O benchmarking é uma estratégia que busca a absorção de boas práticas na gestão de um negócio. Isso inclui avaliar as ações dos seus concorrentes de modo a manter a sua empresa sempre à frente em determinado ramo de seguimento.
Em outras palavras, essa estratégia significa “ponto de referência”, ou seja, o benchmarking diz respeito ao comportamento das empresas líderes no mercado. No entanto, para que você possa entender tudo sobre essa estratégia, preparamos este post. Vamos explicar o que é benchmarking, como implementá-lo em sua oficina mecânica e quais as vantagens desse conceito. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Leia com muita atenção o nosso artigo!
O que é benchmarking?
Como já explicamos no início deste post, benchmarking é uma estratégia aplicada na gestão de negócios. Isso significa que você deve avaliar o que seus principais concorrentes andam fazendo para estarem sempre à frente da sua oficina mecânica.
Um exemplo disso seria um concorrente direto cujo estabelecimento está localizado próximo a sua oficina mecânica ou auto center. Você pode até acreditar que a maioria dos clientes opta pelo serviço do seu concorrente e não pelo seu.
Os motivos seriam os preços mais competitivos, um bom atendimento e uma oficina mecânica que passa a imagem de um ambiente mais organizado e com uma boa infraestrutura, tanto física quanto de equipamentos.
Quando você observa o concorrente com a visão do benchmarking, você realiza um exercício de ponderação e verifica a maneira que vai se equiparar a seu concorrente. No entanto, é preciso ter cuidado com a palavra ponderação, pois copiar alguns processos não é a melhor alternativa para sua empresa.
Vamos a outro exemplo: em relação aos preços praticados. Muitas vezes, seu concorrente tem um preço mais em conta do que o seu, e os fatores que contribuem para isso são desconhecidos. Nesse caso, a explicação pode ser os fornecedores, cujas condições de pagamento são melhores que as que você conseguiu. Ou, ainda, seu concorrente não paga a mão de obra baseado na média do mercado, ou seja, os profissionais que trabalham na oficina recebem menos.
Enfim, esses fatores não são muito fáceis de serem conhecidos. Dessa forma, reajustar sua tabela de preços deliberadamente pode não ser uma boa decisão para sua oficina mecânica, uma vez que sustentar essas condições por muito tempo não será ideal para a saúde financeira da sua empresa.
Portanto, para tomar qualquer tipo de decisão, você precisa se planejar. Se você quiser alterar sua tabela de preços, por exemplo, também deverá pensar em diminuir seus custos. Entretanto, se ao refletir, você decidir “atacar” por outras frentes, melhorar o serviço e o atendimento, pode ser a melhor estratégia, pois isso não envolve muitos custos. Ao trabalhar esses aspectos, você adapta as boas práticas de seu concorrente a sua realidade.
Até aqui você já deve ter percebido que tudo demanda de uma avaliação, não é verdade? Por isso, a dica é pensar em estratégias referenciadas nos líderes do mercado e que possam ser implementadas em seu negócio sem trazer prejuízos ou problemas de execução.
Como implementar o benchmarking?
1. Estabeleça objetivos
Um dos primeiros passos para você implementar o benchmarking na sua oficina mecânica é estabelecer objetivos. É preciso conhecer quais os pontos que você pretende melhorar em seu negócio. Entretanto, uma pesquisa e análise da concorrência pode não proporcionar bons resultados, por isso, você deve saber aonde quer chegar com sua empresa.
Nesse sentido, tenha objetivos para aplicar o benchmarking. Dessa forma, você não perderá tempo ao avaliar os pontos que não são essenciais no momento.
2. Mapeie a concorrência
O mapeamento é o ponto central do benchmarking. Aí você vai aplicar o conceito e sistematizar todas as informações obtidas. Caso o número de oficinas avaliadas seja grande, talvez você deverá utilizar planilhas eletrônicas para realizar a coleta de dados e assim aplicar a estratégia.
3. Analise os resultados
Logo que o benchmarking é implementado, os resultados podem aparecer. Por isso, muitos proprietários e gestores de oficinas mecânicas param por aqui, o que não é recomendado. Se você tiver um resultado positivo, deverá ter novas alternativas e pontos de melhoria.
Quais são as vantagens desse conceito?
Você conhece melhor seu negócio
Com o benchmarking, você conhece melhor seu negócio, pois ao utilizar estratégias corretas, você alcança as melhores posições em relação aos seus concorrentes, o que ajudará a se destacar no mercado automotivo e ao mesmo tempo fará com que você tenha mais lucro em sua oficina mecânica.
Você acompanha as tendências do mercado
Ao observar as boas práticas das outras empresas que têm mais credibilidade no mercado, você adquire mais conhecimento sobre as tendências e as novidades, uma vez que essas organizações vão implantar inovações antes das outras.
Dessa maneira, o benchmarking fará com que sua oficina mecânica se equipare as outras empresas e elas no que diz respeito às novas tecnologias e a execução de processos.
Você evita o comodismo
Muitos proprietários de oficina mecânica ficam acomodados quando têm uma parcela garantida do seu mercado. Isso é uma maneira errada de pensar, pois pode refletir, a longo prazo, de maneira negativa no seu negócio.
Lembre-se que não existe uma empresa capaz de sobreviver sem avaliar o mercado e realizar os ajustes em seus produtos ou serviços. Por isso, o benchmarking é um aliado para todos os seguimentos, pois o comodismo não é uma opção para os proprietários de oficina mecânica que desejam adotar essa estratégia em seus negócios.
E aí, gostou de aprender um pouco sobre o benchmarking? Agora que você conhece esse conceito, sabe como aplicá-lo e viu suas vantagens, você já pode buscar as informações necessárias para encontrar os meios saudáveis e aplicar essas boas práticas na sua oficina mecânica, não é verdade? Pense nisso e se destaque no mercado automotivo!
Quer ler um pouco mais sobre gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post e aprenda a fazer um planejamento para sua oficina mecânica!
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