Abrir uma concessionária requer um bom plano de negócio, que deve começar pela pesquisa detalhada do mercado, até a implementação de uma gestão eficiente.
E é justamente isso que mostraremos neste post, agregando dicas e conselhos úteis para quem pretende abrir uma concessionária e faturar com um dos ramos mais lucrativos do setor automotivo no Brasil. Vamos conferir?
Afinal, vale a pena abrir uma concessionária nesses dias?
Antes mesmo de iniciar as dicas práticas, é importante esclarecer uma dúvida constante entre muitos empreendedores: afinal, vale a pena investir em uma concessionária agora?
Certamente, a resposta para essa questão depende de uma série de fatores, que precisará ser levantada em cada região e incluída nos planos de negócio.
Porém, de uma forma geral, pesquisas comprovam que a venda de carros usados e seminovos tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, em especial, pelo agravamento da pandemia e os impactos econômicos.
Outro aspecto importante é que muitas montadoras e fábricas automotivas paralisaram – temporária ou permanentemente – as operações no Brasil, o que fez aumentar a busca por veículos de revenda entre os consumidores.
Logo, abrir uma concessionária de sucesso vai depender das estratégias e do aproveitamento das oportunidades que o mercado oferece.
E quais dicas essenciais para abrir uma concessionária?
Assim como qualquer outro tipo de negócio, abrir uma concessionária de veículos demanda investimentos, ideias e ações. Por isso, mesmo que não haja uma “receita pronta” de como montar o estabelecimento perfeito, algumas dicas e estratégias são essenciais e imprescindíveis para qualquer planejamento.
E são elas que destacamos a seguir.
Avalie a necessidade dos consumidores
Antes de abrir uma concessionária, faça uma pesquisa de mercado. Avalie a necessidade dos consumidores e veja se há demanda para seu produto ou serviço. Depois disso, determine como sua empresa poderá atrair clientes.
Quando souber o número médio de carros vendidos em sua região, pesquise as compras por categoria. Veja, por exemplo, quais modelos são mais buscados e qual o perfil dos consumidores gerais. Calcule, por exemplo, a porcentagem de carros novos vendidos e de veículos usados.
Saiba quem é seu cliente ideal
Identifique quem é seu cliente ideal. Dessa maneira você poderá planejar melhor o seu negócio e atender às necessidades dos consumidores. Observe a idade, o gênero, a ocupação e a renda dos clientes que você deseja atrair. Faça uma pesquisa para saber qual é o tipo de pessoa que compra um veículo de determinada marca.
Calcule o tamanho do seu mercado
Saiba se há demanda suficiente para o seu produto. É importante que você analise a quantidade real de vendas e quanto dela você pode atrair. Presuma que 3000 novos automóveis da marca “x” são vendidos por ano na sua região. Veja também se você considera vender veículos usados da mesma marca e se esses veículos geram 2000 carros em vendas a cada ano. Portanto, o tamanho de seu mercado é de 5000 veículos dessa mesma marca.
Avalie abrir uma franquia
Uma dica interessante para quem pretende abrir uma concessionária é pesquisar sobre franquias. Afinal, nesses casos, você já pode fechar um negócio pronto, no qual o franqueador fornece infraestrutura, treinamento, imagem e marca para o seu estabelecimento começar a funcionar.
No entanto, é preciso avaliar bem o custo-benefício dessa estratégia antes de colocar no papel se compensa investir nela ou realmente montar a concessionária por conta própria. Isso é muito variável de região para região!
Decida entre os carros novos e usados
Como bem destacamos no início do texto, abrir uma concessionária é uma oportunidade lucrativa de negócio que conta com flexibilidade de ações, como por exemplo, a opção de escolher o tipo de veículo a ser trabalhado no mercado.
Isso pode ir desde 0Km, seminovos ou até modelos clássicos. Tudo vai depender das estratégias e da demanda que o mercado local oferece.
No entanto, como vimos no tópico anterior, a venda de seminovos tem se destacado mais do que a de veículos novos pelas condições atuais da economia. Logo, cabe ao gestor acompanhar as tendências e saber fisgar as melhores oportunidades.
Tenha um departamento de serviços
Proprietários de automóveis também precisam de manutenção dos veículos. Neste caso, tenha na concessionária um departamento de serviços. Ofereça-os e veja se é possível fidelizar os clientes.
Invista em equipamentos automotivos profissionais
Aproveitando o gancho do tópico acima, oferecer serviços de revisão e manutenção em sua concessionária pode agregar inúmeros valores ao negócio. Porém, inevitavelmente, isso requer alguns investimentos na infraestrutura do estabelecimento.
E isso está muito atrelado a compra de equipamentos automotivos profissionais, como elevadores, rampas, duplicadores de vagas etc.
Sendo assim, escolha sempre marcas de renome no mercado nacional e modelos que garantam a otimização do espaço, segurança dos serviços e mais produtividades de suas equipes.
Não se prenda apenas à concessionária física
Hoje, abrir uma concessionária de veículo também requer se adaptar às tendências tecnológicas do mercado e boa parte disso está associada ao consumo online.
Para se ter uma ideia, só na pandemia, a venda de carros online aumentou 20% no Brasil e isso demanda uma atualização e adequação das concessionárias no mundo virtual. Sendo assim, ao abrir a sua revenda de veículo, leve em consideração a criação de um bom site ou plataforma online.
Fique de olho nas licenças
Para abrir sua concessionária você terá que ter uma licença para vender os carros como negócio primário. A licença é expedida pelo órgão competente do Governo Estadual. Além dela, você deverá ter um alvará de funcionamento da Prefeitura. O Estado também poderá exigir seguros para você operar o negócio, que é uma garantia de proteção ao comprador do automóvel contra fraudes relacionadas à compra.
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como abrir uma concessionária e quais oportunidades que este ramo do mercado automotivo oferece ao empreendedor. E, como bem vimos, o trajeto para o sucesso requer não apenas de uma boa ideia, mas também de investimentos, estratégias e ações assertivas do gestor.
Por isso, para complementar ainda mais o seu plano de negócio, não deixe de conferir também o nosso próximo post e descubra como equipamentos automotivos adequados podem agregar mais credibilidade à sua concessionária no dia a dia. Boa leitura!
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