4 dúvidas mais frequentes sobre alinhamento e balanceamento

28 jun, 2023 | Alinhamento e Balanceamento

Todas as pessoas que ficam constantemente rodando de carro pelas estradas ou cidades sabem da importância da manutenção do veículo. E isso inclui, por exemplo, troca de óleo e calibragem dos pneus. Mas, alinhamento e balanceamento nem sempre recebem a mesma atenção. 

Por isso, é importante que as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias façam um acompanhamento permanente junto aos clientes, esclarecendo esta situação. 

Isso porque, quando o cliente não faz a revisão dentro dos prazos corretos, acaba colocando a sua segurança e a de outras pessoas em risco. 

Ao mesmo tempo, este monitoramento também gera mais serviços e, consequentemente, mais receitas para a oficina. 

Identificar esta necessidade é relativamente simples. Se o volante puxa para esquerda ou direita, sinal de que precisa ser alinhado. Agora, se o volante vibra ou o carro faz barulho em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam ser balanceadas.

Neste artigo você vai tirar dúvidas e receber dicas de como orientar seus clientes. Veja nosso roteiro:

  • O que é o alinhamento?
  • O que é o balanceamento?
  • 4 dúvidas mais frequentes sobre alinhamento e balanceamento
    • Quando fazer alinhamento e balanceamento?
    • Qual a diferença entre estes dois serviços?
    • O que provoca estes desequilíbrios?
    • Alinhamento e balanceamento economizam combustível?
  • Conclusão

 

O que é o alinhamento?

De fato, um carro com a manutenção em dia traz economia para o bolso e aumenta a vida útil do veículo. Além disso, diminui a ocorrência de imprevistos. 

Um dos procedimentos essenciais e regulares é o de geometria – ou o famoso alinhamento.

Ele serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. 

Isso é fundamental para que o motorista tenha controle do carro nas curvas, evitando acidentes, além de proporcionar uma direção mais tranquila. 

Outro benefício é que o alinhamento evita o desgaste irregular dos pneus, dando a eles uma vida útil mais longa. 

 

O que é o balanceamento?

É o processo de ajuste e redistribuição do peso sobre as rodas, permitindo que elas girem sem vibrações. Com esta regulagem, não acontece o desequilíbrio da massa do veículo sobre os pneus em movimento. 

Ele é essencial para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo, para que o motorista tenha mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros. 

Outro fator importante: carros desbalanceados fazem aparecer diversos barulhos pelo veículo, já que a vibração leva a atritos entre as peças. 

Com o tempo, aumenta o desgaste das juntas dos acabamentos do painel e das portas, por exemplo. 

 

4 dúvidas mais frequentes sobre alinhamento e balanceamento

1. Quando fazer alinhamento e balanceamento?

Não há uma regra única, mas recomendações. O mais adequado é fazer um acompanhamento a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem problemas. Neste caso, ofereça uma avaliação para saber se está tudo certo. 

O alinhamento deve ser feito sempre que os pneus forem trocados, ou quando a direção puxar para direita ou esquerda, ou ainda se ocorrer um desgaste irregular dos pneus, ou seja, maior do que o indicado pelo fabricante. 

O balanceamento deve ser realizado sempre que o volante apresentar vibrações. Podem ocorrer tremores nos bancos e no piso também. Da mesma forma, é necessário balancear sempre que houver troca por pneus novos.

2. Qual a diferença entre estes dois serviços?

O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas e o balanceamento, para que elas girem sem vibrações. Ou seja, ambos envolvem a dirigibilidade e a segurança do veículo. 

Não é necessário fazer sempre os dois juntos, mas sim quando for necessário. 

É importante observar ainda que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo.

3. O que provoca estes desequilíbrios?

Vários fatores podem prejudicar o funcionamento correto das rodas. Por exemplo, trafegar continuamente por ruas esburacadas ou ‘cair’ em um buraco maior. 

Ou ainda: encostar a roda no meio-fio com força, além de choques mais graves, dos mais diversos.

Fazer o rodízio de pneus ou trocar peças da suspensão do carro também pode deixar as rodas desajustadas. 

Em todos estes casos, o recomendado é realizar a manutenção, com alinhamento e balanceamento do veículo. 

 

4. Alinhamento e balanceamento economizam combustível?

Sim. Como vimos, a falta de alinhamento e de balanceamento interfere nos pneus que, por sua vez, podem acabar aumentando o consumo de combustível.

Pneus são feitos para rodar em uma área de contato específica, estipulada pelos fabricantes, de acordo com o modelo e a carga recomendada. 

Quando desregulados, os pneus demandam mais do motor, pois aumentam a força de arrasto. É como se o carro andasse travado. 

Dessa maneira a sobrecarga faz com que o carro gaste mais combustível. 

 

Conclusão

Alinhamento e balanceamento são procedimentos recorrentes indispensáveis e muito comuns nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. 

Portanto, oferecer a máxima qualidade na prestação destes serviços é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização da clientela.  

Para isso, os profissionais precisam contar com boa qualificação técnica e equipamentos confiáveis e atualizados tecnologicamente. 

A Engecass possui uma linha completa de equipamentos nessa área, como elevadores e rampas automotivas, alinhadores de direção digitais, 3D e a laser, além de kits completos de cambagem.

Você também encontra balanceadoras de rodas computadorizadas, motorizadas e automáticas, assim como balanceadoras específicas para a linha pesada. 

Outros equipamentos fazem parte desta linha de produtos, como as desmontadoras de rodas, também para carros leves e pesados. 

Entre em contato com os especialistas da Engecass para saber mais a respeito destes equipamentos, indispensáveis para uma boa prestação de serviço de alinhamento e balanceamento.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários