Aprenda a verificar se o carro precisa de troca de óleo

9 fev, 2018 | Elevadores Automotivos, Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

O serviço de troca de óleo do automóvel pode ser um dos mais corriqueiros e simples de serem executados no auto center. No entanto, ele é muito importante para o bom funcionamento do veículo. Se o seu cliente não tem o costume de verificar as condições do óleo, as consequências serão muito sérias, pois esse descuido pode, além de aumentar o consumo de combustível do veículo, prejudicar o motor.

Entretanto, para que o cliente não passe por esses problemas é importante orientá-lo, não é verdade? Por isso, preparamos o post de hoje. Aqui você vai aprender a verificar quando é preciso realizar a troca de óleo. Quer ficar por dentro do assunto? Então, preste atenção na leitura!

Por que a troca de óleo é importante?

Fazer a troca de óleo é importante para manter o bom funcionamento do veículo. O óleo lubrifica e limpa o motor, pois a combustão libera resíduos que misturam ao lubrificante. Essas impurezas causam corrosão aos componentes do motor.

No entanto, quando você utiliza o lubrificante ideal, ele desempenha seu papel no funcionamento do veículo. O óleo também ajuda com a temperatura do motor, mantendo-a ideal e funciona como um agente de vedação, principalmente no pistão. O lubrificante também reduz o desgaste dos anéis e evita que se formam depósitos em suas ranhuras.

Como saber se o carro precisa trocar o óleo?

 

Verifique o manual do veículo

A primeira dica que você pode dar ao seu cliente em relação a troca de óleo é verificar as recomendações no manual do proprietário do automóvel. Cada veículo tem suas características próprias. Com essas informações em mãos, é hora de observar os sinais que podem identificar se a troca é realmente necessária.

Observe a quilometragem

O primeiro sinal de que é preciso trocar o óleo do automóvel é quanto a quilometragem rodada. Em condições normais de uso, a troca de óleo deve ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados, mas esse valor pode ser inferior caso o veículo seja usado em condições mais severas, como em terrenos irregulares e engarrafamentos. Nestes casos, o ideal é fazer a troca em torno de 5 mil a 7 mil quilômetros.

Analise as condições do lubrificante

Também é importante analisar as condições do óleo. Observe a viscosidade e caso o lubrificante esteja sujo, ele poderá prejudicar o funcionamento do motor. Por esse motivo, oriente ao seu cliente para checar o óleo cada vez que ele for abastecer.

Mas não se esqueça de também orientar para que ele faça isso com o veículo desligado, pelo menos, 5 minutos, e em terreno plano. Isso garantirá que não ocorram erros na análise do lubrificante.

Preste atenção no nível do óleo

O correto é que o líquido fique entre os riscos de mínimo e máximo na vareta de medição, em qualquer ponto. O óleo abaixo do nível prejudica a limpeza e a lubrificação do motor. Acima, ele aumenta a pressão no reservatório que também é conhecido como cárter.

Alguns veículos baixam entre meio litro e um litro a cada mil quilômetros dependendo da marca. O que você precisa fazer é repor com o mesmo lubrificante que é recomendado pela montadora do automóvel. Complete até chegar entre o mínimo e o máximo da vareta.

Quais equipamentos utilizar para a troca de óleo?

Elevador automotivo ECO-2600

O elevador automotivo ECO-2600 da Engecass é um dos equipamentos ideais para realizar a troca de óleo dos automóveis dos seus clientes. Além dele ter a capacidade para 2600 Kg, ele vem com a rampa para troca de óleo opcional, o que facilita o trabalho dos mecânicos do seu auto center.

Elevador automotivo ECO – 4100

Esse equipamento tem a capacidade para 4100 Kg. Ele também vem com a rampa troca de óleo opcional. O elevador automotivo ECO-4100 possui um suporte para chassi “U” (caminhonetes) e seu sistema de segurança é composto por duas porcas que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho.

Elevador 4 colunas 4B-4000/4B 5000

Esse elevador automotivo também é indicado para a troca de óleo. Ele possui dois modelos. Um com capacidade de 4000 Kg e outro para 5000 Kg. O acionamento do equipamento é feito com o painel elétrico, botoeiras, contatoras e disjuntor.

Elevador 4 colunas com plataforma 4B-4000/4B-5000

Esse elevador automotivo também é indicado para a troca de óleo porque vem com a rampa como opcional. A capacidade de carga do elevador é de 4000 kg a 9000 kg dependendo do modelo do equipamento. Ele é indicado para veículo de chassi longo.

Agora que você já sabe como verificar a troca de óleo do veículo, poderá orientar melhor seus clientes, nãoé mesmo? Para que o serviço seja feito com maior agilidade e segurança, tenha um dos equipamentos da Engecass!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso site e conheça todos os nossos produtos!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *