Escolha uma Página

Um dos maiores desafios de quem trabalha com oficina mecânica é aumentar a produtividade. Para que você aumente a produtividade da sua oficina é preciso fazer algumas mudanças tanto na rotina de trabalho, no ambiente e também em sua equipe. Muitas vezes com uma simples atitude é possível conseguir resultados satisfatórios em relação à produtividade.

Mas o que fazer para que você aumente a produtividade da sua oficina mecânica? Neste post, você vai aprender 8 passos valiosos que vão ajudá-lo nesse desafio e ao mesmo tempo ter sucesso em seu negócio. Ficou interessado no assunto? Pois então, acompanhe com muita atenção o nosso post!

1º Passo – Crie uma rotina para o trabalho

Em qualquer ramo, a disciplina é tudo. Ela deve ser o primeiro passo para que você aumente a produtividade da sua oficina. Ser disciplinado, ter uma rotina de trabalho bem elaborada vão lhe ajudar a atender melhor seus clientes e a melhorar os resultados da sua empresa.

Para isso, comece o dia verificando seu estoque, faça a reposição das peças que estiverem em falta e acompanhe as tarefas já agendadas para aquele dia. Encerre seu trabalho conferindo as finanças.

2º Passo – Organize sua oficina mecânica

Uma boa maneira de organizar sua oficina mecânica, é começando pelas ferramentas. Coloque-as em caixas específicas, escolha um ambiente da sua oficina e faça prateleiras para cada tipo de ferramenta que for utilizada para reparos e manutenções.

Também dá para comprar carrinhos específicos para ferramentas, onde você poderá organizá-las e guardá-las. Outra dica é em relação aos automóveis. Separe-os por urgência de reparos e manutenções. Isso ajuda a não se atrapalhar com a entrega das demandas.

3º Passo – Treine sua equipe de trabalho

Quando uma equipe sabe o que faz e trabalha entrosada, isso faz toda a diferença no desempenho da oficina mecânica. Se você trabalha com uma equipe contratada ou sócios, já deve saber como é importante que você e seus parceiros tenham completado suas próprias tarefas na hora certa.

Planeje as tarefas de cada membro da sua equipe e promova treinamentos para que eles aprendam a otimizarem o próprio tempo. Melhores técnicas, ordem adequada para cumprir determinadas tarefas e, organização são lições importantes para o funcionamento de uma equipe.

4º Passo – Use a tecnologia para agilizar o trabalho

Algumas ferramentas e alguns equipamentos podem poupar boa parte do seu tempo. Adquira elevadores automotivos, tenha uma boa balanceadora de rodas, invista em alinhadores e em desmontadoras de pneus. Todos esses equipamentos vão facilitar seu trabalho e aumentar a produtividade na sua oficina mecânica.

5º Passo – Seja comunicativo com sua equipe

Para que você aumente a produtividade da sua oficina, seja comunicativo com sua equipe. A comunicação é uma das dicas mais importantes para você agilizar os trabalhos dentro do seu negócio. Converse com técnicos e com seus funcionários sobre o progresso dos reparos. Certifique de que todos os funcionários possam chegar até a você para reportar soluções e falar sobre os problemas.

6º Passo – Controle o estoque da sua oficina

Outro passo para que você aumente a produtividade da sua oficina é controlar o estoque. Não gaste além da conta e não tenha peças ou produtos “parados”. Tudo isso pode significar desperdício ou prejuízo para sua oficina mecânica. O controle de estoque é uma das ferramentas de qualidade no atendimento dos clientes. E para fazer esse controle, você pode ter em sua empresa um sistema de gestão de estoque. Ele o ajudará a identificar as peças que não precisam ser repostas e as que deverão ser compradas.

O sistema de gestão também ajuda a fazer uma reserva técnica de estoque de peças que serão utilizadas na sua oficina mecânica. Essa reserva aumenta a qualidade do seu atendimento e auxilia o aumento da produtividade na sua oficina. Ela também permite que os mecânicos trabalham de forma contínua nas demandas que foram destinadas para cada um deles. Os programas de gestão de estoque têm informações precisas sobre as demandas da oficina, o que auxilia no registro das reservas técnicas para a oficina.

7º Passo – Monitore os resultados

Outra dica importante para que você aumente a produtividade da sua oficina é monitorar os resultados por meio de um Gestor da Oficina, um programa específico voltado à gestão de negócios. Com as ferramentas adequadas você elabora um plano de trabalho baseado nos tempos disponíveis que sua oficina possui de cada mecânico. Com a disponibilização do tempo, dá para planejar a carga de trabalho que pode ser vendida durante o mês.

O Gestor da Oficina possui painéis específicos que ajudam a controlar e a monitorar os serviços que serão executados em tempo real. Através destes painéis é possível comunicar o cliente sobre o andamento dos serviços e melhorar a previsibilidade da entrada a entrega do veículo. O painel permite controlar a produtividade e a eficiência dos mecânicos, podendo analisar os melhores desempenhos e identificar os colaboradores que precisam de treinamento para determinados tipos de serviços.

8º Passo –  Atenda com atenção seus clientes

Um dos segredos para que você aumente a produtividade da sua oficina é atender com atenção seus clientes. Um cliente satisfeito recomendará os seus serviços para familiares e amigos. Portanto, tenha em sua oficina mecânica um espaço para receber o cliente. Você pode separar uma pequena sala para isso, ou dividir a entrada da oficina só para o atendimento.

Se for possível, crie uma espécie de recepção. Separe um cantinho para água e café e não se esqueça do público feminino. Para atrair qualquer cliente, inclusive as mulheres, tenha uma oficina sempre limpa e organizada. As mulheres apreciam oficinas que passam a ideia de serem caprichosas.

Atenda-com-atenção-os-clientes-da-sua-oficina

Atenda-com-atenção-os-clientes-da-sua-oficina

Portanto, para que você aumente a produtividade da sua oficina, coloque esses 8 passos em prática. Com eles você irá atrair e fidelizar clientes. Além disso,  terá uma oficina mais organizada e poderá se destacar ainda mais no mercado automotivo.

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais sobre gestão de negócios e oficinas mecânicas? A Engecass tem sempre conteúdos importantes para você! Por isso, baixe o nosso e-book e aprenda 60 dicas para oficinas mecânicas!