Escolha uma Página

A industrialização é o fator mais poderoso no processo de aceleração do crescimento econômico. O setor industrial exerceu impacto dinâmico sobre outros setores da economia, como os ambientes social e institucional. A indústria mecânica apoiou à expansão de outros setores industriais, ou seja, seus produtos como máquinas e equipamentos foram destinados a aparelhar as oficinas mecânicas. Portanto, o desenvolvimento da indústria mecânica foi fundamental no processo da industrialização.

No entanto, com toda essa mudança industrial, você sabe como as oficinas mecânicas evoluíram com o passar dos anos? Não? No artigo de hoje você vai aprender tudo sobre esse assunto. Quer ficar informado sobre a evolução das oficinas? Então, fique bem atento ao nosso post!

Como as oficinas mecânicas evoluíram?

 

No passado, as oficinas mecânicas eram consideradas um espaço sujo e desorganizado. Não havia um ambiente em que os clientes se sentissem bem. Em relação às mulheres, ninguém pensava que um dia elas também seriam clientes potenciais e os proprietários das oficinas não imaginavam destinar um espaço para esse tipo de público.

Sobre os serviços, o de alinhamento de rodas, por exemplo, era feito no passado com o uso de réguas e pesos. Hoje em dia, é feito com o auxílio de equipamentos hidráulicos modernos, que conseguem detectar com muita precisão a medida certa do reparo e assim deixar o carro devidamente alinhado.

Outro serviço como o alinhamento dos faróis também passou por uma grande evolução. Hoje, os automóveis têm diversos ajustes que o próprio cliente pode fazer. Entretanto, nas oficinas há sensores que detectam problemas e corrigem o foco de luz. Uma boa garantia que o serviço sairá perfeito para o cliente.

E as ferramentas? Quanta mudança! A famosa chave de fenda tão usada ao longo dos anos nas oficinas mecânicas também passou por certa evolução. Antes era tida como uma ferramenta muito simples, mas hoje existem várias chaves para diferentes funções. Basta você parar para olhar na sua maleta de mecânico ou na bolsa que seu funcionário carrega, e observar como até as ferramentas evoluíram.

Quais os equipamentos modernos são mais utilizados nas oficinas?

 

1. Equipamentos hidráulicos

Os equipamentos hidráulicos são modernos e imprescindíveis para as oficinas mecânicas. Eles são itens valiosos, capazes de ajudar o profissional a dar um diagnóstico preciso do veículo. Os equipamentos hidráulicos também são fáceis de serem utilizados, são duráveis e facilitam na realização dos reparos, principalmente quando se trata de serviços em baixo do automóvel, pois você pode usar um elevador hidráulico para ajudá-lo com isso.

2. Elevadores automotivos

E por falar em elevador hidráulico, não podemos deixar de falar sobre os elevadores automotivos. Eles são a grande sensação nas oficinas mecânicas modernas. Atualmente, além das oficinas garantirem o equipamento, elas optam por modelos modernos como os elevadores pórticos ou pantográficos.

elevador-automotivo-engecass

3. Balanceadora de pneus

A balanceadora de pneus oferece mais segurança na execução dos trabalhos. Com o equipamento, você economiza tempo para fazer o trabalho e entrega um serviço com mais qualidade. Além disso, o equipamento proporciona que você faça um balanceamento com mais equilíbrio e desta forma, seu cliente sentirá toda a diferença quando estiver dirigindo o automóvel, pois terá uma sensação mais confortável.

balanceadora-de-rodas-computadorizada

4. Rampa para alinhamento

A Rampa para Alinhamento é um equipamento fundamental para os profissionais que trabalham diretamente com os automóveis em um geral.

rampa-para-alinhamento-engecass

Onde adquirir equipamentos para oficinas mecânicas?

 

Todos esses equipamentos podem ser encontrados em empresas especializadas em equipamentos automotivos. Por isso, antes de você comprar qualquer equipamento por aí, pesquise sobre a empresa que oferece o produto e veja há quanto tempo ela existe no mercado. Prefira os produtos de empresas conhecidas e de preferência nacionais.

E você, também já acompanha a evolução das oficinas mecânicas? Se não, é hora de começar a pensar em modernizar seu negócio, pois você não vai querer ficar parado no “tempo”, não é mesmo?

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre a evolução das oficinas mecânicas!