Benchmarking para oficina mecânica

27 mar, 2018 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

O benchmarking é uma estratégia que busca a absorção de boas práticas na gestão de um negócio. Isso inclui avaliar as ações dos seus concorrentes de modo a manter a sua empresa sempre à frente em determinado ramo de seguimento.

Em outras palavras, essa estratégia significa “ponto de referência”, ou seja, o benchmarking diz respeito ao comportamento das empresas líderes no mercado. No entanto, para que você possa entender tudo sobre essa estratégia, preparamos este post. Vamos explicar o que é benchmarking, como implementá-lo em sua oficina mecânica e quais as vantagens desse conceito. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Leia com muita atenção o nosso artigo!

O que é benchmarking?

Como já explicamos no início deste post, benchmarking é uma estratégia aplicada na gestão de negócios. Isso significa que você deve avaliar o que seus principais concorrentes andam fazendo para estarem sempre à frente da sua oficina mecânica.

Um exemplo disso seria um concorrente direto cujo estabelecimento está localizado próximo a sua oficina mecânica ou auto center. Você pode até acreditar que a maioria dos clientes opta pelo serviço do seu concorrente e não pelo seu.

Os motivos seriam os preços mais competitivos, um bom atendimento e uma oficina mecânica que passa a imagem de um ambiente mais organizado e com uma boa infraestrutura, tanto física quanto de equipamentos.

Quando você observa o concorrente com a visão do benchmarking, você realiza um exercício de ponderação e verifica a maneira que vai se equiparar a seu concorrente. No entanto, é preciso ter cuidado com a palavra ponderação, pois copiar alguns processos não é a melhor alternativa para sua empresa.

Vamos a outro exemplo: em relação aos preços praticados. Muitas vezes, seu concorrente tem um preço mais em conta do que o seu, e os fatores que contribuem para isso são desconhecidos. Nesse caso, a explicação pode ser os fornecedores, cujas condições de pagamento são melhores que as que você conseguiu. Ou, ainda, seu concorrente não paga a mão de obra baseado na média do mercado, ou seja, os profissionais que trabalham na oficina recebem menos.

Enfim, esses fatores não são muito fáceis de serem conhecidos. Dessa forma, reajustar sua tabela de preços deliberadamente pode não ser uma boa decisão para sua oficina mecânica, uma vez que sustentar essas condições por muito tempo não será ideal para a saúde financeira da sua empresa.

Portanto, para tomar qualquer tipo de decisão, você precisa se planejar. Se você quiser alterar sua tabela de preços, por exemplo, também deverá pensar em diminuir seus custos. Entretanto, se ao refletir, você decidir “atacar” por outras frentes, melhorar o serviço e o atendimento, pode ser a melhor estratégia, pois isso não envolve muitos custos. Ao trabalhar esses aspectos, você adapta as boas práticas de seu concorrente a sua realidade.

Até aqui você já deve ter percebido que tudo demanda de uma avaliação, não é verdade? Por isso, a dica é pensar em estratégias referenciadas nos líderes do mercado e que possam ser implementadas em seu negócio sem trazer prejuízos ou problemas de execução.

Como implementar o benchmarking?

1. Estabeleça objetivos

Um dos primeiros passos para você implementar o benchmarking na sua oficina mecânica é estabelecer objetivos. É preciso conhecer quais os pontos que você pretende melhorar em seu negócio. Entretanto, uma pesquisa e análise da concorrência pode não proporcionar bons resultados, por isso, você deve saber aonde quer chegar com sua empresa.

Nesse sentido, tenha objetivos para aplicar o benchmarking. Dessa forma, você não perderá tempo ao avaliar os pontos que não são essenciais no momento.

2. Mapeie a concorrência

O mapeamento é o ponto central do benchmarking. Aí você vai aplicar o conceito e sistematizar todas as informações obtidas. Caso o número de oficinas avaliadas seja grande, talvez você deverá utilizar planilhas eletrônicas para realizar a coleta de dados e assim aplicar a estratégia.

3. Analise os resultados

Logo que o benchmarking é implementado, os resultados podem aparecer. Por isso, muitos proprietários e gestores de oficinas mecânicas param por aqui, o que não é recomendado. Se você tiver um resultado positivo, deverá ter novas alternativas e pontos de melhoria.

Quais são as vantagens desse conceito?

Você conhece melhor seu negócio

Com o benchmarking, você conhece melhor seu negócio, pois ao utilizar estratégias corretas, você alcança as melhores posições em relação aos seus concorrentes, o que ajudará a se destacar no mercado automotivo e ao mesmo tempo fará com que você tenha mais lucro em sua oficina mecânica.

Você acompanha as tendências do mercado

Ao observar as boas práticas das outras empresas que têm mais credibilidade no mercado, você adquire mais conhecimento sobre as tendências e as novidades, uma vez que essas organizações vão implantar inovações antes das outras.

Dessa maneira, o benchmarking fará com que sua oficina mecânica se equipare as outras empresas e elas no que diz respeito às novas tecnologias e a execução de processos.

Você evita o comodismo

Muitos proprietários de oficina mecânica ficam acomodados quando têm uma parcela garantida do seu mercado. Isso é uma maneira errada de pensar, pois pode refletir, a longo prazo, de maneira negativa no seu negócio.

Lembre-se que não existe uma empresa capaz de sobreviver sem avaliar o mercado e realizar os ajustes em seus produtos ou serviços. Por isso, o benchmarking é um aliado para todos os seguimentos, pois o comodismo não é uma opção para os proprietários de oficina mecânica que desejam adotar essa estratégia em seus negócios.

E aí, gostou de aprender um pouco sobre o benchmarking? Agora que você conhece esse conceito, sabe como aplicá-lo e viu suas vantagens, você já pode buscar as informações necessárias para encontrar os meios saudáveis e aplicar essas boas práticas na sua oficina mecânica, não é verdade? Pense nisso e se destaque no mercado automotivo!

Quer ler um pouco mais sobre gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post e aprenda a fazer um planejamento para sua oficina mecânica!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *