Amortecedor de carro: descubra todos os mitos e verdades

15 mar, 2019 | Super Dicas | 0 Comentários

Os itens de segurança do automóvel precisam de atenção especial. O amortecedor de carro é um dos componentes mais importantes dos veículos.

É ele que controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo. Desta forma, os amortecedores asseguram a estabilidade, a boa dirigibilidade e o conforto aos passageiros.

No entanto, você sabia que há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você que trabalha em oficina mecânica e auto center ficará por dentro do tema e assim poderá auxiliar os seus clientes quando precisarem.

E então, quer conferir a partir de agora os mitos e as verdades sobre o amortecedor de carro? Acompanhe a leitura!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades! | Engecass

1. Você deve passar nas lombadas na diagonal

Mito. Quando você passa nas lombadas, na diagonal, você causa danos aos veículos. O mesmo acontece ao passar pelas valetas na diagonal. Esse deslocamento gera uma força lateral imensa na movimentação dos componentes e acarreta folgas excessivas.

Além disso, provoca ruídos, empenamentos e até o travamento total das peças.  Entretanto, para preservar os amortecedores e a suspensão, o correto é passar com o veículo em linha reta.

2. Você deve trocar os amortecedores aos pares

Verdade. Ao trocar o amortecedor de carro, troque aos pares. Desta maneira, você evitará o desequilíbrio do automóvel, que é capaz de prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Como resultado, seu cliente notará a perda de eficiência do carro. O ideal é substituir sempre os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.

3. Você deve fazer a troca do amortecedor de carro a cada 40 mil km

Mito. Algumas pessoas esperam o prazo de 40 mil km rodados para fazer a manutenção dos amortecedores. Porém, o desgaste será maior em automóveis que rodam em vias mal pavimentadas ou que não têm condições de uso.

Então, essa regra não se aplica nesses automóveis. Neste caso, você deverá fazer uma revisão periodicamente, a cada 10 mil km ou conforme a recomendação da montadora.

4. Você deve tomar cuidado com o desgaste dos amortecedores

Verdade. Quanto maior o desgaste, menor o conforto dentro do automóvel. Os amortecedores em más condições causam balanços e trepidações em excesso, o que dificulta as manobras.

Alguns testes apontam que um equipamento com 50% de desgaste eleva em 26% o cansaço do motorista, o que pode causar vários acidentes.

5. Você não deve se preocupar com as peças recondicionadas

Mito. As peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção, que garante a segurança e a qualidade. Em geral, essas peças recebem apenas nova pintura e melhorias estéticas, além de utilizarem lubrificante diferente do recomendado.

Por isso, elas podem não ter a mesma eficiência quando comparadas às peças originais.

Portanto, é importante usar sempre amortecedores novos e desconfiar dos preços muito baixos.

6. Você deve saber que o amortecedor em mau estado causa aquaplanagem

Verdade. O amortecedor em mau estado não garante o contato permanente entre os pneus e o solo. Portanto, em dias chuvosos, isso permite que se forme uma camada de água entre eles, processo a que chamamos de aquaplanagem.

Quando o amortecedor tem 50% de desgaste, ele começa a aquaplanar a velocidade a partir de 109 km/h, enquanto os novos amortecedores perdem aderência somente ao ultrapassar os 125 km/h.

7. Você deve saber que maresia e amortecedores não têm relação

Mito. A maresia e os amortecedores têm relação. Ela ocasiona a oxidação e a corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.

Para evitar o problema, ao retornar do litoral, o automóvel precisa ser lavado no mesmo dia ou o mais breve possível.

A lavagem deve ser feita com shampoo automotivo ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior do veículo.

8. Você deve ter cuidado com a blindagem

Verdade.  A blindagem acrescenta até 250 kg ao peso do veículo. Ela aumenta o esforço e o desgaste de componentes como os amortecedores.

Balanceadora de Rodas | Clique aqui e saiba mais | Engecass

Como não há peças específicas para esses automóveis, é recomendado que as revisões sejam feitas periodicamente e no máximo a cada 10 mil km rodados.

Viu como há vários mitos e verdades sobre o amortecedor de carro? Agora que você já sabe, poderá orientar seus clientes e assim ajudá-los durante a manutenção preventiva, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais? Acesse o nosso próximo post e veja porque seu auto center precisa oferecer o serviço de geometria de suspensão!  

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *