Como abrir uma concessionária

13 abr, 2021 | Concessionária, Dicas para gestão

Abrir uma concessionária requer um bom plano de negócio, que deve começar pela pesquisa detalhada do mercado, até a implementação de uma gestão eficiente.  

E é justamente isso que mostraremos neste post, agregando dicas e conselhos úteis para quem pretende abrir uma concessionária e faturar com um dos ramos mais lucrativos do setor automotivo no Brasil. Vamos conferir? 

 

Afinal, vale a pena abrir uma concessionária nesses dias? 

Antes mesmo de iniciar as dicas práticas, é importante esclarecer uma dúvida constante entre muitos empreendedores: afinal, vale a pena investir em uma concessionária agora? 

Certamente, a resposta para essa questão depende de uma série de fatores, que precisará ser levantada em cada região e incluída nos planos de negócio. 

Porém, de uma forma geral, pesquisas comprovam que a venda de carros usados e seminovos tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, em especial, pelo agravamento da pandemia e os impactos econômicos.  

Outro aspecto importante é que muitas montadoras e fábricas automotivas paralisaram – temporária ou permanentemente – as operações no Brasil, o que fez aumentar a busca por veículos de revenda entre os consumidores. 

Logo, abrir uma concessionária de sucesso vai depender das estratégias e do aproveitamento das oportunidades que o mercado oferece. 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

 

E quais dicas essenciais para abrir uma concessionária? 

Assim como qualquer outro tipo de negócio, abrir uma concessionária de veículos demanda investimentos, ideias e ações. Por isso, mesmo que não haja uma “receita pronta” de como montar o estabelecimento perfeito, algumas dicas e estratégias são essenciais e imprescindíveis para qualquer planejamento. 

E são elas que destacamos a seguir.

 

Avalie a necessidade dos consumidores 

Antes de abrir uma concessionária, faça uma pesquisa de mercado. Avalie a necessidade dos consumidores e veja se há demanda para seu produto ou serviço. Depois disso, determine como sua empresa poderá atrair clientes.  

Quando souber o número médio de carros vendidos em sua região, pesquise as compras por categoria. Veja, por exemplo, quais modelos são mais buscados e qual o perfil dos consumidores gerais. Calcule, por exemplo, a porcentagem de carros novos vendidos e de veículos usados.  

 

Saiba quem é seu cliente ideal 

Identifique quem é seu cliente ideal. Dessa maneira você poderá planejar melhor o seu negócio e atender às necessidades dos consumidores. Observe a idade, o gênero, a ocupação e a renda dos clientes que você deseja atrair. Faça uma pesquisa para saber qual é o tipo de pessoa que compra um veículo de determinada marca. 

 

Calcule o tamanho do seu mercado 

Saiba se há demanda suficiente para o seu produto. É importante que você analise a quantidade real de vendas e quanto dela você pode atrair. Presuma que 3000 novos automóveis da marca “x” são vendidos por ano na sua região. Veja também se você considera vender veículos usados da mesma marca e se esses veículos geram 2000 carros em vendas a cada ano. Portanto, o tamanho de seu mercado é de 5000 veículos dessa mesma marca. 

 

Avalie abrir uma franquia 

Uma dica interessante para quem pretende abrir uma concessionária é pesquisar sobre franquias. Afinal, nesses casos, você já pode fechar um negócio pronto, no qual o franqueador fornece infraestrutura, treinamento, imagem e marca para o seu estabelecimento começar a funcionar. 

No entanto, é preciso avaliar bem o custo-benefício dessa estratégia antes de colocar no papel se compensa investir nela ou realmente montar a concessionária por conta própria. Isso é muito variável de região para região! 

 

Decida entre os carros novos e usados 

Como bem destacamos no início do texto, abrir uma concessionária é uma oportunidade lucrativa de negócio que conta com flexibilidade de ações, como por exemplo, a opção de escolher o tipo de veículo a ser trabalhado no mercado. 

Isso pode ir desde 0Km, seminovos ou até modelos clássicos. Tudo vai depender das estratégias e da demanda que o mercado local oferece. 

No entanto, como vimos no tópico anterior, a venda de seminovos tem se destacado mais do que a de veículos novos pelas condições atuais da economia. Logo, cabe ao gestor acompanhar as tendências e saber fisgar as melhores oportunidades.

 

Tenha um departamento de serviços 

Proprietários de automóveis também precisam de manutenção dos veículos. Neste caso, tenha na concessionária um departamento de serviços. Ofereça-os e veja se é possível fidelizar os clientes.

 

Invista em equipamentos automotivos profissionais 

Aproveitando o gancho do tópico acima, oferecer serviços de revisão e manutenção em sua concessionária pode agregar inúmeros valores ao negócio. Porém, inevitavelmente, isso requer alguns investimentos na infraestrutura do estabelecimento. 

E isso está muito atrelado a compra de equipamentos automotivos profissionais, como elevadores, rampas, duplicadores de vagas etc.  

Sendo assim, escolha sempre marcas de renome no mercado nacional e modelos que garantam a otimização do espaço, segurança dos serviços e mais produtividades de suas equipes. 

 

Não se prenda apenas à concessionária física 

Hoje, abrir uma concessionária de veículo também requer se adaptar às tendências tecnológicas do mercado e boa parte disso está associada ao consumo online.

Para se ter uma ideia, só na pandemia, a venda de carros online aumentou 20% no Brasil e isso demanda uma atualização e adequação das concessionárias no mundo virtual. Sendo assim, ao abrir a sua revenda de veículo, leve em consideração a criação de um bom site ou plataforma online. 

 

Fique de olho nas licenças 

Para abrir sua concessionária você terá que ter uma licença para vender os carros como negócio primário. A licença é expedida pelo órgão competente do Governo Estadual. Além dela, você deverá ter um alvará de funcionamento da Prefeitura. O Estado também poderá exigir seguros para você operar o negócio, que é uma garantia de proteção ao comprador do automóvel contra fraudes relacionadas à compra. 

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como abrir uma concessionária e quais oportunidades que este ramo do mercado automotivo oferece ao empreendedor. E, como bem vimos, o trajeto para o sucesso requer não apenas de uma boa ideia, mas também de investimentos, estratégias e ações assertivas do gestor. 

Por isso, para complementar ainda mais o seu plano de negócio, não deixe de conferir também o nosso próximo post e descubra como equipamentos automotivos adequados podem agregar mais credibilidade à sua concessionária no dia a dia. Boa leitura! 

Conheça nosso casal de elevadores automotivos, o casal "graxinha"! | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...