10 dicas para uma oficina mecânica eficiente

14 set, 2018 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

Você que trabalha com oficina mecânica já sabe como é importante ter um negócio eficiente, não é mesmo? A concorrência é grande e os clientes estão cada vez mais exigentes. Portanto, para atender a demanda com qualidade, é necessário capacitar sua equipe, investir em equipamentos automotivos e ficar atento à gestão do seu negócio.

Entretanto, para ajudá-lo a ter uma oficina mecânica eficiente, preparamos este post. Nele, vamos apresentar 10 dicas incríveis para você aplicar em seu empreendimento. Ficou interessado em conhecê-las? Então, acompanhe a leitura!

1. Escolha bons fornecedores

Atualmente não faltam fornecedores para oficina mecânica. No entanto, não é sempre que a quantidade significa qualidade. O ideal é estabelecer um relacionamento de proximidade e confiança com eles, mantendo um bom contato em longo prazo. Além disso, é bom verificar a possibilidade de descontos e observar se o fornecedor escolhido consegue cumprir os prazos estabelecidos.

2. Aposte nas capacitações

Para que seus profissionais possam atender as demandas dos clientes, você deve capacitá-los. Isso também é importante para que eles possam utilizar as ferramentas de maneira mais apropriada. Veja se eles conhecem bem os produtos que são ofertados pela oficina e aposte em treinamentos.

3. Foque na gestão financeira

Para você poder focar na gestão financeira, divida o patrimônio empresarial e pessoal. Isso pode ser feito por meio da definição de um pró-labore para os sócios que exercem funções administrativas. Mas essa é só uma das etapas.

60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Engecass

O controle dos fluxos de caixa deve ser a atividade mais importante, pois com ele, você realiza um monitoramento mais dinâmico e, para isso, terá que contar também com a automação de um software.

4. Invista em equipamentos modernos e infraestrutura

Você já deve ter percebido que não há mais espaço no mercado para oficinas mecânicas amadoras, que operam na base do “achismo” e com pouco profissionalismo. A concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes. Esses mesmos clientes priorizam os serviços de qualidade e que ajudam a economizar tempo.

Por isso, investir em equipamentos modernos como alinhadores de direção 3D e balanceadoras computadorizadas é garantir uma infraestrutura preparada para atender este público.

5. Priorize a boa comunicação com seus clientes

Apesar da comunicação ser uma área ignorada pelas oficinas mecânicas mais “amadoras”, ela é essencial, pois evita erros operacionais, reclamações e consequentemente retrabalho dos funcionários. Quando o cliente chega à oficina mecânica, o ideal é que você tenha colaboradores que possam atendê-lo bem e que saibam identificar os problemas.

6. Agregue valor aos serviços

Alinhar as rodas do automóvel e trocar o óleo são serviços essenciais para qualquer oficina mecânica. Mas oferecer apenas serviços básicos como estes, já não é mais o suficiente para se destacar no mercado.

É preciso inovar através de serviços de alto valor agregado, como balanceamento computadorizado e alinhamento 3D. Tais serviços diferenciam sua oficina mecânica e ainda atrai clientes mais qualificados, preocupados mais com a qualidade do que com o preço.

7. Estabeleça metas e incentivos

Programas de incentivos e metas são duas práticas comuns em ramos como escritórios administrativos, fábricas e agências de publicidade. No entanto, não são práticas muito exploradas em oficinas mecânicas.

De forma geral, as metas ajudam a parte administrativa a ter um controle maior sobre o rendimento dos funcionários. Já os incentivos servem como uma motivação a mais para os funcionários e criam uma competição saudável onde saem ganhando de alguma forma.

8. Aplique o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é utilizado por empresas inovadoras que buscam, em poucas palavras, focar nas tarefas que mais trazem resultados para o negócio. Na prática, ele é aplicado identificando quais são as pequenas tarefas (20%) que mais produzem resultado (80%) para, em seguida, investir esforços e recursos naquilo que realmente importa.

9. Crie uma estratégia para pós-venda

A estratégia para o pós-venda é uma prática utilizada por empresas prestadoras de serviços, como agências de marketing e prestadores de seguros. Não há fórmula mágica que garante uma pós-venda que sempre funcione, até porque tudo depende da disposição de recursos (humanos e financeiros) de cada oficina mecânica.

Entretanto, uma boa ideia é recolher o contato dos clientes como e-mail ou telefone, e oferecer descontos especiais no futuro. Além de lembrar do serviço de qualidade da sua oficina, o cliente ainda ficará feliz em poder contar com um desconto.

10. Mantenha o ambiente sempre organizado

A oficina mecânica é caracterizada pela grande quantidade de equipamentos disponíveis para que os profissionais executem seus trabalhos. Mantê-la organizada é passar uma boa imagem ao cliente e, ao mesmo, tempo facilitar o trabalho da sua equipe.

Agora você já sabe como tornar sua oficina mecânica mais eficiente, não é verdade? Coloque essas 10 dicas em prática e tenha sucesso em seu empreendimento!

Quer saber como deixar sua oficina bem equipada? Acesse o próximo post e conheça 6 equipamentos indispensáveis para oficinas mecânicas modernas!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *