Como abrir uma concessionária

13 abr, 2021 | Concessionária, Dicas para gestão | 0 Comentários

Abrir uma concessionária requer um bom plano de negócio, que deve começar pela pesquisa detalhada do mercado, até a implementação de uma gestão eficiente.  

E é justamente isso que mostraremos neste post, agregando dicas e conselhos úteis para quem pretende abrir uma concessionária e faturar com um dos ramos mais lucrativos do setor automotivo no Brasil. Vamos conferir? 

 

Afinal, vale a pena abrir uma concessionária nesses dias? 

Antes mesmo de iniciar as dicas práticas, é importante esclarecer uma dúvida constante entre muitos empreendedores: afinal, vale a pena investir em uma concessionária agora? 

Certamente, a resposta para essa questão depende de uma série de fatores, que precisará ser levantada em cada região e incluída nos planos de negócio. 

Porém, de uma forma geral, pesquisas comprovam que a venda de carros usados e seminovos tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, em especial, pelo agravamento da pandemia e os impactos econômicos.  

Outro aspecto importante é que muitas montadoras e fábricas automotivas paralisaram – temporária ou permanentemente – as operações no Brasil, o que fez aumentar a busca por veículos de revenda entre os consumidores. 

Logo, abrir uma concessionária de sucesso vai depender das estratégias e do aproveitamento das oportunidades que o mercado oferece. 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

 

E quais dicas essenciais para abrir uma concessionária? 

Assim como qualquer outro tipo de negócio, abrir uma concessionária de veículos demanda investimentos, ideias e ações. Por isso, mesmo que não haja uma “receita pronta” de como montar o estabelecimento perfeito, algumas dicas e estratégias são essenciais e imprescindíveis para qualquer planejamento. 

E são elas que destacamos a seguir.

 

Avalie a necessidade dos consumidores 

Antes de abrir uma concessionária, faça uma pesquisa de mercado. Avalie a necessidade dos consumidores e veja se há demanda para seu produto ou serviço. Depois disso, determine como sua empresa poderá atrair clientes.  

Quando souber o número médio de carros vendidos em sua região, pesquise as compras por categoria. Veja, por exemplo, quais modelos são mais buscados e qual o perfil dos consumidores gerais. Calcule, por exemplo, a porcentagem de carros novos vendidos e de veículos usados.  

 

Saiba quem é seu cliente ideal 

Identifique quem é seu cliente ideal. Dessa maneira você poderá planejar melhor o seu negócio e atender às necessidades dos consumidores. Observe a idade, o gênero, a ocupação e a renda dos clientes que você deseja atrair. Faça uma pesquisa para saber qual é o tipo de pessoa que compra um veículo de determinada marca. 

 

Calcule o tamanho do seu mercado 

Saiba se há demanda suficiente para o seu produto. É importante que você analise a quantidade real de vendas e quanto dela você pode atrair. Presuma que 3000 novos automóveis da marca “x” são vendidos por ano na sua região. Veja também se você considera vender veículos usados da mesma marca e se esses veículos geram 2000 carros em vendas a cada ano. Portanto, o tamanho de seu mercado é de 5000 veículos dessa mesma marca. 

 

Avalie abrir uma franquia 

Uma dica interessante para quem pretende abrir uma concessionária é pesquisar sobre franquias. Afinal, nesses casos, você já pode fechar um negócio pronto, no qual o franqueador fornece infraestrutura, treinamento, imagem e marca para o seu estabelecimento começar a funcionar. 

No entanto, é preciso avaliar bem o custo-benefício dessa estratégia antes de colocar no papel se compensa investir nela ou realmente montar a concessionária por conta própria. Isso é muito variável de região para região! 

 

Decida entre os carros novos e usados 

Como bem destacamos no início do texto, abrir uma concessionária é uma oportunidade lucrativa de negócio que conta com flexibilidade de ações, como por exemplo, a opção de escolher o tipo de veículo a ser trabalhado no mercado. 

Isso pode ir desde 0Km, seminovos ou até modelos clássicos. Tudo vai depender das estratégias e da demanda que o mercado local oferece. 

No entanto, como vimos no tópico anterior, a venda de seminovos tem se destacado mais do que a de veículos novos pelas condições atuais da economia. Logo, cabe ao gestor acompanhar as tendências e saber fisgar as melhores oportunidades.

 

Tenha um departamento de serviços 

Proprietários de automóveis também precisam de manutenção dos veículos. Neste caso, tenha na concessionária um departamento de serviços. Ofereça-os e veja se é possível fidelizar os clientes.

 

Invista em equipamentos automotivos profissionais 

Aproveitando o gancho do tópico acima, oferecer serviços de revisão e manutenção em sua concessionária pode agregar inúmeros valores ao negócio. Porém, inevitavelmente, isso requer alguns investimentos na infraestrutura do estabelecimento. 

E isso está muito atrelado a compra de equipamentos automotivos profissionais, como elevadores, rampas, duplicadores de vagas etc.  

Sendo assim, escolha sempre marcas de renome no mercado nacional e modelos que garantam a otimização do espaço, segurança dos serviços e mais produtividades de suas equipes. 

 

Não se prenda apenas à concessionária física 

Hoje, abrir uma concessionária de veículo também requer se adaptar às tendências tecnológicas do mercado e boa parte disso está associada ao consumo online.

Para se ter uma ideia, só na pandemia, a venda de carros online aumentou 20% no Brasil e isso demanda uma atualização e adequação das concessionárias no mundo virtual. Sendo assim, ao abrir a sua revenda de veículo, leve em consideração a criação de um bom site ou plataforma online. 

 

Fique de olho nas licenças 

Para abrir sua concessionária você terá que ter uma licença para vender os carros como negócio primário. A licença é expedida pelo órgão competente do Governo Estadual. Além dela, você deverá ter um alvará de funcionamento da Prefeitura. O Estado também poderá exigir seguros para você operar o negócio, que é uma garantia de proteção ao comprador do automóvel contra fraudes relacionadas à compra. 

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como abrir uma concessionária e quais oportunidades que este ramo do mercado automotivo oferece ao empreendedor. E, como bem vimos, o trajeto para o sucesso requer não apenas de uma boa ideia, mas também de investimentos, estratégias e ações assertivas do gestor. 

Por isso, para complementar ainda mais o seu plano de negócio, não deixe de conferir também o nosso próximo post e descubra como equipamentos automotivos adequados podem agregar mais credibilidade à sua concessionária no dia a dia. Boa leitura! 

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *