Como anda a indústria automobilística no Brasil para os autocenters

14 ago, 2018 | Informativos | 0 Comentários

A indústria automobilística brasileira teve durante três anos seguidos resultados negativos. No entanto, em 2017, ocorreu uma espécie de redenção. As vendas totalizaram 2,24 milhões de automóveis leves, caminhões e ônibus, o que representou uma produção de 2,7 milhões, ou seja, uma alta de 25,2% em relação ao ano de 2016.

No entanto, como anda a indústria automobilística no Brasil para os auto centers? É isso que vamos abordar neste post. Ficou interessado em conferir os números e as novidades do mercado? Então, acompanhe!

Quais são as projeções de vendas de 2018?

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os números são para festejar. No entanto, é importante não esquecer que ainda há uma capacidade ociosa muito grande, de 47% em toda a indústria automotiva. Em caminhões, por exemplo, está próximo de 75%.

A projeções da Anfavea revelam que as vendas devem chegar a 2,5 milhões de veículos este ano e a produção, a 3 milhões de unidades. A alta é de 11,7% e 13,2%, respectivamente. Se os números forem confirmados, a indústria automobilística irá retornar ao patamar de crescimento de dois dígitos alcançados antes da crise econômica. Só para lembrar, em 2013, as vendas atingiram 3,8 milhões de auto veículos, o que é considerado um recorde para o setor.

No entanto, para chegar aos resultados previstos de 2018 é necessário que as condições econômicas do país mantidas até agora permaneçam ao longo do ano. Ainda em 2018, a previsão é que a indústria automobilística tenha mais apoio e investimentos para pesquisa e desenvolvimento para projetos relevantes de inovação.

Como anda o índice de empregos na indústria automobilística?

O aumento dos números de produção e venda repercutiu de maneira positiva no nível de emprego das empresas do setor. Os números subiram 4,6%. Em 2016, eram 121 mil trabalhadores na indústria automotiva, já em 2018, 126,7 mil. Esse aumento levou as montadoras a recontratar os profissionais que estavam afastados, seja pelo Programa de Proteção ao Emprego (PSE) ou pela suspensão temporária de contrato (lay-off).

E-book: Guia completo para fidelizar clientes em concessionárias - Engecass

Além disso, com o projeto do governo federal que permite a redução de salário e horas trabalhadas em momentos de retração da atividade econômica, foi possível manter o trabalhador vinculado à empresa. Segundo a Anfavea, em dezembro de 2016, cerca de 9 mil trabalhadores tinham algum tipo de restrição na jornada de trabalho. Já em dezembro de 2017, o número caiu para 1.885.

Como estão as vendas de automóveis?

Esse dado interessa principalmente você que é proprietário de auto center. No ano de 2017, houve um avanço na venda de carros elétricos e híbridos. Apesar do número representar um volume pequeno, foram comercializadas 3,3 mil unidades, um número três vezes maior do que em 2016.

Um balanço divulgado pela Anfavea revelou que a indústria virou o ano com um estoque de 219,1 mil unidades, número suficiente para 31 dias. No setor automobilístico, a marca considerada ideal é de 30 dias. No entanto, os números positivos vêm de todos os lados. As vendas de dezembro totalizaram 212,6 mil veículos, resultado este considerado o melhor do ano.

Como você pode ver, a rápida recuperação da indústria automobilística mostra que é necessário muito esforço para o setor voltar a acelerar. No entanto, para que isso aconteça, é importante que a economia do país esteja equilibrada para que os automóveis saem das concessionárias e dos autos centers.

Entretanto, se você tem curiosidade para saber um pouco mais sobre a indústria automobilística, dê uma olhada nesses dados:

Vendas da indústria

2015 – 2.57%

2016 – 2.05%

2017 – 2,24%

Em 2017, teve um crescimento de 9,2% em relação a 2016.

Alta da produção

2015 – 2,43%

2016 – 2,16%

2017 – 2,70%

Aumento de 25,2% em 2017 em relação a 2016.

Quais os carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2018?

Chevrolet Onix

No topo da lista dos mais vendidos está o Chevrolet Onix. O modelo teve um aumento de 7,6% em suas vendas em relação ao mesmo período de 2017. Foram emplacadas mais de 89 mil unidades do hatch, que acaba de ganhar a linha 2019.

Hyundai HB20

Esse ficou na segunda posição do mais vendido. O modelo teve mais de 50 mil licenciamentos, embora o volume registrou uma queda de 1,4% em relação aos primeiros meses de 2017.

Ford Ka

Teve uma alta de 8% graças às promoções e facilidades de negociação. A estratégia de vendas ajuda a queimar os estoques e se preparar para a chegada do modelo reestilizado. A atualização pode ser importante para fazer o modelo subir no ranking nos próximos meses, já que agora conta com câmbio automático.

Viu como anda a indústria automobilística no Brasil para os auto centers? Agora é só escolher um modelo de automóvel e investir, não é verdade?

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso próximo post e saiba o que você precisa avaliar na hora de abrir um auto center.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *