Como manter a equipe de sua oficina mecânica motivada?

28 dez, 2018 | Informativos, Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

Com tantos livros de auto ajuda e filmes motivacionais que vemos por aí, a palavra motivação pode até soar um pouco abstrata para quem é proprietário de oficina mecânica.

No entanto, se a motivação é implantada de forma sistemática e metódica, ela pode trazer resultados reais para o seu negócio como maior produtividade dos funcionários, aumento da produtividade da equipe, maior feedback por parte dos colaboradores, melhoria na qualidade do serviço e redução dos custos operacionais.

Mas como manter sua equipe motivada? Essa é a pergunta que vamos responder neste post. Você vai aprender algumas dicas simples para aplicar no seu dia a dia e que vão ajudar a trabalhar a motivação de quem trabalha na sua oficina mecânica. Quer conferir tudo com a gente? Pois então, acompanhe o nosso artigo e preste atenção em nossas sugestões:

1. Peça feedback

Você já deve ter percebido que há muitas pessoas que gostam de expressar sua opinião, não é verdade? Independente da função do seu colaborador, classe social ou até mesmo personalidade, deixe-o falar o que pensa.

E-book com 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

Entender este comportamento e utilizá-lo para recolher um feedback sincero é uma tática valiosa, porque os relatos dos seus funcionários vão ajudar a:

  • Identificar os processos que podem ser melhorados por ações simples;
  • Identificar a necessidade de reposição de equipamentos dentro da oficina mecânica;
  • Evitar investimentos desnecessários ou incompatíveis com a realidade da oficina;
  • Aprender com seus funcionários sobre os serviços prestados e com isso saber o que você pode melhorar.

Não há um momento ou periodicidade ideal para pedir o feedback da sua equipe. No entanto, isso deve ser feito constantemente e não ser apenas uma ação pontual. Porém, é importante ressaltar que você não deve obrigar o funcionário expor a opinião.

Pelo contrário, ele deve se sentir a vontade para falar o que deseja sobre o seu local de trabalho. Portanto, quanto mais natural for o processo de pedir o feedback, mais valorizados se sentirão seus colaboradores.

2. Faça pesquisas de satisfação interna

As pesquisas de satisfação interna podem ser feitas por meio de formulários documentados e criados pelo proprietário ou responsável da oficina mecânica.

O objetivo dessa ação é recolher informações sobre o trabalho e a comunicação do gestor, a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade das ferramentas e dos equipamentos da oficina mecânica, a remuneração dos funcionários, a qualidade de trabalho dentro da oficina e outras perguntas que poderão ajudar a melhorar os processos internos do seu negócio.

É importante lembrar que você deve deixar claro para os colaboradores que as informações da pesquisa serão mantidas sob sigilo e em nenhum momento serão usadas contra os profissionais.

Também é importante lembrar que as pesquisas de satisfação interna devem ser feitas pelo menos uma vez por mês. Você deve mostrar para o seu time que essas pesquisas servirão para melhorar a qualidade do trabalho dentro da oficina mecânica.

3. Defina metas alcançáveis

Muitos gestores erram ao definir metas dentro da oficina mecânica. Eles querem que os colaboradores alcancem metas altas. No início, essa estratégia pode até dar certo, mas assim que sua equipe estiver em uma situação aonde nenhuma meta é alcançada, os efeitos dessa ação serão devastadores.

Mantenha a equipe da sua oficina motivada com metas alcançáveis

Afinal, ninguém gosta de se sentir incapaz em realizar uma tarefa, seja no trabalho ou na vida. Por isso, para evitar desgaste com os colaboradores, defina metas alcançáveis.

Para não errar, dê preferência às ideias dos próprios funcionários e recompense sua equipe quando a meta for atingida. Você pode aumentar o salário, dar direito a um feriado prolongado, oferecer um dia de folga na semana ou outra ação que esteja ao alcance da oficina mecânica.

Você pode ter certeza que alcançar metas menores iniciará um ciclo de melhoria por parte de sua equipe e com o tempo as metas maiores poderão ser definidas, sem o risco de um efeito negativo de desmotivação. Nunca se esqueça que a motivação é importante, mas ela só funciona quando é aliada ao treinamento adequado.

4. Mantenha a equipe da oficina mecânica unida

Uma equipe unida trabalha melhor, facilita a gestão de pessoas da oficina mecânica e se comunica melhor. Por isso, aproximar os colaboradores é importante para motivar a equipe da sua oficina mecânica.

Um time integrado é sinônimo de trabalhos bem executados e a comunicação entre os membros de uma equipe é importante para que os processos saem conforme o esperado.

Além disso, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente hostil. E se a equipe se dá bem, há menos conflitos e o ambiente de trabalho torna-se mais agradável.

Mas, fique atento! Não force as relações. Seu papel como gestor não é obrigar as pessoas a formarem laços.  Em resumo: ninguém precisa ser o melhor amigo, mas ter diálogo e boa convivência são indispensáveis para promover a motivação.

Entretanto, uma boa dica para aproximar o time é promover alguns eventos com os colaboradores. Estimule a convivência em uma situação mais informal e ajude a melhorar o relacionamento entre as pessoas. Além disso, desperte nos colaboradores o desejo de criar grupos de interesse e atividades apenas da equipe.

5. Dê atenção individual aos funcionários

Quando os colaboradores se sentem valorizados, eles se dedicam mais. Por isso, dê atenção individual a eles. Não os trate como números. Seus colaboradores são pessoas que precisam estar bem consigo e com o ambiente de trabalho para render mais.

Veja se nenhum funcionário sente falta de atenção ou de reconhecimento. Os elogios são bem-vindos, sobretudo quando o rendimento é acima da média.

 Dê atenção individual aos funcionários da sua oficina mecânica

Além disso, não se esqueça de oferecer o feedback positivo para os pequenos gestos, como por exemplo, a dedicação ao trabalho. Caso a produtividade do trabalhador esteja baixa, converse a sós com ele.

Procure ouvi-lo, não dê broncas em público e mostre as alternativas para que vocês possam resolver o problema. O colaborador se sentirá confiante e motivado para mudar seu próprio comportamento.

6. Seja um bom líder

Seja um líder exemplar! Motive a sua equipe sendo um modelo para seus colaboradores. A melhor maneira de liderar a equipe é ser exemplo. Um líder motivado, comunicativo e dedicado forma uma equipe semelhante.

Pense sempre que o time precisa confiar em seu líder para que a gestão de pessoas funcione. Pois, por mais que seus colaboradores não estejam envolvidos no processo de decisões administrativas e financeiras da oficina mecânica, eles serão afetados por elas.

É, ainda, muito importante que os funcionários confiem em suas decisões. Uma oficina mecânica quando é bem administrada oferece estabilidade de emprego para os colabores.

No entanto, a forma mais eficiente de motivar a equipe, nesse sentido, é criar um canal de comunicação. Dessa maneira, os funcionários podem enviar sugestões.

7. Trate bem seus funcionários

Trate seus funcionários como você gostaria de ser tratado. Por isso, seja respeitoso e educado. Um chefe ignorante só prejudica a equipe de trabalho. Tenha em mente que seus colaboradores precisam se sentir em casa e vontade de ficar mais tempo na oficina mecânica.

A motivação é o segredo para o sucesso de qualquer oficina mecânica. Portanto, comece agora mesmo a criar ações que motivem seus colaboradores. Dessa forma, você aumentará a produtividade da sua oficina e conquistará cada vez mais clientes num mercado que é tão competitivo!

Quer aprender um pouco mais sobre gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post e saiba o que é a certificação de oficinas mecânicas!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Em todos os setores, o distribuidor autorizado tem papel fundamental na divulgação das soluções das fabricantes e na experiência dos consumidores-finais. É um agente estratégico que garante que a negociação, armazenagem e transporte do equipamento ou produto seja...
Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

O elevador automotivo novo ou usado é aquele equipamento que eleva o nível do veículo em relação ao solo, fundamental nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.  Com ele, é possível realizar vários serviços de maneira rápida, como troca de óleo, revisão...
Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

A manutenção corretiva acontece de forma inesperada, exigindo ações rápidas dos operadores e prestadores de serviços. Geralmente, indica a parada imediata de máquinas, sistemas e veículos.  Continue lendo e entenda quais os principais motivos que levam a esse tipo de...
Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Você sabe o que precisa para ter uma oficina mecânica moderna? Leia nosso post e fique por dentro desse assunto!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *