As 5 principais peças do carro para o seu cliente

23 maio, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Em média, um veículo de porte médio contém aproximadamente 30 mil peças — contando cada uma delas, até mesmo os pequenos parafusos. Dessa forma, é difícil identificar uma como a “mais importante”.

Ainda assim, uma das principais premissas para vender e atender bem no seu auto center, é entender como funciona a cabeça do cliente e o que representa valor para ele. E um dos principais pontos para isso é conhecer a visão que seu cliente tem do carro e quais peças ele considera mais importantes no seu veículo.

Veja abaixo as 5 principais peças de um carro para o seu cliente!

1. Sistema de freios

Se formos forçados a apontar a peça do carro que seu cliente considera a principal, o sistema de freios com certeza seria o escolhido em termos de segurança.

Somente você ou seus mecânicos serão capazes de realmente determinar se é preciso ou não substituir as pastilhas ou outra peça do sistema. Contudo, os clientes estão sempre atentos a alguns indicadores de problemas nos freios e não sairão da oficina enquanto tudo estiver ok. São eles:

> sons de guincho ao aplicar os freios;

> vibração ao acionar os freios;

> redução na capacidade de resposta ao acionar os freios;

> o carro “puxa” para um lado ao aplicar os freios.

2. Pneus

Sem os pneus, um carro não precisaria de freios. Garantir que os pneus estão devidamente alinhados e adequadamente calibrados são duas das principais preocupações dos seus clientes. Eles estão sempre atentos (ou deveriam estar) para qualquer sinal de substituição, como pneus carecas, visto que esse é um dos pontos essenciais para uma direção segura.

3. Bateria

Poucas coisas acabam com o humor de um motorista como uma bateria morta. Essa parte essencial do veículo é um dos componentes mais negligenciados pelos cliente — muitas vezes porque ela não oferece aviso de quando está prestes a morrer.

Uma vez que a bateria média dura entre quatro e seis anos, os cliente levam um longo tempo até procurar ajuda especializada para checar esse item. O ideal é que fiquem atentos a sinais como motor que leva um pouco mais de tempo para ser iniciado, falhas em componentes elétricos no carro (como limpadores de pára-brisa) ou luz do painel da bateria acesa.

4. Óleo

Não importa quão velho ou novo o veículo é, manter um olho em seus níveis de óleo faz uma diferença enorme na vida do motor. Ao longo do tempo, o calor do motor e outros contaminantes transformam este lubrificante em uma bagunça lamacenta que desgasta o motor mais rapidamente. Por isso, o consumidor está sempre de olho nessa peça do carro.

Mesmo os carros mais novos, que aguentam mais tempo sem uma troca de óleo, precisam ser checados de tempos em tempos, respeitando as recomendações do fabricante. Não é a toa que esse é um dos serviços que mais mantém auto centers movimentados durante todo o ano.

5. Filtro de ar

Esta é outra parte muitas vezes esquecida pelos clientes e que pode dificultar o desempenho do veículo se não for bem cuidada. Tipicamente, os filtros de ar podem durar entre cerca de 20.000 e 40.000 quilômetros, e o consumidor costuma checá-lo sempre que realiza a troca de óleo.

Se o motorista dirige em áreas com muitas estradas de terra ou construção, talvez seja necessário obter um novo filtro com mais freqüência. Um filtro de ar entupido pode aumentar o consumo do carro, reduzir sua potência e potencialmente causar uma interrupção do motor.

Outra grande preocupação é a realizar a troca do filtro de ar para manter o sistema de ar condicionado limpo e a qualidade do ar.

Qualquer um sabe que alguns cuidados são necessários em relação a manutenção do veículo, porém, nem todos conhecem quais são eles. Entender como seu cliente enxerga o veículo e quais são as principais peças do carro para ele é essencial para orientá-lo melhor e oferecer um ótimo atendimento.

E você, conseguiu pensar em alguma outra peça que não entrou na nossa lista? Comente abaixo e compartilhe conosco e com nossos leitores!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *