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Um dos principais equipamentos automotivos é a rampa de alinhamento. Ela serve para auxiliar seus colaboradores a executarem os serviços de alinhamento nos automóveis. O equipamento foi desenvolvido por uma equipe qualificada, passando por teste de qualidade e precisão e possui uma estrutura com vigas “U” que proporciona segurança e rapidez na operação.

No entanto, você sabe como funciona esse equipamento? No artigo de hoje, vamos explicar a você que é proprietário de loja de automóveis, auto center e oficina mecânica, como é o funcionamento da rampa de alinhamento. Você também vai conhecer os modelos de rampas da Engecass, nossa empresa de equipamentos automotivos.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura!

Quais os componentes da rampa de alinhamento?

A rampa de alinhamento é composta por plataformas direita e esquerda. Ela também tem uma base direita e outra esquerda. O equipamento conta com um pé de charrete, rampa de acesso, pistão pneumático, banco, prato traseiro móvel, viga para travamento das plataformas, mangueiras para instalação, conexões, anéis elásticos  correspondentes aos pinos e eixos de montagem e parafusos para fixação do pé e charrete e travamento das plataformas.

Como é feita a instalação?

O equipamento deve ser instalado em uma superfície sólida, plana e nivelada. A construção da rampa de alinhamento assenta perfeitamente sobre o piso. No entanto, se você deseja que o equipamento tenha um funcionamento preciso e seguro, você deverá chumbá-lo no chão. Para montá-lo, você deve posicionar a plataforma direita da sua rampa sobre sua respectiva base, fixar as plataformas com os pinos correspondentes e colocar os anéis elásticos.

Para facilitar a montagem, a nossa dica é usar um cavalete como apoio. Observe, em seguida, que a base direita possui apenas um furo para a passagem de mangueira de ar. Faça o mesmo procedimento com a plataforma esquerda e trave ambas com a travessa, trave bem os quatro parafusos e verifique se as plataformas estão esquadrejadas e travadas. Para isso, observe se o espaço entre as extremidades são iguais.

Em seguida, posicione o cavalete nos olhais, prenda-o com um pino e os anéis elásticos. Coloque os pistões em suas posições, posicione os apoios de modo que fiquem alinhados com o cavalete (descanso), ajuste a altura da rampa e aperte  a contra-porca do apoio.

Como funciona?

O funcionamento da rampa de alinhamento é simples, rápido e prático para quem vai trabalhar com o equipamento. O operador deverá posicionar o veículo divido entre a plataforma de elevação, subir com o automóvel até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e acionar a válvula para a elevação da rampa.

Com isso, o cavalete se posicionará sozinho no apoio após a alavanca se destravar. Você deverá fechar o ar para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso. Para descê-la, basta acionar o pistão e elevar a rampa de alinhamento por alguns centímetros, puxar o descanso e fixá-lo com um cabo de aço, soltar todo o ar dos pistões até que se baixe por completo. É importante que ao subir na plataforma, você puxe o freio de mão do veículo, para que assim acidentes sejam evitados.

Quais os tipos de rampa?

Rampa para alinhamento RAE-4000 Plus

A capacidade de carga dessa rampa de alinhamento é de 4000 Kg a 500 kg. Ela vem com os seguintes opcionais: motor de acionamento monofásico e macaco pneumático para suspensão do veículo. O equipamento possui controle remoto que facilita, agiliza os serviços e permite que seja operado por apenas uma pessoa.

Com esse modelo da Engecass, você tem a possibilidade de executar o alinhamento nas rodas dianteiras e traseiras do automóvel com distâncias entre eixos de 1700 mm a 3500 mm. O prato dianteiro e a bandeja traseira do equipamento são móveis e a rampa se adapta a todos os tipos de alinhadores computadorizados: laser, ópticos e digital. O equipamento também é certificado pelo laboratório Metropar e tem garantia de 1 ano.

Rampa RTO 2600/4100

Esse segundo modelo possui plataformas em chapa de aço nervurada, com travessas de interligação e rampas de acesso basculante. Tem como vantagens uma bandeja funil para extração de óleo com dreno, batente de segurança para pneu na frente e atrás e o equipamento vem pré-furado para fácil adaptação em elevadores automotivos.

Rampa PIT STOP RP 2000

Ela possui acionamento pneumático por válvula pedal e capacidade de carga de 2000 kg. As vantagens deste equipamento é que ele é autorizado pelas principais montadoras de veículos automotores, também possui sistema de segurança por trava que impede a descida do veículo em caso de falta de pressão e alta resistência e durabilidade do seu sistema pneumático.

Viu quanta vantagem tem uma rampa de alinhamento? Agora que você conhece um pouco deste equipamento e suas vantagens que tal adquirir um para ajudá-los a executar com maior rapidez seus serviços?

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