Escolha uma Página

A frota de carros elétricos e híbridos ainda é pequena no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2018, esses modelos representaram menos de 0,3% dos automóveis vendidos no país até julho. No entanto, uma coisa é certa. Os proprietários desses veículos precisam de atendimento especializado quando se trata de manutenção preventiva.

Tanto a oficina mecânica quanto o auto center precisam se preparar e investir em capacitações e equipamentos para darem conta dessa demanda, já que é uma tendência que esses carros eletrificados se tornem cada vez mais populares no futuro. Para você ter ideia, mesmo em países mais desenvolvidos, o mercado de carros elétricos e híbridos sofre com a falta de mecânicos especializados.

Um estudo recente realizado pelo Institute of the Motor Industry (IMI), na Inglaterra, revelou que 97% dos mecânicos do País não têm qualificação profissional para trabalhar com esse tipo de automóvel, especialmente se for para lidar com sistema de alta tensão e as exigências relacionadas à segurança.

Mas, e você? Sabe a diferença entre carros elétricos e híbridos, qual é o tipo de manutenção que é feita e sua importância? Essas e outras perguntas sobre o tema serão respondidas neste post. Acompanhe!

Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Muitas pessoas confundem um modelo de automóvel com outro. Os carros elétricos possuem motores que são alimentados por baterias recarregáveis. A eletricidade é o único combustível que faz o automóvel se movimentar.  Já os carros híbridos possuem dois motores: elétrico e combustão. Os dois trabalham em conjunto e são dos tipos híbrido-paralelo e híbrido-misto.

Qual é a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Qual é o tipo de manutenção entre eles e sua importância?

A manutenção que é feita em carros elétricos e híbridos é a preventiva. O condutor deve investir na manutenção preventiva ou pensar nessa ideia, pois quando se previne alguma coisa, o gasto é menor. No entanto, quando fizer a manutenção, não se esqueça de proteger o carro com um seguro para garantir que nada aconteça com o automóvel.

Como as oficinas e auto centers devem se adaptar para atender esses tipos de veículos?

Os modelos elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva. É que esses carros possuem características mais modernas e cada modelo tem particularidades que impõem desafios de reparação. Por isso, é importante que as oficinas mecânicas e auto centers invistam em treinamentos técnicos especializados para que seus colaboradores aprimorem os conhecimentos e manuseio desses veículos.

Além do treinamento dos colaboradores, é preciso adaptar as oficinas para que não aconteçam acidentes causados pelas baterias de alta tensão. Portanto, a oficina ou o auto center devem se preocupar com o local em que o automóvel será desmontado, que precisa ser isolado de água e demais condutores de energia.

Que tipo de oficina o cliente deve procurar?

A oficina ou o auto center precisam ter:

  • Qualificação técnica;
  • Equipamentos especializados para oficina e auto center;
  • Documentação em dia da oficina ou do auto center;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licença ambiental;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Como é feita a manutenção preventiva de carros elétricos e híbridos?

Os automóveis elétricos e híbridos são mais caros que os convencionais. No entanto, apesar disso, a manutenção preventiva é mais barata. Isso acontece porque os veículos elétricos e híbridos têm menos peças e acessórios. Dessa forma, o desgaste mecânico é menor e por isso, precisa de menos manutenção.

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Outro fato da manutenção de carros elétricos ser mais barata no Brasil é por conta dos motores. Esses automóveis têm um gerador elétrico que executa de forma natural tanto a partida quanto o motor em si, já nos convencionais é necessário ter um motor de partida ou alternadores.

Por que carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva?

Carros elétricos e híbridos possuem algumas particularidades e, por isso, é preciso ter cuidados extras no reparo. Os motores elétricos são alimentados por baterias de alta tensão (podendo chegar a 600 volts) trazendo riscos de choques elétricos fatais ao operador quando não são seguidos procedimentos para desativação de bateria e demais componentes que são energizados.

Portanto, para realizar a manutenção preventiva nesses automóveis é importante usar os equipamentos de proteção individual (EPI) para o operador. O local que o automóvel deve ser desmontado precisa ser isolado de água e demais condutores de energia elétrica.

Também é importante, durante a manutenção preventiva, ficar atento aos cabos laranja que o veículo possui. Esses cabos foram feitos para identificar os chicotes elétricos de alta tensão, o que facilita a visualização e a localização por parte do operador.

Além de todas essas informações acima, é importante também que as oficinas mecânicas e auto centers estarem preparadas com bons equipamentos automotivos em seus negócios, para que assim, possam realizar manutenções e serviços de maneira mais segura e ágil.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Agora que você já sabe que os carros elétricos e híbridos exigem mais cuidados na manutenção preventiva, terá ideia de como adaptar a sua oficina ou auto center para oferecer o serviço, não é verdade? Faça cursos de capacitação profissional e se prepare para atender a demanda de clientes com esse tipo de automóvel!

Quer saber das novidades sobre o mercado automotivo? Acesse o nosso próximo post e confira as tendências!