Combustível adulterado: como identificar e quais os prejuízos

30 ago, 2018 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Um dos maiores inimigos do automóvel é o combustível adulterado. No entanto, você já sabe que, infelizmente, muitos postos espalhados pelo Brasil a fora vendem esse tipo de combustível.  No entanto, o que fazer para que seu cliente não caia nessa armadilha e tenha problemas no automóvel.

Bom, o nosso post de hoje servirá para você orientar seu cliente sobre o combustível adulterado. Por aqui, vamos ensinar como identificar o problema. Você também vai entender quais os prejuízos causados por esse tipo de combustível e quais os direitos que o consumidor tem ao abastecer.

Portanto, quer ficar por dentro do assunto e deixar seu cliente bem informado? Acompanhe então com muita atenção o nosso post e aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

Como saber se o automóvel está com o combustível adulterado?

Ouça o automóvel

O cliente chega à sua loja de automóveis, oficina mecânica ou auto center e reclama que o veículo perdeu a potência ou que está engasgando. Isso podem ser sinais de combustível adulterado. No entanto, pare um momento e ouça o barulho do veículo. Tente identificar onde está o problema.

Observe se há falhas na partida

Pergunte ao seu cliente se o automóvel está demorando muito a dar a partida. Veja se o erro começou a aparecer depois de abastecer em outro posto. Se a resposta for sim, haverá grandes chances do combustível ser a causa do problema.  Por isso, é importante orientar o cliente para ele sempre abastecer no mesmo posto e, de preferência, escolher uma bandeira conhecida.

Analise o consumo do combustível

Se o consumo de combustível aumentou, é bom que seu cliente fique atento. Isso acontece porque alguns postos exageram na mistura para que o veículo tenha um “maior rendimento”. Na verdade, esses postos colocam água e até mesmo componentes químicos na gasolina ou no etanol. Já pensou que prejuízo para o motor do automóvel? O resultado dessa mistura, é que o sistema de injeção eletrônica liberará mais potência e com isso, o consumo de combustível será maior.

Combustível adulterado | Engecass

Com tudo isso, além do automóvel consumir mais, ele poderá falhar de repente e perder todo seu desempenho.

Fique atento a luz da injeção

A luz amarela que aparece no painel do automóvel pode identificar se o veículo foi abastecido com combustível adulterado. Mas como? Se ela acender sem nenhum motivo aparente mostrará que a gasolina está com algum tipo de problema. A luz acende quando o sistema de injeção eletrônica não consegue fazer a “mistura ideal” para queimar o combustível.

Quais os prejuízos provocados por esse combustível?

  • Aumento do ruído do motor do automóvel;
  • Derretimento das mangueiras de combustível;
  • Entupimento do carburador;
  • Problemas no óleo lubrificante;
  • Sobrecarga nas velas e válvulas;
  • Consumo maior de combustível;
  • Prejuízos nos tanques, filtros, bomba de combustível e bicos injetores;
  • Prejuízo ao meio ambiente;
  • Perda do motor do veículo.

Como evitar o combustível adulterado?

Abasteça sempre no mesmo posto

Oriente seu cliente para que ele abasteça no mesmo posto de combustível.  Ficar de posto em posto não ajuda a descobrir qual é o posto que vende combustível “batizado” e também não identifica o posto que você não deverá abastecer. Portanto, o melhor que seu cliente tem a fazer é abastecer no posto que confia.

Peça a nota fiscal

Essa é uma dica muito importante. Sempre que você ou seu cliente abastecer em algum posto, principalmente se for um que não conhece, peça a nota fiscal. Isso ajuda no caso de a gasolina ser “batizada”, pois um mecânico da sua confiança pode diagnosticar que o problema do veículo é o combustível adulterado e, com a nota, você poderá pedir um reembolso.

Desconfie do cheiro do combustível

Caso você desconfie que o combustível foi adulterado, verifique o cheiro da gasolina ou do etanol. Muitos combustíveis “batizados” são identificados por compostos com cheiros diferentes. Então, é bom verificar!

Agora que você aprendeu como identificar e quais os prejuízos do combustível adulterado, poderá orientar seu cliente sobre o assunto, não é verdade? Além disso, também ficará atento quando abastecer seu automóvel nos postos! Afinal, ninguém quer ter prejuízos ao encher o tanque do automóvel, não é verdade?

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais? Leia o nosso próximo post e saiba a importância da manutenção preventiva do veículo!

Guia completo para fidelizar clientes em sua concessionária! | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *