Entenda como funciona o acionamento do airbag e suas características

11 jun, 2019 | Informativos | 0 Comentários

Com o trânsito cada vez mais intenso nas rodovias e cidades, é praticamente inevitável ocorrerem colisões e acidentes por imprudência dos motoristas. Por isso, quando se fala em carros mais seguros, é importante pensar no sistema de airbag.

Desde 2014, o dispositivo tornou-se obrigatório nos automóveis fabricados no País. É que esse sistema é capaz de garantir a sobrevivência do motorista e dos passageiros quando acontece um acidente.

No entanto, para que você entenda tudo sobre airbag, preparamos este post. Nele, vamos mostrar qual é a importância do dispositivo, como ele funciona, quais são seus componentes e qual é o cuidado que você deve ter com o sistema.

E aí, quer ficar por dentro do assunto e conferir como esse item de segurança pode salvar vidas e amenizar impactos e colisões? Então, continue com a leitura do nosso post!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

O que é um airbag e qual é a sua importância?

O airbag é um dispositivo de segurança criado para proteger os ocupantes de um veículo que sofreu impactos por acidentes de trânsito. O dispositivo se parece com um saco comprimido que mantém protegidas as áreas do automóvel que mais sofrem impactos em colisões, como na frente, na lateral e no teto. O item é fabricado em tecido e em outros materiais hermeticamente embalados.

O sistema de airbag é extremamente importante porque em um momento de acidente, ele se enche de ar rapidamente para fornecer um sistema que amorteça o impacto, evitando assim consequências mais graves.

Na verdade, em casos de acidentes, o sistema impede que as pessoas sejam jogadas contra determinadas áreas sólidas do carro.

Como o airbag funciona?

Como você já sabe, o sistema de airbag foi criado para segurança do motorista e passageiros de um carro diante de uma colisão no trânsito. O airbag é acionado automaticamente após uma desaceleração brusca do automóvel. Em seguida, a unidade de controle eletrônico manda um aviso elétrico para o ignitor do gerador de gás, que é responsável por inflar a bolsa.

O ignitor manda o aviso. Depois, dentro do gerador de gás, as substâncias presentes, como os nitratos de amônia e guanidina reagem e explodem. Então, o nitrogênio gerado enche a bolsa, de em média 90 litros, em apenas 30 milésimos de segundo. Em sequência, a bolsa é empurrada pela expansão do gás e a capa se abre em diversas partes a partir do centro.

O material possui uma capa que é feita de um plástico especial, com 2 a 3 mm de espessura e pequenos sulcos de 0,5 cm. São eles que garantem que o material romperá nos lugares desejados, bem como que nenhum pedaço de plástico atingirá o passageiro. Por fim, a bolsa de ar se esvazia para absorver o impacto do corpo.

Quais os componentes do airbag?

O sistema de bolsa inflável é composto por três partes:

  • Saco;
  • Sensores;
  • Sistema de insuflação.

Qual é o cuidado que você precisa ter com o sistema?

É importante orientar o cliente que procura sua loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica para ficar atento ao sistema de airbag. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), no ano de 2018, menos da metade dos quase 3,5 milhões (44%), de veículos com airbags defeituosos fabricados pela Takata no Brasil foram reparados. Na prática, isso significa que quase 2 milhões de automóveis ainda circulam no País com airbags “fatais”.

As peças defeituosas, em vez de salvar vidas em caso de acidentes, podem ferir gravemente e até matar os ocupantes do automóvel. Quando as convocações para o reparo de carros com as peças defeituosas da Takata foram iniciadas no Brasil em 2013, até o fim de dezembro de 2018, foram feitas 60 campanhas preventivas em automóveis de 13 montadoras, todas clientes Takata.

Somente em 2018, foram mais de 318 mil automóveis chamados. Nos cinco anos de ações, ainda segundo a Senacon, foram registradas pelo menos 12 pessoas feridas no Brasil por conta da falha no equipamento de segurança, que pode explodir e liberar estilhaços por toda a cabine. Não há informações sobre mortes no Brasil.

Agora que você já sabe como funciona o airbag, será mais fácil atender seu cliente, não é verdade?

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e veja que o Ford EcoSport não possui mais estepe na traseira em 2019!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *