Você já deve ter escutado por aí que brasileiro é apaixonado por carros, não é verdade? Não importa se são veículos comerciais ou utilitário esportivo. O fato é que o automóvel facilita a vida de muitas pessoas e também oferece conforto e muita tecnologia. No entanto, uma categoria tem crescido no mercado interno: os carros SUVS.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2018, os carros SUVS correspondiam a 24,2% de tudo que era fabricado nas concessionárias brasileiras. Eles perdiam apenas para os automóveis hatches compactos, que representavam 28,8%.
Este ano, há vários modelos de SUVS para fazer a cabeça de quem gosta de carros de luxos e elétricos. Quer saber quais já estão disponíveis neste segundo semestre? Acompanhe a nossa lista!
1. Volkswagen T-Cross
O Volkswagen T-Cross é um SUV compacto que chegou com a promessa de dar trabalho no segmento dos compactos. O motor básico deste modelo é o 1.0 TSI de 128cv e 20,4 kgfm. As versões mais caras contam com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5kgfm. Os dois modelos possuem câmbio automático com seis marchas.
2. Ford EcoSport
Apesar da característica descolada dos anos 90 e 2000, com o estepe acoplado à tampa do porta malas, o Ford EcoSport limitava a abertura do compartimento e era difícil de estacionar em vagas apertadas. No entanto, o novo Ford EcoSport não tem mais o estepe na traseira, o pneu é sobressalente dentro do porta malas.
A Ford vem com mais novidade na sua linha de carros SUVS. Apenas a versão topo de linha Storm 4WD terá motor 2.0. Além do EcoSport, a marca também pretende vender o novo utilitário médio Territory no Brasil.
3. Jeep Renegade
O novo Jeep Renegade chegou às lojas com várias mudanças. A linha 2020 ganhou uma série de novidades em relação aos equipamentos para as variadas versões. Na Longitude Flex, o Jeep Renegade passa a ter lanternas de LEDs. Esse item está presente nas versões Limited, Longitude Diesel e Trailhawk.
A versão Longitude também ganhou faróis Full-LED, de facho alto, baixo e de neblina. Na linha Longitude de 2019, esse era um item opcional e de série para as versões Limited e Trailhawk. Já na versão Sport, o Renegade 2020 vem com alarme perimétrico de série e um novo pacote opcional batizado de Uconnect.
Esse modelo vem com central multimídia de 7 polegadas com integração a Apple CarPaly, Android Auto, sensor de obstáculo traseiro e ar condicionado de duas zonas. Já as versões Longitude e Limited têm como principal opcional os bancos de couro na cor marrom. O couro na cor preta vem como item de série para as variantes do Jeep Renegade 2020.
4. Honda HR-V Touring
O Honda HR-V Touring é mais um dos carros SUVS da nossa lista. Ele é equipado com o motor 1.5 turbo do sedan médio Civic. O novo modelo vai competir com o novo VW T-Cross. Além de contar com o novo propulsor e transmissão CVT, o novo SUV terá tecnologia exclusiva para dar trabalho aos modelos mais luxuosos da categoria.
5. Hyundai Santa Fe
Outro automóvel que faz parte da nossa lista de carros SUVS é o Hyundai Santa Fe. Apesar dessa versão ser considerada a quarta geração do modelo, a plataforma do automóvel é a mesma. Porém, mais reforçada com aços de alta resistência para aumentar a rigidez em 15%.
A novidade está no design, que ficou mais moderno que a versão anterior. Também há mais tecnologia embarcada. Para o setor automotivo brasileiro, esse SUV terá motor 3.5 V6 de 280cv (mais moderno que o atual 3.3 de 270cv).
6. Range Rover Evoque
O novo Range Rover Evoque chega às lojas na versão R-Dynamic. A segunda geração do SUV será equipada com motor 2.0 bi turbo de 300cv e 40,8kgfm de torque, além de câmbio de nove marchas. A novidade é a tecnologia híbrida leve, que recupera a energia de desaceleração e ajuda na economia de combustível.
Já para o fim do ano, está prevista a chegada das versões flex, mas sem opções a diesel, que foram descartadas por terem pouca saída.
7. Chery Tiggo 8
O Chery Tiggo 8 é um SUV elétrico que serve para sete ocupantes. Ele é produzido em Anápolis (GO) e será o topo da linha da marca. Diferente das versões anteriores, o modelo não terá motor 1.5 turbo de 150 cv, mas sim um novo 1.6 turbo com injeção direta de combustível e 197 cv de potência. A transmissão de dupla embreagem e sete marchas é mantida.
8. Suzuki Jimny Sierra
O novo Jimny adotou o sobrenome Sierra a fim de diferenciar do modelo nacional. O SUV será motor 1.5 de 102 cv e 13,3kgfm de torque e tração integral mais moderno. A Suzuki resolveu que o novo Jimny irá conviver no mercado brasileiro com o atual, fabricado em Goiás.
Agora que você conferiu esses carros SUVS de luxo e elétricos, já sabe qual SUV oferecer na sua loja de automóveis, não é mesmo? E não se esqueça de ter os equipamentos automotivos certos para fazer a manutenção em toda linha!
Quer ficar por dentro de outras novidades do setor automotivo? Conheça um pouco mais do Volswagen T-Cross!
0 comentários