7 Recomendações para melhorar o uso do elevador automotivo

2 nov, 2022 | Elevadores Automotivos, Oficina Mecânica

As oficinas mecânicas modernas estão cada vez mais buscando a otimização de processos para aumentar sua produtividade. Um dos pontos mais relevantes neste sentido é melhorar o uso do elevador automotivo.

Além de explorar ao máximo o potencial do equipamento, é fundamental também aprimorar os procedimentos para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os envolvidos no trabalho. 

Neste artigo, daremos 7 dicas importantes para melhorar o uso do elevador automotivo nas oficinas mecânicas. Acompanhe os temas que destacamos:

  • Por que é importante melhorar o uso do elevador automotivo?
  • Mais segurança e melhores condições de trabalho.
  • Melhorar o uso também é bom para as finanças.
  • Como fazer a manutenção dos elevadores automotivos.
  • As 7 dicas mais importantes para melhorar o uso do elevador automotivo:
  1. Escolha o lugar certo para instalar o elevador;
  2. Treine a equipe e atualize as práticas regularmente;
  3. Mantenha o equipamento sempre limpo;
  4. Lubrifique as partes móveis periodicamente;
  5. Verifique se há algum vazamento de óleo;
  6. Certifique-se de que as extremidades estejam bem fixadas;
  7. Siga as normas de segurança.
  • Conclusão.

Por que é importante melhorar o uso do elevador automotivo?

Ter o elevador automotivo sempre em boas condições de funcionamento é estratégico para qualquer oficina mecânica. Disso depende, por exemplo, a possibilidade de aumentar o volume de serviço. 

Isso porque, com este equipamento, os mecânicos podem trabalhar em diferentes áreas do carro ao mesmo tempo. Ou seja, os reparos podem ser feitos mais rapidamente.

Os elevadores automotivos também permitem que as oficinas mecânicas economizem espaço físico interno. Com isso, elas podem destinar estas áreas livres  a outros serviços ou mesmo ocupá-las com mais elevadores. 

Mais segurança e melhores condições de trabalho.

Outro fator decorrente da utilização deste equipamento é a melhora na qualidade do serviço prestado. Isso se deve ao fato de que os funcionários podem facilmente posicionar o carro na altura certa para realizar seu trabalho, o que resulta em uma melhor qualidade para os clientes.

Principalmente, os elevadores automotivos ajudam a evitar acidentes nas oficinas mecânicas. Muitos deles são causados pelo uso de andaimes e plataformas elevatórias inseguras. Os elevadores automotivos são projetados para serem seguros e fáceis de usar.

Além disso tudo, eles melhoram o aspecto geral do ambiente. Por isso, eles são um excelente instrumento para promover as oficinas mecânicas para os clientes potenciais, de uma maneira mais atraente e profissional, o que certamente resulta em mais oportunidades de negócios.

Melhorar o uso do elevador automotivo também é bom para as finanças.

Oficinas mecânicas são estabelecimentos comerciais que visam o lucro. Para isso, é importante que elas mantenham seus equipamentos em boas condições de uso.

Além disso, manter os equipamentos em boas condições também é importante para as finanças. Principalmente no caso dos elevadores automotivos, que são equipamentos com alto valor agregado e precisam ser cuidados com muito carinho para que possam ter uma longa vida útil.

Quando os elevadores automotivos estão em boas condições de uso, as oficinas mecânicas conseguem trabalhar com mais qualidade e produtividade. 

Ainda mais, elas também economizam dinheiro com reparos e trocas de peças, pois os equipamentos estarão sempre funcionando da forma correta.

Como fazer a manutenção dos elevadores automotivos

Para manter os elevadores automotivos em boas condições de uso é importante fazer a manutenção preventiva.

A manutenção preventiva é feita frequentemente e tem como objetivo evitar problemas futuros com o equipamento. Além da manutenção preventiva, também é importante fazer a manutenção corretiva quando houver algum problema no elevador automotivo. 

A manutenção corretiva resolve os problemas, ao mesmo tempo em que evita que eles se agravem.

As 7 dicas mais importantes para melhorar o uso do elevador automotivo.

1. Escolha o lugar certo para instalar o elevador automotivo;

O espaço deve ser amplo o suficiente para abrigar o equipamento e permitir que as pessoas trabalhem em torno dele com segurança. O piso deve ser plano e nivelado, para evitar acidentes. É importante ter um bom sistema de iluminação no local, para garantir a visibilidade durante o uso do equipamento.

2. Treine a equipe e atualize as práticas regularmente

Capacitar a equipe é importante para que todos os colaboradores estejam conscientes dos recursos e dos riscos existentes ao utilizar os elevadores automotivos, para que saibam evitá-los. Isso garante o melhor funcionamento do equipamento e assegura o cumprimento de prazos.

3. Mantenha o equipamento sempre limpo

A limpeza do elevador automotivo deve ser feita com produtos específicos e de acordo com as recomendações do fabricante. Após a limpeza, passe um pano seco. Isso impedirá que a água, ou outros líquidos químicos, entre em contato com as partes internas, causando danos às peças.

4. Lubrifique as partes móveis periodicamente

As partes móveis do elevador automotivo estão sujeitas a constantes movimentos, o que pode causar o desgaste. A lubrificação permite movimentos suaves, o que prolonga a vida útil do equipamento. Lubrificar estas partes do elevador automotivo irá mantê-lo funcionando corretamente por mais tempo.

5. Verifique se há algum vazamento de óleo

Se ocorrer um vazamento, o elevador automotivo poderá não funcionar direito e causar problemas para os mecânicos. O óleo é necessário para lubrificar as partes móveis do elevador, evitar que elas sejam danificadas pelo atrito, além de dissipar o calor gerado, o que evita o sobreaquecimento e falhas.

6. Certifique-se de que as extremidades estejam bem fixadas

Isso garante que o elevador automotivo esteja seguro durante o uso. Também impede que se incline para um lado ou outro, o que pode causar acidentes. Além de evitar desgastes durante o movimento de subida ou descida e ajudar a manter a estabilidade do elevador quando ele está parado no topo.

7. Siga as normas de segurança

Confirme se o elevador está devidamente certificado e inspecionado. Veja ainda se há alguma parte solta ou danificada. Ao operá-lo, siga as instruções do manual e utilize os dispositivos de segurança necessários. Nunca sobrecarregue o elevador. Trabalhe sempre no limite da carga máxima suportada.

Conclusão

Seguindo estas orientações, você vai melhorar o uso do elevador automotivo e potencializar os resultados da sua oficina mecânica. 

Você sabe que equipamentos quebrados ou mal conservados causam prejuízos significativos, pois podem interromper o funcionamento da oficina e levar à perda de clientes. 

Além disso, equipamentos danificados podem representar um risco para a segurança dos trabalhadores e dos clientes da oficina. Com base nestes argumentos, fica evidente a importância de melhorar o uso do elevador automotivo, principalmente no caso dos equipamentos de alta qualidade, como da Engecass.  

Na Engecass você conta com total apoio técnico, porque somos referência na fabricação e distribuição de equipamentos automotivos no Brasil e nossos produtos atendem aos mais exigentes níveis de qualidade de todo o mundo. Temos mais de 25 anos de especialização, com uma linha completa de soluções e centenas de milhares de equipamentos entregues e em pleno uso por todo o país. 

Fale conosco e solicite um orçamento.

Cadastre-se e receba as novidades da Engecass, para aproveitar ao máximo os benefícios de nossos elevadores automotivos.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários