Qual a importância de ter o alinhamento do seu veículo em dia?

O Alinhamento de Direção é um serviço simples e bastante comum em oficinas mecânicas, sendo fundamental para preservar a segurança do condutor e garantir a vida útil de vários componentes do veículo ao longo dos anos, como pneus, rodas e rolamentos.

Mas será que as pessoas realmente reconhecem a importância de se manter o alinhamento do veículo em dia?

Pensando na importância deste tipo de serviço e também na necessidade cada vez maior de levar informações aos novos condutores, a Engecass separou tudo o que você precisa saber sobre o alinhamento de direção.

Como ele é feito? Por que é importante? Quando saber a hora certa de levar o veículo para fazer o alinhamento de direção?

São essas e outras dúvidas que vamos responder a partir de agora.

O que é o Alinhamento de Direção?

O Alinhamento de Direção nada mais é do que a medição e ajuste dos ângulos de direção do veículo. Seu objetivo é deixar as rodas paralelas umas às outras e também ao solo, evitando que o carro se vire “sozinho” para direita ou para esquerda quando estiver em movimento.

Existem várias formas de se fazer um alinhamento de um veículo, sendo a mais moderna através do Alinhador de Direção Digital.

Independente do equipamento utilizado, um serviço de alinhamento de direção de qualidade deve avaliar e ajustar os três tipos de desalinhamento:

  • Divergência ou convergência: inclinação positiva ou negativa dos pneus em relação ao eixo horizontal do veículo.

  • Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus em relação ao eixo vertical do veículo.

  • Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão do veículo.

tipos de alinhamento de direção

Fonte: GrandPneus

É importante ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alinhamento de direção não é o mesmo serviço que o balanceamento dos pneus.

Enquanto o alinhamento visa resolver o problema de desregularem das direções das rodas, o balanceamento foca nos problemas de vibrações do veículo em alta velocidade.

Qual a importância de se manter o alinhamento do veículo sempre em dia?

Além de garantir a segurança do condutor – principalmente ao transitar em curvas – o alinhamento de direção também proporciona uma maior economia com combustível e troca de pneus, uma vez que um carro devidamente alinhado consegue conservar de forma muito mais eficiente o atrito entre o pneu e o solo.

Outra vantagem do alinhamento de direção que merece ser citada é a maior sensação de “leveza” que o condutor tem ao dirigir o veículo, que é consequência da menor resistência dos rolamentos quando as rodas estão devidamente alinhadas.

Como saber se está na hora de levar o veículo até uma oficina mecânica?

A maneira mais óbvia de saber se está na hora de realizar o alinhamento de direção em seu veículo é bem simples: se ao soltar o volante você perceber que o carro “puxa” para a direita ou para esquerda, é hora de levá-lo para uma oficina mecânica ou a um auto center.

Mas se você preferir ter um pouco mais de precaução, o alinhamento de direção também é recomendado nas seguintes situações:

  • Em toda manutenção preventiva e preditiva;

  • Caso perceba alguma alteração no veículo após impactos em pedras, guias, buracos etc;

  • Sempre que um componente da suspensão ou direção for substituído;

  • Quando desgastes desregulares começarem a surgir nos pneus;

  • Logo após a substituição dos pneus.

Na dúvida, sempre que sentir algo de “estranho” na direção do veículo, muito provavelmente o problema estará relacionado ao alinhamento de direção.

Quer saber mais?

O Blog da Engecass está constantemente publicando conteúdos relevantes e de qualidade para pessoas apaixonadas por veículos, sejam elas profissionais de oficinas mecânica ou apenas curiosos.

Para saber mais sobre os equipamentos de Alinhamento de Direção 3D, citados neste artigo, visite nossa página de produtos ou sinta-se à vontade para entrar em contato com a equipe Engecass.

Estamos aqui para te ajudar da melhor forma possível.