Carros elétricos ou híbridos: sua oficina está preparada?

24 maio, 2023 | Carros

Não há como fugir desta realidade: os carros elétricos ou híbridos vieram para ficar e já estão impactando o mercado de reparação automotiva. As oficinas mecânicas que quiserem crescer precisam se modernizar e capacitar seus mecânicos. 

A tendência é que este modelo de veículo se popularize cada vez mais. Primeiramente, em função da relação custo/benefício.

O preço hoje ainda é alto, mas a oferta já está ficando mais acessível. Por outro lado, os benefícios econômicos no médio prazo compensam o investimento, principalmente o combustível, que é bem mais barato, e as peças do veículo, que duram bem mais.  

Há também uma tendência mundial pela redução da queima de combustíveis fósseis, o que tem levado a indústria a fazer a transição para economia de baixo carbono. 

Neste artigo, vamos ver como os carros elétricos ou híbridos estão impactando as oficinas mecânicas e como elas devem se preparar para este novo perfil de mercado. Veja nosso índice:

  • Como está o mercado global?
  • E o mercado brasileiro?
  • Carros elétricos, híbridos ou plug-ins: quais as diferenças?
    • Carros Totalmente Elétricos
    • Carros Elétricos Híbridos
    • Carros Híbridos Plug-ins
  • Quais os impactos dos carros elétricos ou híbridos nas oficinas mecânicas?
    • Mudanças imediatas
    • Cuidados especiais com carro elétrico
  • Conclusão

 

Como está o mercado global?

As vendas globais estão crescendo significativamente.

Em 2020, a participação dos modelos de carros elétricos ou híbridos nas vendas totais era de 4%. Em 2022, passou para 14%. A previsão para 2023 é de chegar a 18%.

Estes dados são de um estudo que avalia a perspectiva global de veículos elétricos, o Global Electric Vehicle Outlook da AIE, Agência Internacional de Energia.

A agência afirma que 1 em cada 5 carros vendidos em 2023 será elétrico ou híbrido. Ou seja, estes veículos são atualmente uma das forças da nova economia global de energia. E cresce muito rapidamente.

E o mercado brasileiro?

A tendência também é de crescimento rápido. 

Uma pesquisa encomendada pelo Google e divulgada no site de notícias UOL, revela que mais da metade, 52% dos brasileiros que pretendem trocar de veículo nos próximos meses, consideram adquirir um híbrido ou elétrico. 

Entre os que pensam em comprar um carro 0km, a porcentagem sobe para 65%. A escolha leva em consideração principalmente o apelo tecnológico, os benefícios em custos e também as isenções, além da questão ambiental. 

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do país. 

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil bateu recorde na venda de carros elétricos em 2022: foram quase 50 mil. A maioria,  carros híbridos (62%) e híbridos plug-ins (21%).

 

Carros elétricos, híbridos ou plug-ins: quais as diferenças?

Não faz muito tempo, a decisão de comprar um carro considerava apenas duas opções, a diesel ou a gasolina. Depois vieram os carros flex e atualmente temos uma nova gama de alternativas. 

No segmento de carros eletrificados, também temos variações de modelos. Em suma, vamos falar aqui dos três principais, de forma resumida:

  • Carros Totalmente Elétricos 

Estes veículos são movidos a energia elétrica exclusivamente, não consumindo qualquer combustível fóssil. Ou seja, sem emissão de gases poluentes. 

Ele é o ponto alto da eletrificação, podendo ser identificado como veículo elétrico a bateria, ou BEV – Battery Electric Vehicle. Contudo, ele também pode ser chamado simplesmente de carro elétrico, ou ainda carro elétrico puro, EV, VE ou carro totalmente elétrico.

Todos os nomes indicam que o carro usa um motor elétrico alimentado por uma bateria de alta tensão, que é recarregada por meio de um ponto de recarga, carregador ou mesmo tomada doméstica. 

Eles são muito silenciosos, ágeis e fáceis de se dirigir. Mas, a infraestrutura de carregamento ainda é insuficiente, o que pode ser um problema no caso de deslocamentos mais longos. 

 

  • Carros Elétricos Híbridos

Os veículos HEV, Hybrid Electric Vehicles, mais comumente conhecidos como ‘híbridos’ – como o nome indica – usam dois motores: um a gasolina ou diesel e outro elétrico. 

Os dois motores podem trabalhar separadamente ou simultaneamente, visando fornecer o método de propulsão mais eficiente de acordo com a necessidade no momento. 

Um dado interessante é que este modelo nunca precisa ser recarregado em uma fonte externa. Isso acontece porque a bateria que alimenta o motor elétrico pode ser recarregada pelo motor a combustão.

No caso de veículos pesados há mais um benefício. Arrancar um caminhão, por exemplo, demanda muita energia. Por isso, usar o motor elétrico neste momento gera uma economia considerável de combustível.

 

  • Carros Híbridos Plug-ins

O PHEV, Plug-in Hybrid Electric Vehicle, ou veículo híbrido plug-in, tem uma bateria bem maior e, por isso, permite dirigir em velocidades mais altas e por distâncias maiores no modo 100% elétrico.

Porém, por causa do tamanho da bateria, ainda não pode ser carregado somente pelo motor e precisa ser conectado a um carregador externo, para ter o desempenho esperado.

Ele também possui um motor a combustão e um motor elétrico, que podem funcionar em conjunto ou de forma independente.

O carro elétrico híbrido plug-in tem como principal característica a flexibilidade. É um  meio termo entre o híbrido convencional e o carro elétrico a bateria. 

Em outras palavras, ele oferece a experiência completa ao consumidor, associando os benefícios do veículo totalmente elétrico e a conveniência de um veículo a combustão interna.

 

Quais os impactos dos carros elétricos ou híbridos nas oficinas mecânicas?

De fato, o motor elétrico tem apenas uma peça móvel, enquanto que o motor a combustão tem centenas. Mas carro não é apenas o motor, certo?

Inegavelmente, se a oficina ficar focada nos motores, certamente terá queda de faturamento. Por isso, a necessidade de investir na prestação de outros serviços. 

Independentemente do modelo, carros podem dar problemas e exigir cuidados que só a oficina mecânica oferece.

Tanto o carro elétrico quanto o convencional precisam de um bom sistema de suspensão, além de pneus bons e funcionais, por exemplo. 

Para que funcione de maneira correta e segura, o alinhamento deve sempre estar em dia, assim como amortecedores e molas.

 

Mudanças imediatas nas oficinas

De imediato, as oficinas devem investir na capacitação especializada dos mecânicos, porque existem diferenças na composição e modo de funcionamento do veículo elétrico.

Com o avanço tecnológico, certamente as oficinas precisarão de equipamentos especiais para os reparos. Por isso, será importante investir em novas ferramentas. 

Os equipamentos de segurança são sempre muito importantes e com os carros elétricos ganham ainda mais relevância, em função do risco de faíscas e incêndios.

 

Cuidados especiais com carro elétrico

Como vimos, fora o motor, os carros elétricos demandam os mesmos cuidados dos carros convencionais. 

Contudo, para reparar as partes eletrificadas, como inversores/conversores, bateria de tração, motor de tração e cabos de alta potência, é importante seguir alguns cuidados especiais:

  • Fazer o isolamento do local onde o veículo será reparado;
  • Sinalizar com placas indicando: reparo em sistema elétrico de alta potência;
  • Fazer a desenergização, seguindo as recomendações do fabricante;
  • Fazer a double check (dupla checagem); 
  • Contar com o apoio de mais um profissional, para maior controle do serviço.

 

Conclusão

Carros elétricos ou híbridos já estão impactando fortemente o mercado de reparação automotiva e as oficinas mecânicas precisam estar preparadas desde já. 

Os novos modelos são construídos com características mais modernas, e cada fabricante tem particularidades que impõem desafios de reparação. 

Por isso, é fundamental que as oficinas mecânicas invistam em treinamentos técnicos especializados e equipamentos de alta tecnologia, como os da Engecass Elevadores Automotivos

Você precisa de ajuda para manter sua oficina atualizada frente à popularização dos carros elétricos ou híbridos? Fale com nossos especialistas. 

Conte conosco, sempre!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários