A identidade visual é muito importante para sua oficina mecânica. Ela atrai clientes e garante um bom movimento à sua oficina todos os dias. No entanto, além de você se preocupar com o que acontece na oficina, você deve ter o cuidado de tentar ver a sua empresa pelos olhos dos clientes.
Por isso, pense como eles percebem sua oficina mecânica e reflita sobre o que sua logomarca diz à eles. Será que sua identidade visual está correta para o seu tipo de público? No entanto, para que você entenda como a identidade visual é importante para sua oficina mecânica, preparamos este post.
Nele, vamos explicar o que é a identidade visual e como criá-la. Quer ficar por dentro do assunto? Então, preste muita atenção em nosso post e observe se a identidade da sua oficina está sendo trabalhada da maneira correta. Afinal, cuidar da sua marca é garantir que ela seja conhecida pelas pessoas que poderão se tornar seus clientes ideais.
O que é a identidade visual?
A identidade visual abrange todos os itens que você pode enxergar na oficina mecânica. Seriam a ideia, o produto ou a marca. Ela também abrange a logomarca, os uniformes, o papel timbrado, a placa da fachada, a sinalização dos banheiros e qualquer outra superfície que faça alguma referência à empresa.
Isso significa que todas as peças gráficas da oficina mecânica devem ser parecidas. Tudo tem um padrão visual e isso tem sentido porque faz com que o cliente perceba rapidamente que aquele material é da marca em questão.
Por que a identidade visual é importante?
A identidade visual é fundamental para atrair clientes, pois ela passa ao mercado e aos consumidores a ideia da oficina mecânica. É também pela identidade visual que você conhece a seriedade e o profissionalismo da empresa.
Por isso, as cores da fachada da sua oficina mecânica, dos uniformes dos seus colaboradores, dos cartões de visita, assim como tudo que envolve sua empresa devem ser padrão. Se a identidade visual não for compreendida pelo seu público, provavelmente ele vai atrás da concorrência. É por isso que em alguns lugares, como os hospitais por exemplo, são utilizadas cores suaves.
Como construir a identidade visual?
Antes de construir uma identidade visual para sua oficina mecânica, pense em aproximar a sua empresa dos seus clientes e dos potenciais clientes. Também é importante demonstrar com mais eficiência quais são os diferenciais em comparação com a concorrência.
Padronize todas as comunicações utilizadas pela oficina e tenha uma identidade visual que seja a cara da empresa, deixando claro a sua especialidade e a sua finalidade em cada atendimento que realiza. Por isso, para criar uma identidade visual perfeita, siga as nossas dicas:
1. Defina o logotipo da empresa
O logotipo é o passo inicial para qualquer projeto de identidade visual. Para definir o logo, você precisa ter atenção nos seguintes pontos:
- Simplicidade: um logo simples é aquele que tem algo único. Não tem muitas informações e detalhes que dificultam a sua memorização;
- Identificação: o logotipo deve ter identificação com o serviço ou o produto que você comercializa. Ele precisa ser memorável, ou seja, ser uma consequência da simplicidade e da adequação com o seu próprio negócio;
- Durabilidade: quando pensar em seu logo, imagine algo que vai durar por muito tempo. Ninguém quer uma oficina que dure apenas alguns meses, não é verdade? O logo deve ter durabilidade;
- Versatilidade: um logotipo precisa ser feito para ser utilizado em diferentes aplicações, portanto, quando fizer o seu, pense na versatilidade para tamanhos e cores, seja para aplicação em um selo postal, outdoor ou nas redes sociais;
- Adequação: as cores e as fontes utilizadas no logo dizem muito sobre o negócio. Elas passam tanto um ar de seriedade quanto de alegria. No caso das oficinas, você deve optar pelas fontes que passam mais seriedade.
2. Escolha as cores
As cores expressam sentimentos e finalidades da marca. Nessa hora, saber quais as cores que deverão ser utilizadas e as que devem ser evitadas é essencial para atingir seus objetivos da identidade visual de uma oficina mecânica. As cores mais indicadas são o branco, azul, vermelho, laranja e amarelo. Por outro lado, você deve evitar as cores preto e cinza, verde, rosa e marrom.
3. Tenha cuidado com a fonte
A fonte também deve estar ligada com a ideia que se deseja passar e com o design aplicado na criação do logotipo. Você pode utilizar as seguintes fontes:
3.1 Serifadas
Este tipo de fonte contém traços horizontais e verticais no final das estruturas de cada letra. Sua aplicação transmite seriedade e formalidade por ser um estilo mais clássico. Um exemplo desse tipo de fonte é a Times New Roman.
3.2 Sem serifa
Um exemplo de uma fonte sem serifa é a Arial. Ela tem como característica curvas mais limpas e sem hastes. Essa fonte é indicada para projetos que sejam mais modernos, sem aplicação de sombras e para a utilização em cores mais sólidas.
4. Observe a aplicação do logo
Você deve observar onde vai aplicar o logo da oficina mecânica. Lembre-se que ele é muito importante para a identidade visual da sua empresa. Por isso, sempre que for realizar a aplicação no ambiente ou em materiais de divulgação diversos, preste atenção a leitura e a compreensão da arte, ao contraste com a cor e a imagem utilizada no fundo da oficina, a qualidade do logo quando aumentado e sua aplicação em uniformes, fachadas, cartões, carros, redes socais e site da oficina.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e conheça algumas razões para utilizar o marketing digital na oficina mecânica!
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