profissionalização do seu mecânico

Invista na profissionalização do seu mecânico

Se você está profissionalizando seus mecânicos, então você sabe como o atual mercado é exigente, não é mesmo? Quem não se profissionaliza, fica desatualizado, já que atualmente os automóveis estão cada vez mais com a tecnologia avançada e por isso os profissionais devem se capacitar.

Mas você realmente sabe por que é tão importante profissionalizar seus mecânicos? No artigo de hoje, você vai aprender o que ganha com a capacitação da sua equipe, quando investir em profissionalização e como promovê-la.

Quer ficar por dentro do assunto, ter uma equipe preparada ou ser um mecânico bem sucedido? Então, leia com muita atenção o nosso post!

O que você ganha profissionalizando seus mecânicos?

Uma correta manutenção dos veículos é essencial para a segurança do motorista. Para isso, o mecânico examina o sistema e componentes do carro com o objetivo de encontrar irregularidades que possam ser corrigidas e prevenir possíveis acidentes.

Com a profissionalização do seu mecânico, você garante aos clientes um serviço seguro e de qualidade. Além disso, seu auto center ou oficina mecânica terão uma boa fama no bairro. Afinal, os próprios clientes farão a propaganda do seu negócio, e nada melhor que as pessoas guardarem boas lembranças da sua empresa e dizer que seus profissionais realmente estão por dentro da tecnologia dos automóveis, não é verdade?

Quando investir na profissionalização?

A resposta para essa pergunta é: sempre! Você não deve deixar nada para depois e sempre pensar na capacitação da sua equipe. Por isso, vale a pena fazer, pelo menos uma vez por mês, uma palestra ou um curso com alguém capacitado da área. Por que não convidar profissionais que entendem do assunto para um bate-papo com seus mecânicos?

Dessa forma, eles poderão tirar dúvidas sobre os principais temas que envolvem o mundo automotivo, não é verdade? E assim, eles poderão se manter sempre atualizados. Por isso, fique atento e invista na profissionalização dos seus mecânicos. Você só terá a ganhar com isso.

Como se profissionalizar?

Como já dissemos, profissionalizando seus mecânicos de várias maneiras, você possibilita que eles tirem as dúvidas que mais incomodam. Na Internet, por exemplo, você pode pesquisar inúmeros cursos para mecânico automotivo e muitos deles online. Entre os cursos existentes, destacam-se:

1. Curso de Mecânico do CETESC

Profissionalizando seus mecânicos com o curso de mecânico do “Cursos Profissionalizantes” (CETESC), sua equipe aprenderá a montar e a desmontar todo o sistema de freios do automóvel e a fazer várias trocas de peças. Seu colaborador também aprenderá a trabalhar a suspensão dianteira e traseira dos veículos, trocar buchas, pivô, amortecedores e rolamentos.

O curso oferece, ainda, soluções para problemas encontrados no motor, na direção, na parte de injeção eletrônica, na caixa de câmbio e nos sistemas elétricos. Com a capacitação, o profissional tira suas principais dúvidas em relação ao mundo automotivo. A inscrição para o curso é feita no próprio site do CETESC.

2. Curso de Mecânica do Instituto Universal

Esse é oferecido pelo Instituto Universal e não é gratuito. O curso tem carga horária de 360 horas e oferece certificado. Ele é à distância e tem aulas sobre suspensão, amortecedores, freios, ignição e embreagem. O mesmo Instituto também oferece curso sobre mecânica a diesel, onde os alunos aprendem tudo sobre injeção de combustível, manutenção dos injetores e reguladores de avanço.

3. Curso de Mecânica do Pronatec

Em algumas cidades pelo país existe o Programa Nacional de Acesso a Cursos, Empregos e Concursos (Pronatec), com cursos profissionalizantes gratuitos, inclusive o de mecânica. A capacitação oferece noções sobre as tecnologias ligadas aos processos mecânicos, fisioquímicos, eletroeletrônicos, entre outros.

Quem faz o curso, aprende a lidar com manutenção, instalação, operação, controle e otimização dos produtos ligados a esse setor. Para saber um pouco mais sobre o Pronatec, você pode buscar informações na prefeitura do seu município.

Viu como profissionalizando seus mecânicos será importante para sua oficina ou auto center? Agora  que você já sabe, pode incentivar a sua equipe a se capacitar, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários!