Riscos da falta de manutenção do seu veículo

Saiba quais os riscos da falta de manutenção do seu veículo

A manutenção do seu veículo é importante para preservar a vida útil do automóvel, e ao mesmo tempo evita sérios acidentes. Fazer a manutenção é verificar itens como freios, pneus, faróis e palhetas de parabrisa. Então, procure uma oficina mecânica de confiança para realizar os serviços do seu veículo.

No entanto, se você quer ficar bem informado sobre esse assunto e saber quais os riscos da falta de manutenção, leia o post com atenção, siga nossas orientações e ajude seus clientes!

Por que é importante fazer a manutenção do seu veículo?

Nenhum motorista gosta de ter surpresas desagradáveis com seu automóvel. Algumas delas podem até custar muito dinheiro, horas perdidas de trabalho e graves consequências.

Entretanto, ao fazer a manutenção do seu veículo, o cliente garante mais vida útil aos itens do carro e economia, pois se as peças estão em seu devido lugar e funcionando bem, o automóvel também está, não é verdade?

Qual é o momento certo para realizar a manutenção?

A manutenção preventiva é a primeira que deve ser feita. O momento certo para realizá-la é de acordo com o manual do veículo. Há fabricantes que recomendam uma revisão geral a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados.

Entretanto, você também deve levar em consideração o modo que o veículo é utilizado. É que alguns hábitos do motorista ou o uso do carro podem exigir que a manutenção seja feita em um intervalo menor de tempo. Portanto, você pode auxiliar o cliente observando o seguinte:

  • Verifique se o veículo roda menos de 8 quilômetros por dia;
  • Pergunte se o carro trafega por áreas com muita poeira;
  • Veja se o motor é mantido em marcha lenta por longos períodos

Também não se esqueça de indicar a manutenção do veículo antes que o cliente faça qualquer viagem. É bom fazer uma revisão geral para evitar surpresas no meio do caminho e, garantir a segurança e o conforto para o motorista e os passageiros.

Quais os riscos da falta de manutenção?

1. Acidentes

A falta de manutenção do veículo triplica os riscos de acidentes. De acordo com o Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção está relacionada a 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil. Portanto, o cuidado com o trânsito deve começar mesmo antes do condutor colocar seu carro nas ruas.

O Instituto ainda revelou, que 80% dos veículos em circulação no país tem algum tipo de problema como pneu careca, falta de setas, motores desregulados e lanterna quebrada.

2. Infração grave

A falta de manutenção do seu veículo e de sua conservação, constitui infração grave e o motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação. Isso porque um veículo mal conservado coloca em risco todos que estão no trânsito.

Fazer a manutenção correta, verificar freios, pneus, palhetas do parabrisa e outros itens é garantir a segurança de todos que utilizam a via pública.

3. Mais consumo de combustível

Quando você não faz a manutenção do seu veículo, não dá para observar quais peças estão mais desgastadas. Veículos que estão com motores desregulados ou outras peças, “bebem” mais gasolina ou etanol. Portanto, vale a pena você fazer a manutenção do seu automóvel e indicar o serviço ao cliente.

4. Falha dos freios

Outro detalhe importante para o funcionamento do automóvel é os freios. A falta de manutenção do seu veículo pode comprometer o funcionamento desse item que é tão importante para o motorista, os passageiros e as outras pessoas que trafegam pela via pública.

Quais equipamentos podem auxiliar na manutenção do veículo?

1. Elevador para troca de óleo

Esse é um dos equipamentos que pode auxiliar na hora de fazer a manutenção do veículo. O elevador para troca de óleo garante que se faça um serviço preciso e de acordo com que precisa.

2. Balanceadora de pneus

A balanceadora de pneus ajuda a fazer o balanceamento. O equipamento é importante para qualquer oficina mecânica ou auto center, pois oferece maior agilidade e segurança na execução das tarefas.

Agora que você já sabe a importância de fazer a manutenção do seu veículo, também estará sempre indicando o serviço para os seus clientes, não é verdade? E para que você ofereça esse serviço com qualidade, adquira equipamentos que poderão auxiliá-lo em seu trabalho.

Gostou do nosso post? Deixe sua opinião nos comentários!