Os itens de segurança do automóvel precisam de atenção especial. O amortecedor de carro é um dos componentes mais importantes dos veículos.
É ele que controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo. Desta forma, os amortecedores asseguram a estabilidade, a boa dirigibilidade e o conforto aos passageiros.
No entanto, você sabia que há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você que trabalha em oficina mecânica e auto center ficará por dentro do tema e assim poderá auxiliar os seus clientes quando precisarem.
E então, quer conferir a partir de agora os mitos e as verdades sobre o amortecedor de carro? Acompanhe a leitura!
1. Você deve passar nas lombadas na diagonal
Mito. Quando você passa nas lombadas, na diagonal, você causa danos aos veículos. O mesmo acontece ao passar pelas valetas na diagonal. Esse deslocamento gera uma força lateral imensa na movimentação dos componentes e acarreta folgas excessivas.
Além disso, provoca ruídos, empenamentos e até o travamento total das peças. Entretanto, para preservar os amortecedores e a suspensão, o correto é passar com o veículo em linha reta.
2. Você deve trocar os amortecedores aos pares
Verdade. Ao trocar o amortecedor de carro, troque aos pares. Desta maneira, você evitará o desequilíbrio do automóvel, que é capaz de prejudicar a dirigibilidade do veículo.
Como resultado, seu cliente notará a perda de eficiência do carro. O ideal é substituir sempre os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.
3. Você deve fazer a troca do amortecedor de carro a cada 40 mil km
Mito. Algumas pessoas esperam o prazo de 40 mil km rodados para fazer a manutenção dos amortecedores. Porém, o desgaste será maior em automóveis que rodam em vias mal pavimentadas ou que não têm condições de uso.
Então, essa regra não se aplica nesses automóveis. Neste caso, você deverá fazer uma revisão periodicamente, a cada 10 mil km ou conforme a recomendação da montadora.
4. Você deve tomar cuidado com o desgaste dos amortecedores
Verdade. Quanto maior o desgaste, menor o conforto dentro do automóvel. Os amortecedores em más condições causam balanços e trepidações em excesso, o que dificulta as manobras.
Alguns testes apontam que um equipamento com 50% de desgaste eleva em 26% o cansaço do motorista, o que pode causar vários acidentes.
5. Você não deve se preocupar com as peças recondicionadas
Mito. As peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção, que garante a segurança e a qualidade. Em geral, essas peças recebem apenas nova pintura e melhorias estéticas, além de utilizarem lubrificante diferente do recomendado.
Por isso, elas podem não ter a mesma eficiência quando comparadas às peças originais.
Portanto, é importante usar sempre amortecedores novos e desconfiar dos preços muito baixos.
6. Você deve saber que o amortecedor em mau estado causa aquaplanagem
Verdade. O amortecedor em mau estado não garante o contato permanente entre os pneus e o solo. Portanto, em dias chuvosos, isso permite que se forme uma camada de água entre eles, processo a que chamamos de aquaplanagem.
Quando o amortecedor tem 50% de desgaste, ele começa a aquaplanar a velocidade a partir de 109 km/h, enquanto os novos amortecedores perdem aderência somente ao ultrapassar os 125 km/h.
7. Você deve saber que maresia e amortecedores não têm relação
Mito. A maresia e os amortecedores têm relação. Ela ocasiona a oxidação e a corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Para evitar o problema, ao retornar do litoral, o automóvel precisa ser lavado no mesmo dia ou o mais breve possível.
A lavagem deve ser feita com shampoo automotivo ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior do veículo.
8. Você deve ter cuidado com a blindagem
Verdade. A blindagem acrescenta até 250 kg ao peso do veículo. Ela aumenta o esforço e o desgaste de componentes como os amortecedores.
Como não há peças específicas para esses automóveis, é recomendado que as revisões sejam feitas periodicamente e no máximo a cada 10 mil km rodados.
Viu como há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Agora que você já sabe, poderá orientar seus clientes e assim ajudá-los durante a manutenção preventiva, não é mesmo?
E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e veja porque seu auto center precisa oferecer o serviço de geometria de suspensão!
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