Em média, um veículo de porte médio contém aproximadamente 30 mil peças — contando cada uma delas, até mesmo os pequenos parafusos. Dessa forma, é difícil identificar uma como a “mais importante”.
Ainda assim, uma das principais premissas para vender e atender bem no seu auto center, é entender como funciona a cabeça do cliente e o que representa valor para ele. E um dos principais pontos para isso é conhecer a visão que seu cliente tem do carro e quais peças ele considera mais importantes no seu veículo.
Veja abaixo as 5 principais peças de um carro para o seu cliente!
1. Sistema de freios
Se formos forçados a apontar a peça do carro que seu cliente considera a principal, o sistema de freios com certeza seria o escolhido em termos de segurança.
Somente você ou seus mecânicos serão capazes de realmente determinar se é preciso ou não substituir as pastilhas ou outra peça do sistema. Contudo, os clientes estão sempre atentos a alguns indicadores de problemas nos freios e não sairão da oficina enquanto tudo estiver ok. São eles:
> sons de guincho ao aplicar os freios;
> vibração ao acionar os freios;
> redução na capacidade de resposta ao acionar os freios;
> o carro “puxa” para um lado ao aplicar os freios.
2. Pneus
Sem os pneus, um carro não precisaria de freios. Garantir que os pneus estão devidamente alinhados e adequadamente calibrados são duas das principais preocupações dos seus clientes. Eles estão sempre atentos (ou deveriam estar) para qualquer sinal de substituição, como pneus carecas, visto que esse é um dos pontos essenciais para uma direção segura.
3. Bateria
Poucas coisas acabam com o humor de um motorista como uma bateria morta. Essa parte essencial do veículo é um dos componentes mais negligenciados pelos cliente — muitas vezes porque ela não oferece aviso de quando está prestes a morrer.
Uma vez que a bateria média dura entre quatro e seis anos, os cliente levam um longo tempo até procurar ajuda especializada para checar esse item. O ideal é que fiquem atentos a sinais como motor que leva um pouco mais de tempo para ser iniciado, falhas em componentes elétricos no carro (como limpadores de pára-brisa) ou luz do painel da bateria acesa.
4. Óleo
Não importa quão velho ou novo o veículo é, manter um olho em seus níveis de óleo faz uma diferença enorme na vida do motor. Ao longo do tempo, o calor do motor e outros contaminantes transformam este lubrificante em uma bagunça lamacenta que desgasta o motor mais rapidamente. Por isso, o consumidor está sempre de olho nessa peça do carro.
Mesmo os carros mais novos, que aguentam mais tempo sem uma troca de óleo, precisam ser checados de tempos em tempos, respeitando as recomendações do fabricante. Não é a toa que esse é um dos serviços que mais mantém auto centers movimentados durante todo o ano.
5. Filtro de ar
Esta é outra parte muitas vezes esquecida pelos clientes e que pode dificultar o desempenho do veículo se não for bem cuidada. Tipicamente, os filtros de ar podem durar entre cerca de 20.000 e 40.000 quilômetros, e o consumidor costuma checá-lo sempre que realiza a troca de óleo.
Se o motorista dirige em áreas com muitas estradas de terra ou construção, talvez seja necessário obter um novo filtro com mais freqüência. Um filtro de ar entupido pode aumentar o consumo do carro, reduzir sua potência e potencialmente causar uma interrupção do motor.
Outra grande preocupação é a realizar a troca do filtro de ar para manter o sistema de ar condicionado limpo e a qualidade do ar.
Qualquer um sabe que alguns cuidados são necessários em relação a manutenção do veículo, porém, nem todos conhecem quais são eles. Entender como seu cliente enxerga o veículo e quais são as principais peças do carro para ele é essencial para orientá-lo melhor e oferecer um ótimo atendimento.
E você, conseguiu pensar em alguma outra peça que não entrou na nossa lista? Comente abaixo e compartilhe conosco e com nossos leitores!
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