Todas as pessoas que ficam constantemente rodando de carro pelas estradas ou cidades sabem da importância da manutenção do veículo. E isso inclui, por exemplo, troca de óleo e calibragem dos pneus. Mas, alinhamento e balanceamento nem sempre recebem a mesma atenção.
Por isso, é importante que as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias façam um acompanhamento permanente junto aos clientes, esclarecendo esta situação.
Isso porque, quando o cliente não faz a revisão dentro dos prazos corretos, acaba colocando a sua segurança e a de outras pessoas em risco.
Ao mesmo tempo, este monitoramento também gera mais serviços e, consequentemente, mais receitas para a oficina.
Identificar esta necessidade é relativamente simples. Se o volante puxa para esquerda ou direita, sinal de que precisa ser alinhado. Agora, se o volante vibra ou o carro faz barulho em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam ser balanceadas.
Neste artigo você vai tirar dúvidas e receber dicas de como orientar seus clientes. Veja nosso roteiro:
- O que é o alinhamento?
- O que é o balanceamento?
- 4 dúvidas mais frequentes sobre alinhamento e balanceamento
- Quando fazer alinhamento e balanceamento?
- Qual a diferença entre estes dois serviços?
- O que provoca estes desequilíbrios?
- Alinhamento e balanceamento economizam combustível?
- Conclusão
O que é o alinhamento?
De fato, um carro com a manutenção em dia traz economia para o bolso e aumenta a vida útil do veículo. Além disso, diminui a ocorrência de imprevistos.
Um dos procedimentos essenciais e regulares é o de geometria – ou o famoso alinhamento.
Ele serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si.
Isso é fundamental para que o motorista tenha controle do carro nas curvas, evitando acidentes, além de proporcionar uma direção mais tranquila.
Outro benefício é que o alinhamento evita o desgaste irregular dos pneus, dando a eles uma vida útil mais longa.
O que é o balanceamento?
É o processo de ajuste e redistribuição do peso sobre as rodas, permitindo que elas girem sem vibrações. Com esta regulagem, não acontece o desequilíbrio da massa do veículo sobre os pneus em movimento.
Ele é essencial para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo, para que o motorista tenha mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros.
Outro fator importante: carros desbalanceados fazem aparecer diversos barulhos pelo veículo, já que a vibração leva a atritos entre as peças.
Com o tempo, aumenta o desgaste das juntas dos acabamentos do painel e das portas, por exemplo.
4 dúvidas mais frequentes sobre alinhamento e balanceamento
1. Quando fazer alinhamento e balanceamento?
Não há uma regra única, mas recomendações. O mais adequado é fazer um acompanhamento a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem problemas. Neste caso, ofereça uma avaliação para saber se está tudo certo.
O alinhamento deve ser feito sempre que os pneus forem trocados, ou quando a direção puxar para direita ou esquerda, ou ainda se ocorrer um desgaste irregular dos pneus, ou seja, maior do que o indicado pelo fabricante.
O balanceamento deve ser realizado sempre que o volante apresentar vibrações. Podem ocorrer tremores nos bancos e no piso também. Da mesma forma, é necessário balancear sempre que houver troca por pneus novos.
2. Qual a diferença entre estes dois serviços?
O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas e o balanceamento, para que elas girem sem vibrações. Ou seja, ambos envolvem a dirigibilidade e a segurança do veículo.
Não é necessário fazer sempre os dois juntos, mas sim quando for necessário.
É importante observar ainda que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo.
3. O que provoca estes desequilíbrios?
Vários fatores podem prejudicar o funcionamento correto das rodas. Por exemplo, trafegar continuamente por ruas esburacadas ou ‘cair’ em um buraco maior.
Ou ainda: encostar a roda no meio-fio com força, além de choques mais graves, dos mais diversos.
Fazer o rodízio de pneus ou trocar peças da suspensão do carro também pode deixar as rodas desajustadas.
Em todos estes casos, o recomendado é realizar a manutenção, com alinhamento e balanceamento do veículo.
4. Alinhamento e balanceamento economizam combustível?
Sim. Como vimos, a falta de alinhamento e de balanceamento interfere nos pneus que, por sua vez, podem acabar aumentando o consumo de combustível.
Pneus são feitos para rodar em uma área de contato específica, estipulada pelos fabricantes, de acordo com o modelo e a carga recomendada.
Quando desregulados, os pneus demandam mais do motor, pois aumentam a força de arrasto. É como se o carro andasse travado.
Dessa maneira a sobrecarga faz com que o carro gaste mais combustível.
Conclusão
Alinhamento e balanceamento são procedimentos recorrentes indispensáveis e muito comuns nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.
Portanto, oferecer a máxima qualidade na prestação destes serviços é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização da clientela.
Para isso, os profissionais precisam contar com boa qualificação técnica e equipamentos confiáveis e atualizados tecnologicamente.
A Engecass possui uma linha completa de equipamentos nessa área, como elevadores e rampas automotivas, alinhadores de direção digitais, 3D e a laser, além de kits completos de cambagem.
Você também encontra balanceadoras de rodas computadorizadas, motorizadas e automáticas, assim como balanceadoras específicas para a linha pesada.
Outros equipamentos fazem parte desta linha de produtos, como as desmontadoras de rodas, também para carros leves e pesados.
Entre em contato com os especialistas da Engecass para saber mais a respeito destes equipamentos, indispensáveis para uma boa prestação de serviço de alinhamento e balanceamento.
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