Não há como fugir desta realidade: os carros elétricos ou híbridos vieram para ficar e já estão impactando o mercado de reparação automotiva. As oficinas mecânicas que quiserem crescer precisam se modernizar e capacitar seus mecânicos.
A tendência é que este modelo de veículo se popularize cada vez mais. Primeiramente, em função da relação custo/benefício.
O preço hoje ainda é alto, mas a oferta já está ficando mais acessível. Por outro lado, os benefícios econômicos no médio prazo compensam o investimento, principalmente o combustível, que é bem mais barato, e as peças do veículo, que duram bem mais.
Há também uma tendência mundial pela redução da queima de combustíveis fósseis, o que tem levado a indústria a fazer a transição para economia de baixo carbono.
Neste artigo, vamos ver como os carros elétricos ou híbridos estão impactando as oficinas mecânicas e como elas devem se preparar para este novo perfil de mercado. Veja nosso índice:
- Como está o mercado global?
- E o mercado brasileiro?
- Carros elétricos, híbridos ou plug-ins: quais as diferenças?
- Carros Totalmente Elétricos
- Carros Elétricos Híbridos
- Carros Híbridos Plug-ins
- Quais os impactos dos carros elétricos ou híbridos nas oficinas mecânicas?
- Mudanças imediatas
- Cuidados especiais com carro elétrico
- Conclusão
Como está o mercado global?
As vendas globais estão crescendo significativamente.
Em 2020, a participação dos modelos de carros elétricos ou híbridos nas vendas totais era de 4%. Em 2022, passou para 14%. A previsão para 2023 é de chegar a 18%.
Estes dados são de um estudo que avalia a perspectiva global de veículos elétricos, o Global Electric Vehicle Outlook da AIE, Agência Internacional de Energia.
A agência afirma que 1 em cada 5 carros vendidos em 2023 será elétrico ou híbrido. Ou seja, estes veículos são atualmente uma das forças da nova economia global de energia. E cresce muito rapidamente.
E o mercado brasileiro?
A tendência também é de crescimento rápido.
Uma pesquisa encomendada pelo Google e divulgada no site de notícias UOL, revela que mais da metade, 52% dos brasileiros que pretendem trocar de veículo nos próximos meses, consideram adquirir um híbrido ou elétrico.
Entre os que pensam em comprar um carro 0km, a porcentagem sobe para 65%. A escolha leva em consideração principalmente o apelo tecnológico, os benefícios em custos e também as isenções, além da questão ambiental.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do país.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil bateu recorde na venda de carros elétricos em 2022: foram quase 50 mil. A maioria, carros híbridos (62%) e híbridos plug-ins (21%).
Carros elétricos, híbridos ou plug-ins: quais as diferenças?
Não faz muito tempo, a decisão de comprar um carro considerava apenas duas opções, a diesel ou a gasolina. Depois vieram os carros flex e atualmente temos uma nova gama de alternativas.
No segmento de carros eletrificados, também temos variações de modelos. Em suma, vamos falar aqui dos três principais, de forma resumida:
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Carros Totalmente Elétricos
Estes veículos são movidos a energia elétrica exclusivamente, não consumindo qualquer combustível fóssil. Ou seja, sem emissão de gases poluentes.
Ele é o ponto alto da eletrificação, podendo ser identificado como veículo elétrico a bateria, ou BEV – Battery Electric Vehicle. Contudo, ele também pode ser chamado simplesmente de carro elétrico, ou ainda carro elétrico puro, EV, VE ou carro totalmente elétrico.
Todos os nomes indicam que o carro usa um motor elétrico alimentado por uma bateria de alta tensão, que é recarregada por meio de um ponto de recarga, carregador ou mesmo tomada doméstica.
Eles são muito silenciosos, ágeis e fáceis de se dirigir. Mas, a infraestrutura de carregamento ainda é insuficiente, o que pode ser um problema no caso de deslocamentos mais longos.
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Carros Elétricos Híbridos
Os veículos HEV, Hybrid Electric Vehicles, mais comumente conhecidos como ‘híbridos’ – como o nome indica – usam dois motores: um a gasolina ou diesel e outro elétrico.
Os dois motores podem trabalhar separadamente ou simultaneamente, visando fornecer o método de propulsão mais eficiente de acordo com a necessidade no momento.
Um dado interessante é que este modelo nunca precisa ser recarregado em uma fonte externa. Isso acontece porque a bateria que alimenta o motor elétrico pode ser recarregada pelo motor a combustão.
No caso de veículos pesados há mais um benefício. Arrancar um caminhão, por exemplo, demanda muita energia. Por isso, usar o motor elétrico neste momento gera uma economia considerável de combustível.
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Carros Híbridos Plug-ins
O PHEV, Plug-in Hybrid Electric Vehicle, ou veículo híbrido plug-in, tem uma bateria bem maior e, por isso, permite dirigir em velocidades mais altas e por distâncias maiores no modo 100% elétrico.
Porém, por causa do tamanho da bateria, ainda não pode ser carregado somente pelo motor e precisa ser conectado a um carregador externo, para ter o desempenho esperado.
Ele também possui um motor a combustão e um motor elétrico, que podem funcionar em conjunto ou de forma independente.
O carro elétrico híbrido plug-in tem como principal característica a flexibilidade. É um meio termo entre o híbrido convencional e o carro elétrico a bateria.
Em outras palavras, ele oferece a experiência completa ao consumidor, associando os benefícios do veículo totalmente elétrico e a conveniência de um veículo a combustão interna.
Quais os impactos dos carros elétricos ou híbridos nas oficinas mecânicas?
De fato, o motor elétrico tem apenas uma peça móvel, enquanto que o motor a combustão tem centenas. Mas carro não é apenas o motor, certo?
Inegavelmente, se a oficina ficar focada nos motores, certamente terá queda de faturamento. Por isso, a necessidade de investir na prestação de outros serviços.
Independentemente do modelo, carros podem dar problemas e exigir cuidados que só a oficina mecânica oferece.
Tanto o carro elétrico quanto o convencional precisam de um bom sistema de suspensão, além de pneus bons e funcionais, por exemplo.
Para que funcione de maneira correta e segura, o alinhamento deve sempre estar em dia, assim como amortecedores e molas.
Mudanças imediatas nas oficinas
De imediato, as oficinas devem investir na capacitação especializada dos mecânicos, porque existem diferenças na composição e modo de funcionamento do veículo elétrico.
Com o avanço tecnológico, certamente as oficinas precisarão de equipamentos especiais para os reparos. Por isso, será importante investir em novas ferramentas.
Os equipamentos de segurança são sempre muito importantes e com os carros elétricos ganham ainda mais relevância, em função do risco de faíscas e incêndios.
Cuidados especiais com carro elétrico
Como vimos, fora o motor, os carros elétricos demandam os mesmos cuidados dos carros convencionais.
Contudo, para reparar as partes eletrificadas, como inversores/conversores, bateria de tração, motor de tração e cabos de alta potência, é importante seguir alguns cuidados especiais:
- Fazer o isolamento do local onde o veículo será reparado;
- Sinalizar com placas indicando: reparo em sistema elétrico de alta potência;
- Fazer a desenergização, seguindo as recomendações do fabricante;
- Fazer a double check (dupla checagem);
- Contar com o apoio de mais um profissional, para maior controle do serviço.
Conclusão
Carros elétricos ou híbridos já estão impactando fortemente o mercado de reparação automotiva e as oficinas mecânicas precisam estar preparadas desde já.
Os novos modelos são construídos com características mais modernas, e cada fabricante tem particularidades que impõem desafios de reparação.
Por isso, é fundamental que as oficinas mecânicas invistam em treinamentos técnicos especializados e equipamentos de alta tecnologia, como os da Engecass Elevadores Automotivos.
Você precisa de ajuda para manter sua oficina atualizada frente à popularização dos carros elétricos ou híbridos? Fale com nossos especialistas.
Conte conosco, sempre!
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