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Muitos empreendedores sonham em ter seu próprio negócio. Se você gosta de comprar e vender automóveis, talvez seu melhor investimento seja abrir uma concessionária de veículos. No entanto, você parou para pensar o que deve ser feito para ter um empreendimento desses? Neste post, vamos mostrar como abrir uma concessionária da maneira correta.

Aqui, você saberá que é necessário ter alguns cuidados para não ter problemas financeiros, com franquias e garantir seu lucro na venda de carros usados e novos. Ficou interessado no tema do nosso artigo? Quer realmente aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!

Avalie a necessidade dos consumidores

Antes de abrir uma concessionária, faça uma pesquisa de mercado. Avalie a necessidade dos consumidores e veja se há demanda para seu produto ou serviço. Depois disso, determine a demanda e considere como sua empresa poderá atrair clientes. Determine o número de carros vendidos na sua região.

Quando souber o número total de carros, pesquise as compras por categoria. Veja se as pessoas procuram mais carros ou caminhões. Calcule, por exemplo, a porcentagem de carros novos vendidos e de veículos usados. Também é importante saber quais são as marcas mais procuradas pelos clientes.

Saiba quem é seu cliente ideal

Identifique quem é seu cliente ideal. Dessa maneira você poderá planejar melhor o seu negócio e atender às necessidades dos consumidores. Observe a idade, o gênero, a ocupação e a renda dos clientes que você deseja atrair. Faça uma pesquisa para saber qual é o tipo de pessoa que compra um veículo de determinada marca.

Calcule o tamanho do seu mercado

Saiba se há demanda suficiente para seu produto. É importante que você analise a quantidade reais de vendas para seu produto e estime quanto daquela demanda você pode atrair. Presuma que 3000 novos automóveis da marca “x” são vendidos por ano na sua região. Veja também se você considera vender veículos usados da mesma marca e se esses veículos geram 2000 carros em vendas a cada ano. Portanto, o tamanho de seu mercado é de 5000 veículos dessa mesma marca.

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Abra uma franquia

Grandes marcas trabalham com franquias. Sendo assim, abrir uma franquia é uma boa opção de negócio. Você paga uma taxa ao franqueador e assina um acordo de franquia para operar o seu negócio. Possivelmente você terá que passar por um processo com a marca e comprovar se tem capacidade financeira e técnica para representar e revender os produtos da montadora para o mercado consumidor.

O franqueador também te dará o direito de usar a logomarca da matriz e fazer parte das promoções globais da empresa. No entanto, você vai precisar seguir todas as regras estabelecidas no contrato de franquia.

Decida entre os carros novos e usados

Em uma concessionária é possível vender carros zero km ou seminovos ou até mesmo os dois. Mas nesse caso você precisa saber que os gastos de entrada são maiores. Não esqueça que os carros usados necessitam de mais manutenção e exigem o emprego de mais serviços e mão de obra. Se os usados atraem mais clientes, isso é bom. No entanto, você também terá mais despesas e responsabilidades com os veículos que não são zero Km.

Tenha um departamento de serviços

Proprietários de automóveis também precisam de manutenção dos veículos. Neste caso, tenha em sua concessionária um departamento de serviços. Ofereça esse serviço e veja se é possível fidelizar o cliente. Com um departamentos desses, você pode até conquistar um cliente para sua concessionária que comprou um veículo em outro lugar.

Some os custos da sua concessionária

É preciso ser sincero: não é barato abrir uma concessionária, principalmente em relação ao inventário de carros. Além de comprar os automóveis, você terá que comprar ou alugar uma propriedade onde vai funcionar a revenda. Seu negócio terá que ter um pátio, um showroom e um departamento de serviços. Finalmente haverá gastos com treinamento pessoal e taxas inicial e anual para a marca.

Fique de olho nas licenças

Para abrir sua concessionária você terá que ter uma licença para vender os carros como negócio primário. A licença é expedida pelo órgão competente do governo estadual. Além dela, você deverá ter um alvará de funcionamento da Prefeitura. O Estado também poderá exigir seguros para você operar o negócio. O seguro é uma garantia de proteção ao comprador do automóvel  contra fraudes relacionadas à compra dos carros.

Agora você já sabe como abrir uma concessionária, não é verdade? Então, faça o seguinte: siga as nossas dicas e tenha um negócio de sucesso!

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