Amortecedor de carro: descubra todos os mitos e verdades

15 mar, 2019 | Super Dicas | 0 Comentários

Os itens de segurança do automóvel precisam de atenção especial. O amortecedor de carro é um dos componentes mais importantes dos veículos.

É ele que controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo. Desta forma, os amortecedores asseguram a estabilidade, a boa dirigibilidade e o conforto aos passageiros.

No entanto, você sabia que há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você que trabalha em oficina mecânica e auto center ficará por dentro do tema e assim poderá auxiliar os seus clientes quando precisarem.

E então, quer conferir a partir de agora os mitos e as verdades sobre o amortecedor de carro? Acompanhe a leitura!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades! | Engecass

1. Você deve passar nas lombadas na diagonal

Mito. Quando você passa nas lombadas, na diagonal, você causa danos aos veículos. O mesmo acontece ao passar pelas valetas na diagonal. Esse deslocamento gera uma força lateral imensa na movimentação dos componentes e acarreta folgas excessivas.

Além disso, provoca ruídos, empenamentos e até o travamento total das peças.  Entretanto, para preservar os amortecedores e a suspensão, o correto é passar com o veículo em linha reta.

2. Você deve trocar os amortecedores aos pares

Verdade. Ao trocar o amortecedor de carro, troque aos pares. Desta maneira, você evitará o desequilíbrio do automóvel, que é capaz de prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Como resultado, seu cliente notará a perda de eficiência do carro. O ideal é substituir sempre os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.

3. Você deve fazer a troca do amortecedor de carro a cada 40 mil km

Mito. Algumas pessoas esperam o prazo de 40 mil km rodados para fazer a manutenção dos amortecedores. Porém, o desgaste será maior em automóveis que rodam em vias mal pavimentadas ou que não têm condições de uso.

Então, essa regra não se aplica nesses automóveis. Neste caso, você deverá fazer uma revisão periodicamente, a cada 10 mil km ou conforme a recomendação da montadora.

4. Você deve tomar cuidado com o desgaste dos amortecedores

Verdade. Quanto maior o desgaste, menor o conforto dentro do automóvel. Os amortecedores em más condições causam balanços e trepidações em excesso, o que dificulta as manobras.

Alguns testes apontam que um equipamento com 50% de desgaste eleva em 26% o cansaço do motorista, o que pode causar vários acidentes.

5. Você não deve se preocupar com as peças recondicionadas

Mito. As peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção, que garante a segurança e a qualidade. Em geral, essas peças recebem apenas nova pintura e melhorias estéticas, além de utilizarem lubrificante diferente do recomendado.

Por isso, elas podem não ter a mesma eficiência quando comparadas às peças originais.

Portanto, é importante usar sempre amortecedores novos e desconfiar dos preços muito baixos.

6. Você deve saber que o amortecedor em mau estado causa aquaplanagem

Verdade. O amortecedor em mau estado não garante o contato permanente entre os pneus e o solo. Portanto, em dias chuvosos, isso permite que se forme uma camada de água entre eles, processo a que chamamos de aquaplanagem.

Quando o amortecedor tem 50% de desgaste, ele começa a aquaplanar a velocidade a partir de 109 km/h, enquanto os novos amortecedores perdem aderência somente ao ultrapassar os 125 km/h.

7. Você deve saber que maresia e amortecedores não têm relação

Mito. A maresia e os amortecedores têm relação. Ela ocasiona a oxidação e a corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.

Para evitar o problema, ao retornar do litoral, o automóvel precisa ser lavado no mesmo dia ou o mais breve possível.

A lavagem deve ser feita com shampoo automotivo ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior do veículo.

8. Você deve ter cuidado com a blindagem

Verdade.  A blindagem acrescenta até 250 kg ao peso do veículo. Ela aumenta o esforço e o desgaste de componentes como os amortecedores.

Balanceadora de Rodas | Clique aqui e saiba mais | Engecass

Como não há peças específicas para esses automóveis, é recomendado que as revisões sejam feitas periodicamente e no máximo a cada 10 mil km rodados.

Viu como há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Agora que você já sabe, poderá orientar seus clientes e assim ajudá-los durante a manutenção preventiva, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e veja porque seu auto center precisa oferecer o serviço de geometria de suspensão!  

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *