Identidade visual: a importância em uma oficina mecânica

30 mar, 2018 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

A identidade visual é muito importante para sua oficina mecânica. Ela atrai clientes e garante um bom movimento à sua oficina todos os dias. No entanto, além de você se preocupar com o que acontece na oficina, você deve ter o cuidado de tentar ver a sua empresa pelos olhos dos clientes.

Por isso, pense como eles percebem sua oficina mecânica e reflita sobre o que sua logomarca diz à eles. Será que sua identidade visual está correta para o seu tipo de público? No entanto, para que você entenda como a identidade visual é importante para sua oficina mecânica, preparamos este post.

Nele, vamos explicar o que é a identidade visual e como criá-la. Quer ficar por dentro do assunto? Então, preste muita atenção em nosso post e observe se a identidade da sua oficina está sendo trabalhada da maneira correta. Afinal, cuidar da sua marca é garantir que ela seja conhecida pelas pessoas que poderão se tornar seus clientes ideais.

O que é a identidade visual?

A identidade visual abrange todos os itens que você pode enxergar na oficina mecânica. Seriam a ideia, o produto ou a marca. Ela também abrange a logomarca, os uniformes, o papel timbrado, a placa da fachada, a sinalização dos banheiros e qualquer outra superfície que faça alguma referência à empresa.

Isso significa que todas as peças gráficas da oficina mecânica devem ser parecidas. Tudo tem um padrão visual e isso tem sentido porque faz com que o cliente perceba rapidamente que aquele material é da marca em questão.

Por que a identidade visual é importante?

A identidade visual é fundamental para atrair clientes, pois ela passa ao mercado e aos consumidores a ideia da oficina mecânica. É também pela identidade visual que você conhece a seriedade e o profissionalismo da empresa.

Por isso, as cores da fachada da sua oficina mecânica, dos uniformes dos seus colaboradores, dos cartões de visita, assim como tudo que envolve sua empresa devem ser padrão. Se a identidade visual não for compreendida pelo seu público, provavelmente ele vai atrás da concorrência. É por isso que em alguns lugares, como os hospitais por exemplo, são utilizadas cores suaves.

Como construir a identidade visual?

Antes de construir uma identidade visual para sua oficina mecânica, pense em aproximar a sua empresa dos seus clientes e dos potenciais clientes. Também é importante demonstrar com mais eficiência quais são os diferenciais em comparação com a concorrência.

Padronize todas as comunicações utilizadas pela oficina e tenha uma identidade visual que seja a cara da empresa, deixando claro a sua especialidade e a sua finalidade em cada atendimento que realiza. Por isso, para criar uma identidade visual perfeita, siga as nossas dicas:

1. Defina o logotipo da empresa

O logotipo é o passo inicial para qualquer projeto de identidade visual. Para definir o logo, você precisa ter atenção nos seguintes pontos:

  • Simplicidade: um logo simples é aquele que tem algo único. Não tem muitas informações e detalhes que dificultam a sua memorização;
  • Identificação: o logotipo deve ter identificação com o serviço ou o produto que você comercializa. Ele precisa ser memorável, ou seja, ser uma consequência da simplicidade e da adequação com o seu próprio negócio;
  • Durabilidade: quando pensar em seu logo, imagine algo que vai durar por muito tempo. Ninguém quer uma oficina que dure apenas alguns meses, não é verdade? O logo deve ter durabilidade;
  • Versatilidade: um logotipo precisa ser feito para ser utilizado em diferentes aplicações, portanto, quando fizer o seu, pense na versatilidade para tamanhos e cores, seja para aplicação em um selo postal, outdoor ou nas redes sociais;
  • Adequação: as cores e as fontes utilizadas no logo dizem muito sobre o negócio. Elas passam tanto um ar de seriedade quanto de alegria. No caso das oficinas, você deve optar pelas fontes que passam mais seriedade.

2. Escolha as cores

As cores expressam sentimentos e finalidades da marca. Nessa hora, saber quais as cores que deverão ser utilizadas e as que devem ser evitadas é essencial para atingir seus objetivos da identidade visual de uma oficina mecânica. As cores mais indicadas são o branco, azul, vermelho, laranja e amarelo. Por outro lado, você deve evitar as cores preto e cinza, verde, rosa e marrom.

3. Tenha cuidado com a fonte

A fonte também deve estar ligada com a ideia que se deseja passar e com o design aplicado na criação do logotipo. Você pode utilizar as seguintes fontes:

3.1 Serifadas

Este tipo de fonte contém traços horizontais e verticais no final das estruturas de cada letra. Sua aplicação transmite seriedade e formalidade por ser um estilo mais clássico. Um exemplo desse tipo de fonte é a Times New Roman.

3.2 Sem serifa

Um exemplo de uma fonte sem serifa é a Arial. Ela tem como característica curvas mais limpas e sem hastes. Essa fonte é indicada para projetos que sejam mais modernos, sem aplicação de sombras e para a utilização em cores mais sólidas.

Você deve observar onde vai aplicar o logo da oficina mecânica. Lembre-se que ele é muito importante para a identidade visual da sua empresa. Por isso, sempre que for realizar a aplicação no ambiente ou em materiais de divulgação diversos, preste atenção a leitura e a compreensão da arte, ao contraste com a cor e a imagem utilizada no fundo da oficina, a qualidade do logo quando aumentado e sua aplicação em uniformes, fachadas, cartões, carros, redes socais e site da oficina.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e conheça algumas razões para utilizar o marketing digital na oficina mecânica!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *