Para a maioria das oficinas mecânicas, o foco diário está em consertar carros, não em gerar planos e estratégias de marketing. Se você tem clientes felizes que dependem de seus serviços, você já estará lotado de trabalho e indicações. Afinal, oferecer um trabalho de qualidade a um preço justo é certamente uma receita de sucesso.
No entanto, a indústria de automóveis é notoriamente volátil. Quando a economia enfraquece, mesmo os clientes fiéis podem adiar as manutenções nos seus veículos. Por causa disto, é uma ideia inteligente para os donos de lojas de automóveis se prepararem desenvolvendo estratégias para agregar valor à vendas e garantir uma oficina sempre cheia.
Veja abaixo 4 ações práticas para agregar valor às vendas da sua oficina!
1. Venda carros de clientes com consentimento
Graças à internet, vender um veículo tornou-se muito mais fácil nos últimos anos. Os dias de colocar uma placa de “vende-se” na janela traseira de um carro usado e esperar o melhor acabaram. Para oficinas mecânicas, a venda de automóveis online pode acabar se tornando uma nova fonte de receita.
Muitos consumidores que estão comprando veículos usados preferem fazer a compra de um negócio respeitável, como uma oficina com uma boa reputação. Da mesma forma, os clientes com carros antigos podem se beneficiar da venda por meio de uma empresa com um nome reconhecido.
Quando um cliente decide contra não fazer um serviço em seu veículo, é uma boa ideia entender o que eles planejam fazer. Enquanto alguns podem ir a outra oficina em busca de um menor preço, outros podem estar considerando trocar seu carro por um mais novo. Ao dar-lhes uma proposta para vender o carro em seu nome, você pode potencialmente fazer uma porcentagem da venda, oferecendo um serviço adicional para um cliente fiel.
2. Inicie um plano de pacotes na sua oficina mecânica
A manutenção regular e os reparos ocasionais são despesas inevitáveis que precisam ser levadas em conta no custo total de ter um veículo. Um número crescente de oficinas mecânicas agora oferece pacotes para serviços e manutenção para seus clientes, que podem manter esses custos consistentes ao longo do ano.
Você pode criar um plano agendado que permite aos clientes pagar uma quantia fixa mensalmente para manter seu veículo funcionando sem problemas durante o ano. É como um plano de saúde para o carro. Para o cliente, essa é uma maneira conveniente de saber exatamente quanto vai gastar com a manutenção do seu veículo e não ter surpresas.
3. Ofereça promoções sazonais para agregar valor à vendas
Existe uma natureza cíclica para muitos reparos. Os clientes querem ajustes antes de fazer as viagens de verão e querem substituir as lâminas de limpador de para-brisa antes da estação chuvosa. Criar promoções regulares em torno desses reparos sazonais pode gerar novos clientes e mais vendas.
Ao executar promoções regulares, você estará treinando ao longo do tempo os clientes para buscar os descontos. Isso permite que você comece a planejar os aumentos regulares nas vendas com as quais você poderá contar.
4. Realize seminários e treinamentos para seus clientes
Você pode se surpreender com a quantidade dos seus clientes que não conhecem os seus carros. Muitos não sabem nem fazer as tarefas de manutenção mais simples, como verificar o nível de óleo do motor ou a pressão do ar em seus pneus.
Um serviço para agregar valor às vendas que você pode oferecer é realizar um seminário informativo onde você compartilha seus conhecimentos mecânicos.
Considere realizar uma sessão de uma hora onde você ensina habilidades específicas e também dá tempo para seus clientes fazerem perguntas. Agradeça-os por participar, oferecendo-lhes um cupom para um serviço futuro. Com essa divulgação, certamente eles pensarão em você na próxima vez que precisarem de um serviço.
Com muitas opções de marketing, promoções e parcerias para agregar valor às vendas, manter a renda consistente, mesmo em tempos de crise, é possível.
E você, implementou uma estratégia bem sucedida para gerar mais clientes e aumentar as vendas em sua oficina mecânica? Compartilhe com a comunidade da Engecass nos comentários abaixo.
0 comentários