipamentos necessários

Ter os equipamentos necessários para fazer seus serviços também deve fazer parte do planejamento para sua oficina mecânica. Dessa maneira, a sua oficina mecânica estará preparada para atender todas as demandas, principalmente as dos clientes mais exigentes.

Viu como é fácil montar um planejamento para sua oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal colocar em prática algumas das nossas dicas?

Quer ler mais conteúdos como esse? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de outros assuntos relacionados à gestão!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *