Você que trabalha no setor automotivo já deve ter escutado falar em carros conectados, não é verdade? O automóvel de hoje tem a mesma capacidade de 20 computadores, possui cerca de 100 milhões de linhas de código de programação e processa até 25 gigabytes de dados por hora. No entanto, se você deseja saber como funciona essa tecnologia automotiva, continue com a gente e preste atenção no artigo!
O que são os carros conectados?
Carros conectados são automóveis que otimizam a comunicação da sua própria operação e manutenção. Eles também oferecem comodidade e conforto ao motorista e passageiros. São veículos que utilizam sensores internos e possibilitam a conectividade com outras pessoas, automóveis e serviços.
Um carro conectado tem vários recursos que se diversificam em categorias como aparelhos para diagnósticos, informação, segurança e soluções de eficiência. Ou seja, não há limites para as funções dos carros conectados ou iot carros.
Como esses automóveis funcionam?
Os carros conectados têm várias funções que podem ser divididas em:
Funções de info-entretenimento
- Conexão a aplicativos de smartphone, iOS e Android;
- Informações sobre tráfego, alagamentos, colisões, manifestações e outros alertas de segurança;
- Serviços de assistência que alertam o motorista sobre quando iniciar o percurso para chegar a tempo em um compromisso agendado;
- Acesso a música, áudio, podcasts, rádio via internet por meio de tablet ou smartphone;
- Aplicativos que reproduzem música de acordo com o estado emocional do condutor;
- Comando de voz para reproduzir música e exibir restaurantes mais próximos;
- Conexão Wi-Fi dentro do veículo com pré-instalação de um SIM Card ativo;
- Assistência quando o tanque de gasolina está baixo;
- Função bluetooth que permite ao motorista usar o celular ou smartphone para fazer e receber ligações e transmitir música a partir de vários dispositivos.
Funções de Segurança
- Assistência de estrada com apoio de uma equipe de atendimento;
- Ajuda de tráfego, segurança e aviso de acidentes;
- Conexão aos sistemas de mapeamento e redes como Google Maps, Waze ou TomTom.
Eficiência de Diagnóstico
- Alerta de manutenção necessária e problemas com o próprio carro;
- Prognóstico preditivo com avisos para os proprietários de carros quando o motor de arranque, de combustível ou bateria estão prestes a falhar;
- Relatórios de saúde captados por sensores;
- Função remota de ligar o motor do automóvel;
- Abrir e fechar a porta remotamente;
- Acionar o ar condicionado de modo remoto;
- Refrigerar ou aquecer o carro com comando remoto;
- Função remota de identificação e localização do carro;
- Alerta e monitorização do adolescente e do idoso.
Tem ainda a função de geolocalização que conecta o automóvel a qualquer sistema de navegação atualizado através de um aplicativo de smartphone, iPhone e Android, e sistema de navegação GPS. O seu cliente também receberá alertas de texto quando estiver fora do carro e conectado ao aplicativo, e tem acesso ao tráfego em tempo real com alternativas para evitar o trânsito congestionado.
Pagamentos
Em breve, seu cliente poderá fazer pagamentos online através de um carro conectado. A DocuSing e a Visa estão em fase de teste para oferecer essa função. Atualmente não existe um sistema operacional que domina a tecnologia da unidade principal do automóvel. O que há é o CarPlay, desenvolvido pela Apple e executado a partir do iPhone 5.
O dispositivo reproduz no display da tela os ícones que estão no celular e funciona com o auxílio de controle de voz. O Google tem o Android Auto, um sistema para smartphones Android semelhante ao CarPlay, que usa comandos de voz e botões do volante. Ambos os sistemas já funcionam em diversos modelos de automóveis no Brasil e no mundo.
O que esperar dos carros conectados no Brasil?
Segundo a Gartner, empresa de consultoria e pesquisa, até 2020, a Internet das Coisas (IoT) aplicada aos automóveis será uma realidade em 250 milhões de veículos. Então, já é possível imaginar o futuro automotivo, não é verdade? Seus clientes a bordo de carros conectados capazes de reconhecer as suas necessidades, por meio de algumas funcionalidades personalizadas.
Como você pode ver, os carros conectados chegam para ficar. No entanto, é preciso você estar preparado para os clientes que, em breve, terão esses automóveis. Para isso, você precisa fazer cursos e se preparar com equipamentos automotivos capazes de atender a sua demanda.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba qual é a melhor opção entre carros autônomos ou manuais.
0 comentários