Como escolher a marca do seu elevador automotivo

9 out, 2017 | Elevadores Automotivos | 0 Comentários

Nem sempre é fácil escolher a marca de um elevador automotivo para sua oficina mecânica ou auto center. Atualmente há diversas marcas, revendas e modelos desses equipamentos. Entretanto, é preciso ficar de olho para não escolher o produto errado para sua empresa, pois aqui no Brasil existem mais de 50 modelos desses equipamentos.

Algumas dessas marcas estão há anos no mercado, já outras aparecem e acabam deixando o consumidor com um projeto obsoleto nas mãos. No entanto, para que você não seja prejudicado por essas empresas e acerte na sua escolha, é preciso ficar atento a algumas questões que abordaremos neste post.

Quer ficar por dentro do assunto? Então, acompanhe com muita atenção a leitura do nosso artigo!

Analise as marcas importadas e nacionais

Há excelentes modelos de elevadores automotivos importados, mas é sempre bom lembrar que a grande maioria das empresas fabricantes possuem técnicos terceirizados e boa parte desses profissionais não gostam de trabalhar com elevadores importados.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é em relação as peças. Dependendo do equipamento, pode ser que algumas demorem a chegar e sejam muito caras.

Portanto, para que você não adquira um equipamento que possa lhe trazer dores de cabeça, antes de comprá-lo, peça à empresa referências de clientes que já compraram um modelo semelhante. Esse é um direito que você tem e, dessa maneira terá mais tranquilidade para escolher a marca do seu elevador, não é mesmo?

Observe a marca do motor

Lembre-se que não há fabricante nacional de elevadores automotivos que tenha sua própria marca de motores. Portanto, todas fazem parcerias com diferentes empresas e também com níveis de qualidade diferentes. Uma marca quando é boa dura pelo menos 30 anos. Já um modelo mais fraco pode te deixar na mão no primeiro ano de uso.

Examine o tipo de lubrificação

Essa é uma das principais diferenças do elevador automotivo e a que você vai perceber no seu dia a dia. Atualmente, há no mercado três opções: lubrificação à graxa, à óleo automática e à óleo manual. Pense que os elevadores à graxa serão os mais baratos, mas sempre você terá que mantê-los. Eles serão mais barulhentos e também deixarão sua oficina mais suja.

Entretanto, será que eles vão valer a pena? Se você não deseja se aborrecer em relação a manutenção do elevador, prefira aquele com a lubrificação automática.

Peça indicações

Ao pedir indicações de amigos ou familiares, você vai eliminar uma porção de marcas de elevador automotivo. E com isso, optará apenas pelas melhores e nesta etapa, os detalhes farão a grande diferença. Observe, por exemplo, a satisfação dos clientes. Isso é muito importante!

Outra sugestão é verificar se as demais oficinas mecânicas ou auto centers optaram por aquela marca. Se ela for boa, com certeza você a encontrará em outros estabelecimentos. Também verifique se há no site da empresa fotos e depoimentos de clientes sobre aquele equipamento.

Veja se o elevador automotivo possui certificações ou premiações

Analisar as certificações e as premiações do elevador automotivo também é importante. Não se esqueça que no elevador estará um colaborador que pode ser seu filho e que o equipamento poderá ser usado pelos próximos 20 ou 30 anos.

Você precisa ter certeza sobre as certificações. Também é necessário que a empresa tenha um engenheiro técnico responsável pelos elevadores comercializados, pois qualquer problema com a fiscalização do ministério do trabalho ou acidente, esta empresa responderá junto com você.

Por isso, não  tenha vergonha ou medo de perguntar sobre quais as certificações e qual é o CREA do engenheiro responsável. A segurança da sua oficina ou auto center é o que estará em jogo até aqui.

Avalie os modelos de elevador automotivo

Há vários tipos de elevadores automotivos. Avalie aquele que vai atender suas necessidade. Veja alguns modelos:

1. Elevador automotivo ECO – 2600

Este equipamento tem vários benefícios. Sua capacidade é de 2.600 Kg. Possui alavanca manual, com chave elétrica reversora. O equipamento é autorizado pelas principais montadoras de veículos automotores do país e, testado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela SOCIESC, que certificou o projeto estrutural quanto à capacidade de carga e os limites máximos de segurança.

2. Elevador automotivo ECO – 4100

Com capacidade de 4100 Kg, este equipamento é acionado por alavanca manual e acompanha suporte para chassi em “U” (caminhonetes). Tem sistema de segurança composto por duas porcas de segurança que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho.

3. Elevador Hidráulico EH – 4000

O sistema com travamento automático deste elevador permanece sempre acionado. Ele não necessita de motor para descer o carro e, mantém a operação com velocidade constante economizando energia e é sempre suave.

4. Elevador Hidráulico EP – 4000

Este elevador possui um sistema com travamento automático dos carros na elevação do veículo. Esse sistema permanece sempre acionado. O elevador hidráulico EP – 4000 também não necessita de motor para descer o carro e economiza energia.

5. Elevador Pantográfico SL- 3000

Se você tem clientes com carros rebaixados, este é o elevador perfeito para sua oficina ou auto center. O equipamento possui plataformas robustas e é para veículos automotores leves com peso máximo de 3000 kg. Sua montagem é feita acima do piso ou encaixado em piso de baixo relevo. O equipamento também serve para aperfeiçoar o espaço da oficina.

6. Elevador 4 colunas 4B-4000/ 4B-5000

Este elevador tem uma capacidade máxima de 5000 kg. Possui painel elétrico, botoeiras, contatoras e disjuntor. É para fins de curso elétricos e conta com um sistema de segurança composto por 4 porcas que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho.

7. Elevador 4 colunas com plataforma 4B-4000 / 4B-5000

Este equipamento é indicado para veículos de chassi longo. O elevador possui distância entre colunas maior que os elevadores convencionais. Além disso, seu sistema de segurança é composto por 4 porcas que impedem a elevação do veículo caso as porcas de trabalho desgastem .

Agora você sabe como escolher a marca do seu elevador automotivo, não é mesmo? Lembre-se que a Engecass Tecnologia em Equipamentos tem os melhores elevadores para o seu tipo de negócio!

Quer ler mais conteúdos como esse? Baixe nosso e-book e confira 60 dicas para atrair clientes para sua oficina mecânica.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *