Atendimento ao cliente: como treinar seu mecânico para atender cada vez melhor

29 mar, 2019 | Autocenter, Dicas para gestão, Oficina Mecânica | 0 Comentários

Você sabe como realizar um atendimento ao cliente eficiente? Essa é uma pergunta que embora pareça ser irrelevante, pode fazer uma grande diferença na sua oficina mecânica ou auto center.

É que um bom atendimento ao cliente é um dos fatores que determinam o sucesso do seu negócio. No entanto, para oferecer um atendimento de qualidade é necessário treinar o seu mecânico. Porém, você sabe como fazer isso?

Neste post, daremos algumas dicas sobre o assunto. Você vai saber o que fazer para oferecer um atendimento especial ao seu consumidor e, assim, fidelizar clientes.

Afinal, um sorriso no rosto, a atenção ao consumidor e até mesmo o jeito de você ou sua equipe falarem são capazes de causar uma boa impressão em quem procura por seus serviços, não é verdade?

E aí, ficou interessado em aprender algumas dicas? Continue com a gente e leia o nosso artigo!

[E-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar gratuitamente | Engecass

Tenha um planejamento para treinar seus mecânicos

Você precisa planejar para oferecer um bom treinamento aos seus mecânicos. Para isso, levante as demandas que devem ser trabalhadas para otimizar o atendimento na oficina.

Faça uma reunião com os profissionais e colete feedbacks de clientes para que se tenha um diagnóstico correto sobre como ocorrem os processos na oficina e o que tem necessidade de ser melhorado.

Mostre os processos da oficina e do auto center

Todos os colaboradores da oficina mecânica e do auto center precisam conhecer os serviços que são oferecidos e como tudo funciona no organograma do estabelecimento.

Isso não quer dizer que um funcionário deva saber realizar o trabalho do outro, mas sim que sabe quem é o responsável de cada área, podendo orientar o cliente sobre com quem falar.

Esse processo esclarece a compreensão dos mecânicos e facilita o processo decisório e a obtenção de um atendimento mais assertivo.

Divulgue a cultura da empresa

Outra maneira de treinar seu mecânico para oferecer um bom atendimento ao cliente é divulgar a cultura da sua empresa.

Portanto, fale sobre a missão, a visão e os valores que norteiam o seu auto center e sua oficina mecânica. Esses valores são transmitidos de cima para baixo no nível hierárquico, ou seja, dos gestores para os funcionários.

Dentro desse contexto, aproveite para orientar seus mecânicos sobre as normativas previstas na cultura da sua empresa para que tais valores sejam trabalhados.

Oriente sobre a comunicação com os clientes

Para oferecer um bom atendimento ao cliente, oriente seus mecânicos sobre como falar com seus consumidores. Ressalte sobre a importância dos processos comunicacionais nas ações cotidianas.

É importante enfatizar que os clientes buscam por um atendimento qualificado e profissional, mas também por simpatia, transparência e cordialidade na prestação de serviços.

Também oriente seus mecânicos para que eles façam a coleta de feedbacks e retornos que os clientes darem sobre os serviços oferecidos pela oficina, de modo que o atendimento possa ser sempre aperfeiçoado.

Seja educado na hora do atendimento

Não receba o cliente de maneira fria, indelicada ou grosseira. Toda e qualquer pessoa que trabalhe com atendimento ao cliente precisa entender que é importante ser educado.

Portanto, oriente seu mecânico para que ele atenda o cliente com um sorriso, saiba dar “bom dia” ou “boa tarde”. Esses pequenos gestos fazem uma grande diferença na oficina ou no auto center, pois causam uma boa impressão da sua empresa.

Atenda seu cliente de imediato

Instrua seus funcionários e mecânicos para sempre atender os clientes que entram na oficina, mesmo que estejam no meio de outro atendimento.

Uma pequena palavra por parte do funcionário já é o suficiente para que o cliente saiba que foi percebido e que será atendido tão logo algum atendente puder ajudá-lo.

Também é importante sempre instruir os seus mecânicos para que eles peçam licença ao cliente que estão atendendo, para falar com o outro cliente que acaba de chegar. Essa atitude mostra o quanto a sua empresa é atenciosa com quem procura pelos serviços que ela oferece.

Valorize a sua equipe

Você sabia que quando sua equipe é valorizada isso reflete no atendimento ao cliente? Portanto, você deve valorizar a sua equipe.

Preste atenção a contratação, explique ao colaborador da oficina o funcionamento da empresa e as funções que ele desempenhará no dia a dia. Também é importante explicar os conceitos de qualidade e garantia que são essenciais para captar e fidelizar os clientes nesse segmento.

Além disso, faça com que todo o seu time de profissionais tenha conhecimento sobre os serviços oferecidos, bem como as técnicas de atendimento ao cliente.

Assim, ao compartilhar o conhecimento é possível desenvolver um trabalho de qualidade, que beneficiará diretamente ao consumidor final.

Seja claro na hora de passar o valor do serviço

Outra maneira de você oferecer um atendimento ao cliente com qualidade é passar o valor do serviço. É fundamental ser realista.

É bom lembrar que hoje os clientes conseguem realizar pesquisas na internet sobre os preços das peças e até da mão de obra em apenas alguns segundos. Por isso, valorize a honestidade ao realizar o orçamento na sua oficina.

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda algumas estratégias para o seu auto center se destacar e atrair novos clientes!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *