Balanceadora de pneus: o que você deve cuidar?

6 maio, 2022 | Rodas, Super Dicas | 0 Comentários

O balanceamento de rodas é um procedimento essencial e regular, que promove o equilíbrio das rodas, pneus, válvulas ou câmaras do veículo através de contrapesos de chumbo. Para fazê-lo corretamente, é preciso utilizar uma boa balanceadora de pneus, que garanta essa regulagem de forma eficiente, segura e com rapidez.

[rock-convert-pdf id=”1288″]

Além de facilitar o trabalho no seu auto center, ela garantirá um serviço de maior qualidade para os seus clientes.

E se você quer saber mais sobre o que é, para que serve e como investir na melhor balanceadora de pneus, não deixe de conferir este post até o final e tomar notas das dicas que separamos a seguir.

O que é e para que serve uma balanceadora de pneus?

Como bem destacamos acima, a balanceadora de pneus, ou balanceadora de rodas, é um equipamento essencial para oficinas mecânicas, borracharias e auto centers, que buscam oferecer serviços mais ágeis, com segurança e qualidade a seus clientes.

Na prática, tal equipamento automotivo permite, balancear as rodas, no intuito de permitir uma rodagem mais linear e correta, sem, por exemplo, desgastar os pneus e até mesmo garantir mais segurança na condução do veículo.

Isso se torna necessário e regular para todos os automóveis após um tempo de uso, já que naturalmente a tendência é que as peças se movam e acabem influenciando a direção.

 

Por que usar uma balanceadora de pneus?

A balanceadora de pneus proporciona mais segurança na hora de você executar os serviços. Com ela, você também economiza tempo fazendo o trabalho e tem mais qualidade. É importante lembrar que o balanceamento de pneus oferece mais equilíbrio ao automóvel. Além disso, o motorista também é beneficiado, pois, se sentirá mais confortável na direção do carro.

Você também deve utilizar a balanceadora de pneus quando o cliente perceber trepidações na carroceria do carro. Isso pode ser sinal de que há um possível desbalanceamento das rodas traseiras. Então, o melhor que você deve fazer é oferecer ao consumidor um serviço de balanceamento das rodas, não é mesmo?

Se os pneus estiverem tortos, a balanceadora os direciona para os ângulos corretos. O procedimento pode ser feito com o balanceador  local (no próprio carro e sem a retirada das rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do veículo).

 

Quais os problemas que o equipamento pode identificar?

E para entender melhor que tipo de problemas e diagnósticos a sua balanceadora de pneus pode detectar, nós destacamos alguns exemplos práticos a seguir. Confira!

 

Estático

Este é um desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é parecida a uma roda deformada ou fora do centro. O desequilíbrio estático faz a roda pular, a vibração é sentida em velocidades próximas a 60 Km/h e, aumenta gradativamente com a velocidade do veículo.

 

Dinâmico

Este desequilíbrio é como se fosse um par de forças. Ele é percebido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância, isto é, a partir dos 70/80km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda se mover para os lados.

 

O que acontece se o balanceamento não for feito corretamente?

Seu auto center precisa ser equipado com a balanceadora de pneus para você poder oferecer o serviço a seus clientes. Eles devem saber que essa manutenção tem que ser realizada periodicamente e se ela não for feita corretamente pode causar vários danos no veículo como:

  • Vibrações no volante;
  • Desconforto para o motorista devido às trepidações;
  • Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
  • Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
  • Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
  • Diminuição da vida útil de componentes da suspensão do carro;
  • Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular.

 

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Quando sugerir o balanceamento?

Como bem destacado anteriormente, o balanceamento de rodas é um serviço necessário e regular para todos os veículos, independentemente do tamanho, porte ou modelo.

Em geral, é recomendando dentro de um limite de rodagem, mas isso pode variar de acordo com diversos outros fatores, tais como: tempo do veículo, qualidade dos pneus, forma de condução do motorista etc.

A seguir, destacamos algumas dicas essências sobre quando oferecer o serviço de balanceamento. Confira!

Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados

Caso os pneus atingem a 10 mil km rodados, você deve incentivar ao cliente fazer o balanceamento. Isso evitará que vários problemas apareçam. É importante deixar claro que a manutenção do automóvel deve ser feita no tempo certo, pois dessa maneira, a vida útil dos pneus será prolongada.

 

Quando forem trocados por novos

Quando os clientes trocarem os pneus do automóvel por novos é necessário fazer o balanceamento. Isso porque há uma grande diferença entre dirigir um veículo com o pneu mais usado e com pneu novo. O motorista pode sentir trepidações no volante e observar que o carro não está na trajetória desejada.

 

Quando for feito rodízio de pneus

Assim como acontece com os pneus novos, sempre que for feito o rodízio é necessário utilizar a balanceadora de pneus para fazer o serviço. Ao trocar os pneus, o condutor do veículo poderá sentir uma mudança na forma de dirigir, por isso é importante verificar o balanceamento das quatro rodas.

 

Quando o motorista sentir vibrações no volante

Caso o cliente chegue em seu auto center reclamando de vibração no volante, utilize a balanceadora de pneus para que a assistência seja feita de maneira adequada. Também não se esqueça que o cliente satisfeito poderá recomendar seus serviços para os familiares e amigos.

 

Quais os principais tipos e modelos de balanceadoras de pneus?

Hoje, o mercado conta com diferentes soluções e equipamentos automotivos de todo tipo, agregando assim mais qualidade, tecnologia, segurança e satisfação aos estabelecimentos.

E para conhecer um pouco mais sobre os melhores modelos de balanceadoras de rodas, nós destacamos alguns exemplos renomados. Confira!

 

Balanceadora de Rodas Computadorizada

Balanceadora de Rodas Computadorizada ENGECASS

As balanceadoras computadorizadas são equipamentos extremamente robustos e modernos, contando com acionamentos motorizados e automáticos, o que facilita e otimiza os serviços de balanceamento nas oficinas mecânicas.

Entre os principais diferenciais de uma boa balanceadora computadorizada, vale destacar seu circuito eletrônico e frenagem, acionamento automático ao término das medições e sistema de medição da distância da roda manual.

 

Balanceadora de Rodas Manual

Balanceadora de Rodas Manual ENGECASS

Robustez e praticidade, a balanceadora de rodas manual é um clássico em diferentes oficinas mecânicas. O equipamento garante mais segurança na hora de você executar os serviços dentro do seu auto center. Além de economizar tempo fazendo um trabalho com mais qualidade. Ela é de simples operação e possui um dispositivo de engate rápido, que facilita a fixação da roda.

 

Balanceadora para linha pesada

Balanceadora para linha pesada

Se a sua oficina mecânica ou auto center tem como clientes caminhões, vans e micro ônibus, há equipamentos específicos e mais robustos para realizar o serviço de balanceamento para linha pesada.

Na prática, esses equipamentos automotivos oferecem as mesmas soluções que os anteriores, porém com mais robustez e qualidade, podendo atender rodas e pneus de grande porte.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter uma balanceadora de pneus em seu auto center,  assim poderá oferecer um serviço de qualidade, não é mesmo? Afinal, todo cliente quer contar com uma empresa que consiga resolver seus problemas.

Bal-66 Pro

A Bal-66 Pro é o novo produto em lançamento da Engecass! Ela faz a medição automática de largura e tem visor LCD 17 polegadas. Além disso, ela faz parte de uma linha especial para clientes exigentes, pois é uma balanceadora que agiliza o processo e moderniza o empreendimento, dando mais precisão e resultado ao trabalho, e oferece assim, maior credibilidade. 

 

Quer saber mais e como investir em uma balanceadora de pneus de alta tecnologia e com a garantia de máxima qualidade para os seus serviços? Então, não deixe de acessar nosso site e confira os produtos da Engecass.

 

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *