O mercado automotivo começou o ano de 2022 agitado e já temos notícias de quais modelos de carros que sairão de linha.
Não é uma novidade que todo ano as montadoras anunciam mudanças em suas linhas de produção. No entanto, para este ano em específico, alguns modelos tiveram uma atuação um tanto quanto curta em relação a períodos anteriores.
Por outro lado, em geral, essa “aposentadoria”, de alguns modelos é acompanhada de lançamentos ou de novas atualizações de outros carros.
Por isso, hoje separamos uma pequena lista de carros que sairão de linha em 2022 e deixamos aquelas expectativas de seus possíveis substitutos para tais modelos.
Vamos conferir?
Fiat Cronos/ Argo HGT
Duas promessas recentes da montadora italiana no Brasil parecem ter seus dias contados por aqui. Afinal, tanto o Cronos, como o Argus, são modelos relativamente novos no país, mas já não farão mais parte dos catálogos novos da Fiat nos próximos anos.
O principal motivo dessa desistência na fabricação dos carros, que inclusive já saíram de linha, é pelo fato de o motor 1.8 E TorQ não atender às novas normas de emissão de gases válida no país a partir de 2022.
Ou seja, a montadora achou mais estratégico tirar de linha dois modelos recentes do que investir ou modificar na adequação dos veículos.
Jeep Renegade 1.8
Quem sempre sonhou em ter um Renegade com motor mais potente, provavelmente vai precisar recorrer a veículos usados a partir de agora.
Isso porque o modelo é também um dos carros que sairão de linha em 2022, dando lugar a uma versão um pouco menos possante, porém mais econômica e moderna.
Estamos falando do Renegade 1.3 turboflex, o mesmo já utilizado no Fiat Toro e no Jeep Compass.
Na prática, o motor novo conta com 185cv e uma economia mais significativa no consumo.
Renault Sandero RS
Um outro nome entre os modelos de carros que sairão de linha em 2022 é o já clássico Sandero RS, que a partir de janeiro não será mais fabricado em terras brasileiras e pelo mesmo motivo do Argus e do Cronos.
Ou seja, o seu motor também não atende às novas normas de emissão de gases estipuladas no país a partir de agora.
Com isso, o consumidor brasileiro perde uma excelente opção de custo-benefício no mercado nacional.
Fiat Doblô
Outro modelo que deixará saudade – pelo menos, temporária – é o utilitário mais popular da montadora italiana: o Fiat Doblô.
Ao todo, são 20 anos de muito sucesso no mercado brasileiro e motivo de sua “aposentadoria” segue o que já destacamos nos carros anteriores. Ou seja, por conta das novas normas de emissão de gases poluentes.
Por outro lado, há indícios de que o modelo continue a ser fabricado em sua versão argentina pelo continente e isso poderia ser adaptado à fabricação nacional nos próximos anos.
Renault Oroch Dynamique 2.0
Um outro modelo que sairá de linha em 2022 e que também não ficou muito tempo por terras brasileiras é o Oroch Dynamique 2.0, da francesa Renault.
Mas nesse caso, a aposta da montadora é simplesmente de modificação do motor, o que permitirá que o modelo continue por algum tempo no Brasil.
A única perda é que o motor 2.0 e câmbio automático era considerado top de linha por aqui e, a partir de janeiro de 2022, será substituído pelo novo padrão 1.3 turboflex.
VW Fox
Quem estava esperando a notícia de carros da Volks que devem sair de linha em 2022, adiantamos que o Fox é a bola da vez.
E há bons motivos para isso. Afinal, entre os modelos compactos da montadora alemã, o carro é o que apresenta menor nível de vendas nos últimos anos e já vinha perdendo alguns “primos” mais próximos.
É o caso do Spacefox que parou de ser fabricado ainda em 2019 no país. Na época, a VW já havia anunciado lançamentos até 2023, o que meio que já antecipava a aposentaria do modelo.
Estamos falando, por exemplo, do T-Cross, do Taos e do Nivus, todos os 3 já nas pistas brasileiras e que superam, tanto em desempenho, como em beleza o Fox.
Assim, o carro é mais um que deixará saudades aos consumidores brasileiros, mas que, por outro lado, trouce modelos mais novos e mais completos.
Em resumo, esses são alguns dos principais modelos de carros que sairão de linha em 2022, muitos deles de forma precoce e por forças maiores, e outros por questões estratégicas das montadoras.
E se você curtiu o post e quer ficar por dentro de muitas outras novidades, não deixe de conferir nosso próximo post e confira as principais expectativas do mercado automotivo nos próximo anos.
0 comentários