Como aumentar o faturamento da sua oficina mecânica em 2019

22 jan, 2019 | Informativos, Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

O ano de 2019 está aí e é hora de pensar em como aumentar o faturamento da oficina mecânica. Essa é uma das principais preocupações de quem tem este tipo de negócio. Entretanto, você sabia que com dicas simples é possível dobrar seu faturamento? Basta estudar cada decisão que você tiver que tomar e contar com os parceiros certos.

Então, se você é mecânico ou eletricista automotivo e deseja aumentar seu faturamento em 2019, preste atenção em nosso post! Nele, vamos dar algumas ideias para você aplicar em seu dia a dia!

Analise e projete os principais controles financeiros

Você deve analisar e projetar os principais controles financeiros da empresa como: fluxo de caixa, custos, despesas, contas a pagar e a receber, estoques e bancos. Dessa forma, terá um empreendimento mais organizado e poderá pensar em como aumentar o faturamento.

Precisando de mais clientes? 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

Preveja o capital para honrar compromissos

Outra maneira de como aumentar o faturamento da sua oficina mecânica é prever o capital de giro necessário para honrar os compromissos previstos no fluxo de caixa e manter o negócio funcionando.

Há alguns fatores que aumentam a necessidade de capital de giro, como por exemplo: compras à vista, vendas a prazo, estoques altos, redução no prazo de pagamento de fornecedores, dívidas não cobradas, retiradas além da capacidade da empresa, entre outros.

Faça o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Outra planilha que deve ser feita com antecipação é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Diferente do fluxo de caixa, que apresenta apenas as entradas e saídas, o DRE também registra depreciações e amortizações. Ele também ajuda no cálculo do Ponto de Equilíbrio da empresa.

O DRE aponta a viabilidade da sua oficina mecânica, o lucro líquido que será possível aferir e, desta maneira, ajuda a projetar quantas unidades do produto/serviço que precisarão ser vendidas para cobrir todas as despesas fixas e variáveis e os custos de produção e operação.

Analise e projete os custos variáveis de sua oficina

Você também deve analisar e projetar os custos variáveis da sua oficina mecânica. Portanto, conheça cada um, observe o percentual deles com relação às receitas e como eles vão evoluir nos meses e anos futuros.

Dessa forma, você terá uma visão clara dos custos que merecerão maior atenção e, quais devem ser diminuídos para beneficiar o seu negócio. Monitore-os pelo percentual que representam com relação à receita, reduzindo essa proporção.

Projete todas as vendas a prazo

Projete com detalhes todas as vendas a prazo já realizadas. Veja quando elas devem entrar mês a mês no ano. Faça um sistema de alerta para o que precisar ser cobrado e não deixe de cobrar os atrasos dos seus clientes. Assim, você evitará problemas financeiros.

Calcule o índice de inadimplência da empresa

Você também deve calcular o índice de inadimplência da empresa para ter um fluxo de caixa mais realista. Esse cálculo pode ser feito dividindo o total de contas a receber que estão atrasados pelo total a ser recebido no período. Caso esse índice seja elevado, o sistema de cobranças deve ser revisto e aperfeiçoado.

Crie um cronograma de como aumentar o faturamento

Defina metas e ações necessárias para você poder aumentar o faturamento. Por isso, crie um cronograma. Liste tarefas e responsabilidades tanto para você quanto para os colaboradores e avalie mensalmente os resultados, comparando-os com o que foi projetado. Faça correções de rumo, caso necessário.

Invista em equipamentos automotivos

Você também deve investir em equipamentos automotivos. Essa é uma boa ideia para quem deseja aumentar seu faturamento.

Invista em equipamentos automotivos

Compre elevadores automotivos, balanceadora de pneus, alinhador, rampa de alinhamento e até mesmo duplicador de vagas. Todos esses equipamentos vão oferecer serviços de qualidade aos seus clientes e muita agilidade nos processos da sua oficina.

Como você pode ver há várias formas de como aumentar o faturamento da sua oficina. No entanto, para que isso se torne uma realidade, você deve se planejar, colocar suas metas no papel , seguir as dicas do nosso post, criar um cronograma de ações e sim, ter os melhores equipamentos do mercado. Seguindo as nossas dicas, você terá um 2019 muito lucrativo!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais sobre o ramo automotivo? Continue acessando o nosso blog e veja o mercado e o futuro da reparação automotiva!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *