Carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva

18 jun, 2019 | Autocenter, Concessionária, Informativos, Loja de Automóveis, Oficina Mecânica | 0 Comentários

A frota de carros elétricos e híbridos ainda é pequena no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2018, esses modelos representaram menos de 0,3% dos automóveis vendidos no país até julho. No entanto, uma coisa é certa. Os proprietários desses veículos precisam de atendimento especializado quando se trata de manutenção preventiva.

Tanto a oficina mecânica quanto o auto center precisam se preparar e investir em capacitações e equipamentos para darem conta dessa demanda, já que é uma tendência que esses carros eletrificados se tornem cada vez mais populares no futuro. Para você ter ideia, mesmo em países mais desenvolvidos, o mercado de carros elétricos e híbridos sofre com a falta de mecânicos especializados.

Um estudo recente realizado pelo Institute of the Motor Industry (IMI), na Inglaterra, revelou que 97% dos mecânicos do País não têm qualificação profissional para trabalhar com esse tipo de automóvel, especialmente se for para lidar com sistema de alta tensão e as exigências relacionadas à segurança.

Mas, e você? Sabe a diferença entre carros elétricos e híbridos, qual é o tipo de manutenção que é feita e sua importância? Essas e outras perguntas sobre o tema serão respondidas neste post. Acompanhe!

Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Muitas pessoas confundem um modelo de automóvel com outro. Os carros elétricos possuem motores que são alimentados por baterias recarregáveis. A eletricidade é o único combustível que faz o automóvel se movimentar.  Já os carros híbridos possuem dois motores: elétrico e combustão. Os dois trabalham em conjunto e são dos tipos híbrido-paralelo e híbrido-misto.

Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Qual é o tipo de manutenção entre eles e sua importância?

A manutenção que é feita em carros elétricos e híbridos é a preventiva. O condutor deve investir na manutenção preventiva ou pensar nessa ideia, pois quando se previne alguma coisa, o gasto é menor. No entanto, quando fizer a manutenção, não se esqueça de proteger o carro com um seguro para garantir que nada aconteça com o automóvel.

Como as oficinas e auto centers devem se adaptar para atender esses tipos de veículos?

Os modelos elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva. É que esses carros possuem características mais modernas e cada modelo tem particularidades que impõem desafios de reparação. Por isso, é importante que as oficinas mecânicas e auto centers invistam em treinamentos técnicos especializados para que seus colaboradores aprimorem os conhecimentos e manuseio desses veículos.

Além do treinamento dos colaboradores, é preciso adaptar as oficinas para que não aconteçam acidentes causados pelas baterias de alta tensão. Portanto, a oficina ou o auto center devem se preocupar com o local em que o automóvel será desmontado, que precisa ser isolado de água e demais condutores de energia.

Que tipo de oficina o cliente deve procurar?

A oficina ou o auto center precisam ter:

  • Qualificação técnica;
  • Equipamentos especializados para oficina e auto center;
  • Documentação em dia da oficina ou do auto center;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licença ambiental;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Como é feita a manutenção preventiva de carros elétricos e híbridos?

Os automóveis elétricos e híbridos são mais caros que os convencionais. No entanto, apesar disso, a manutenção preventiva é mais barata. Isso acontece porque os veículos elétricos e híbridos têm menos peças e acessórios. Dessa forma, o desgaste mecânico é menor e por isso, precisa de menos manutenção.

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Outro fato da manutenção de carros elétricos ser mais barata no Brasil é por conta dos motores. Esses automóveis têm um gerador elétrico que executa de forma natural tanto a partida quanto o motor em si, já nos convencionais é necessário ter um motor de partida ou alternadores.

Por que carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva?

Carros elétricos e híbridos possuem algumas particularidades e, por isso, é preciso ter cuidados extras no reparo. Os motores elétricos são alimentados por baterias de alta tensão (podendo chegar a 600 volts) trazendo riscos de choques elétricos fatais ao operador quando não são seguidos procedimentos para desativação de bateria e demais componentes que são energizados.

Portanto, para realizar a manutenção preventiva nesses automóveis é importante usar os equipamentos de proteção individual (EPI) para o operador. O local que o automóvel deve ser desmontado precisa ser isolado de água e demais condutores de energia elétrica.

Também é importante, durante a manutenção preventiva, ficar atento aos cabos laranja que o veículo possui. Esses cabos foram feitos para identificar os chicotes elétricos de alta tensão, o que facilita a visualização e a localização por parte do operador.

Além de todas essas informações acima, é importante também que as oficinas mecânicas e auto centers estarem preparadas com bons equipamentos automotivos em seus negócios, para que assim, possam realizar manutenções e serviços de maneira mais segura e ágil.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Agora que você já sabe que os carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva, terá ideia de como adaptar a sua oficina ou auto center para oferecer o serviço, não é verdade? Faça cursos de capacitação profissional e se prepare para atender a demanda de clientes com esse tipo de automóvel!

Quer saber das novidades sobre o mercado automotivo? Acesse o nosso próximo post e confira as tendências!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *