Melhorando-sua-empresa-com-o-Programa-de-Qualidade-5S

Melhorando sua empresa com o Programa de Qualidade 5S

Se você é proprietário de loja de automóveis ou auto center, se trabalha em oficina mecânica, deve conhecer o programa de qualidade 5S. Afinal, sabe-se que esse programa faz a produtividade aumentar e ao mesmo tempo ajuda no controle do estoque. O programa 5S também torna o ambiente de trabalho mais salubre e faz com que o atendimento aos clientes seja feito com mais qualidade.

Mas você sabe como melhorar sua empresa com o programa 5S? Neste post você vai aprender o que é o programa, como melhorar sua empresa com esse método e quais seus benefícios para a empresa automotiva. Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe com muita atenção o nosso post!

O que é o programa de qualidade 5S?

O programa de qualidade 5S é uma técnica que surgiu no Japão e se espalhou por todo o mundo. Ela é uma forma de manter a organização da oficina, uma ferramenta da qualidade que reúne como o próprio nome diz, cinco passos para reduzir o desperdício de espaço e recursos.

Quando o método é aplicado nas empresas, ele torna o ambiente mais seguro para se trabalhar e mais eficiente. O 5S organiza as oficinas, ajuda a manter os objetos e ferramentas no lugar e torna o local mais seguro e saudável para trabalhar.

Como melhorar sua empresa com o programa?

O programa é fácil de ser compreendido. São cinco sensos que devem ser executados nas empresas. Esses 5S são divididos em:

1. Senso de utilização

Este senso refere-se ao jeito que as pessoas utilizam os materiais de trabalho na empresa. Quando você utiliza equipamentos, como uma rampa para alinhamento, deve usá-la da maneira correta para garantir que o trabalho seja realizado com eficácia.

2. Senso de ordenação

O senso de ordenação é responsável por definir os locais onde serão guardados os materiais de uma empresa. Ele é bem diferente do senso de utilização, pois depois que uma ferramenta é utilizada, você precisa guardá-la em seu devido lugar e assim ajudar com a organização das ferramentas de trabalho.

Uma dica para praticar esse senso é definir os locais onde os materiais serão guardados na sua oficina mecânica. Além de agilizar o trabalho dos profissionais, isso evita a perda de tempo para localizar algum equipamento ou ferramenta.

3. Senso de limpeza

Quem é que não gosta de um ambiente limpo, não é mesmo? Outro senso é o de limpeza. A ideia dessa metodologia é deixar os ambientes sempre limpos e organizados e fazer com que essa prática seja de responsabilidade de todos. Tanto você quanto seus colaboradores devem ajudar a manter a limpeza do ambiente.

4. Senso de asseio

Se você não sabe, ter asseio significa trabalhar em um local que garanta a saúde dos trabalhadores, tanto física quanto mental. E como trabalha esse asseio? Você deve garantir uma estrutura física de qualidade e manter um clima de convivência em que as pessoas se sintam bem em trabalhar, baseado na ética e na moral.

5. Senso de autodisciplina

A autodisciplina precisa ser trabalhada com todos os colaboradores da oficina. Você e seus funcionários devem ter em mente que é preciso seguir todos os sensos citados e para isso é necessário ter o autocontrole. Os colaborares também precisam ser treinados para saber se estão cometendo algum erro ou engano e agir com proatividade em todas as situações.

Quais são os benefícios do programa?

Os principais objetivos do programa de qualidade 5S é a qualidade no reparo dos serviços e a vantagem competitiva da empresa. Por você poder desenvolver o programa em todas as áreas da sua empresa, desde a recepção, a oficina em si, a administração, o descarte e a área de lavagem das peças, você também diminui os gastos e otimiza o fluxo de trabalho.

O programa 5S é simples e ao mesmo tempo não necessita de muito investimento para implantá-lo. Pelo contrário, você só precisa de tempo para executar a metodologia. É um processo que traz muitos benefícios com um investimento praticamente zero.

Com o método, sua oficina também ganha uma vantagem competitiva que é a satisfação do cliente. O consumidor considera de boa qualidade o reparo realizado no automóvel e o tempo adequado para executar o serviço. No final das contas, a oficina vai entregar qualidade no tempo adequado para o cliente.

Viu como é possível melhorar sua empresa com o programa de qualidade 5S? Agora que você já sabe, que tal começar a implantar esse método em sua oficina mecânica, auto center ou loja de automóveis? Não perca tempo e comece agora mesmo!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter mais dicas como essa? Acesse o nosso próximo post e saiba como obter o certificado de qualidade para sua oficina mecânica!