Inegavelmente, as oficinas mecânicas do futuro estão atreladas à tecnologia. Basta observar a revolução que está acontecendo na indústria automotiva hoje para entender o que vai acontecer com as oficinas amanhã. Ou seja, não se trata mais de imaginar o futuro, mas de realizá-lo.
A indústria de reparação automotiva, a despeito de todas as dificuldades, já vem passando por uma profunda modernização. Há décadas as oficinas têm deixado o perfil amador, no estilo graxeiro, para assumir uma postura mais profissionalizada.
Na maioria das vezes, quem entra numa oficina mecânica hoje encontra um ambiente receptivo e limpo, piso sinalizado, armários bem organizados, mecânicos qualificados, elevadores automotivos de última geração. Mas, será que sua oficina mecânica está realmente preparada para enfrentar a nova onda de mudanças que já chegou?
Foi pensando em ajudar você a responder a esta pergunta que preparamos este artigo. Veja os principais tópicos:
- As mudanças na indústria automotiva
- O impacto nas oficinas mecânicas do futuro
- O novo perfil de comportamento do consumidor
- Como preparar minha oficina mecânica para o futuro
- Conclusão
As mudanças na indústria automotiva
Nós estamos assistindo a indústria automotiva desenvolver veículos modernos, muito diferentes dos convencionais de hoje.
São sistemas inteligentes de direção, automóveis autônomos, elétricos e alguns modelos até revolucionários, como os carros voadores.
Estas tendências já estão presentes em várias partes do mundo. Mais rapidamente do que se imagina, estes recursos estarão disponíveis no mercado brasileiro e certamente vão mudar radicalmente o padrão das oficinas mecânicas do futuro.
A aplicação cada vez mais acelerada da eletrônica aos sistemas mecânicos está dando uma sequência de saltos tecnológicos em toda a cadeia produtiva.
Portanto, estas transformações do setor automotivo são sentidas não só na esfera da produção, como também no consumo e nos serviços de reparos.
O impacto nas oficinas mecânicas do futuro
Há muito o que se fazer no processo de modernização da indústria de reparação automotiva.
De fato, os estabelecimentos ainda estão muito pulverizados, com grande quantidade de trabalhadores autônomos e pequenas empresas, o que prejudica a padronização de procedimentos.
Outro fator é cultural e se refere ao “ofício do mecânico”. Seu modo de trabalhar decorre de um processo histórico, no qual os homens aprendem uma “cultura técnica”.
Segundo o estudo “A Racionalização da Indústria da Reparação Automotiva e a Resistência dos Mecânicos aos Modelos de Competência e de Empreendedorismo” esta cultura se traduz em uma forma “de ser do trabalhador que se mostra resistente aos preceitos da eficiência e da produtividade fabril”. Ou seja, para acompanhar a evolução do setor, estes profissionais também terão que passar por uma transformação radical.
O novo perfil de comportamento do consumidor
Com o crescimento das vendas, assim como ocorre com outros bens de consumo, os veículos passaram a incorporar uma gama enorme de serviços. Assim sendo, o consumidor não compra somente o carro – produto em si – mas também a garantia, a assistência técnica, o socorro 24h, entre outros. Com isso, as fabricantes começaram a se preocupar mais com os serviços prestados às suas marcas.
Este fato, então, repercutiu não apenas no aspecto técnico, como também na organização do trabalho, nas práticas de gestão e nas tecnologias empregadas nos automóveis e equipamentos de reparo.
Em outras palavras, as oficinas mecânicas que até pouco tempo atuavam de maneira relativamente autônoma, passaram a sentir mais diretamente a ingerência das montadoras, das fábricas de autopeças e de entidades representativas do setor.
A intervenção destes agentes da cadeia produtiva visa dois objetivos centrais: ajudar na transformação dos mecânicos em profissionais competentes e empreendedores, ao mesmo tempo em que apoiam na conversão das oficinas mecânicas do futuro em “empresas modernas”.
Como preparar minha oficina mecânica para o futuro
Como falamos anteriormente, as oficinas mecânicas do futuro estão atreladas à tecnologia. Você precisa começar esta transformação digital agora, para deixar sua oficina pronta para receber os novos saltos tecnológicos que já batem à sua porta. Por exemplo, os carros elétricos. Ainda que a produção seja pequena, já se faz necessário ter uma equipe que pense como atender a esse tipo de automóvel.
É fundamental pesquisar possíveis irregularidades mecânicas e outras características fundamentais para o bom funcionamento dos veículos elétricos.
Contudo, você já deve ter percebido que esta transformação não se dá apenas no âmbito técnico, não é mesmo? Pelo contrário, ela envolve também uma mudança na gestão do negócio.
Veja agora outras ações importantes para preparar sua oficina mecânica:
Organize e digitalize os processos
Separe os locais específicos para os itens e garanta o fácil acesso às informações. Isso reduz o desperdício de tempo, evita que peças sejam perdidas ou trocadas entre os veículos, além do fato de que aumenta a rentabilidade.
Capacite a equipe
Não só para o conhecimento técnico, mas também para o atendimento. Entregue qualidade e certifique-se de que o cliente saia satisfeito. Estimule o crescimento profissional e motive a equipe a acompanhar as boas práticas do mercado.
Ofereça serviços diferenciados
Conheça bem a concorrência para se destacar dela no que se refere à prestação de serviços. Depois, escolha qual diferencial deverá ser trabalhado: pode ser redução de preço, aumento da qualidade, maior gama de serviços etc.
Reduza o prazo de entrega
Todos sabemos como é ruim ficar sem carro. Por isso, é imprescindível que se trabalhe com prazos competitivos. Mantenha a qualidade, mas não demore demais, a ponto de irritar ou prejudicar seu cliente.
Tenha fornecedores confiáveis
Para isso, compre de quem tem uma boa confiabilidade no mercado e esteja geograficamente próximo. Descumprimento dos prazos acertados e a entrega de peças de qualidade inferior indicam a necessidade de troca.
Invista em Marketing
Imprima panfletos, anuncie em veículos de comunicação, faça promoções, eventos e, sobretudo, utilize o Marketing Digital. Esteja nas redes sociais, tenha um site atrativo, produza conteúdos que sejam relevantes para seu cliente.
Fidelize seu cliente
Os cartões de fidelidade são uma ótima iniciativa. Porém, o mais importante é manter sempre um bom relacionamento com o cliente, de forma que ele não considere a hipótese de buscar sua concorrência.
Conclusão
Em suma, precisamos construir hoje as oficinas mecânicas do futuro. Elas demandam muita preparação técnica para acompanhar os saltos tecnológicos, assim como também muita qualificação na prestação do serviço e no relacionamento com o cliente.
Isso passa necessariamente pela utilização de máquinas e equipamentos de última geração, como os da Engecass. São elevadores automotivos, rampas de alinhamento, balanceadoras de rodas, desmontadoras de rodas, alinhadores de direção e uma infinidade de acessórios indispensáveis.
Fale conosco e solicite um orçamento.
Conte com a gente para deixar sua oficina pronta para os novos desafios.
0 comentários