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Com tantos livros de auto ajuda e filmes motivacionais que vemos por aí, a palavra motivação pode até soar um pouco abstrata para quem é proprietário de oficina mecânica.

No entanto, se a motivação é implantada de forma sistemática e metódica, ela pode trazer resultados reais para o seu negócio como maior produtividade dos funcionários, aumento da produtividade da equipe, maior feedback por parte dos colaboradores, melhoria na qualidade do serviço e redução dos custos operacionais.

Mas como manter sua equipe motivada? Essa é a pergunta que vamos responder neste post. Você vai aprender algumas dicas simples para aplicar no seu dia a dia e que vão ajudar a trabalhar a motivação de quem trabalha na sua oficina mecânica. Quer conferir tudo com a gente? Pois então, acompanhe o nosso artigo e preste atenção em nossas sugestões:

1. Peça feedback

Você já deve ter percebido que há muitas pessoas que gostam de expressar sua opinião, não é verdade? Independente da função do seu colaborador, classe social ou até mesmo personalidade, deixe-o falar o que pensa.

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Entender este comportamento e utilizá-lo para recolher um feedback sincero é uma tática valiosa, porque os relatos dos seus funcionários vão ajudar a:

  • Identificar os processos que podem ser melhorados por ações simples;
  • Identificar a necessidade de reposição de equipamentos dentro da oficina mecânica;
  • Evitar investimentos desnecessários ou incompatíveis com a realidade da oficina;
  • Aprender com seus funcionários sobre os serviços prestados e com isso saber o que você pode melhorar.

Não há um momento ou periodicidade ideal para pedir o feedback da sua equipe. No entanto, isso deve ser feito constantemente e não ser apenas uma ação pontual. Porém, é importante ressaltar que você não deve obrigar o funcionário expor a opinião.

Pelo contrário, ele deve se sentir a vontade para falar o que deseja sobre o seu local de trabalho. Portanto, quanto mais natural for o processo de pedir o feedback, mais valorizados se sentirão seus colaboradores.

2. Faça pesquisas de satisfação interna

As pesquisas de satisfação interna podem ser feitas por meio de formulários documentados e criados pelo proprietário ou responsável da oficina mecânica.

O objetivo dessa ação é recolher informações sobre o trabalho e a comunicação do gestor, a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade das ferramentas e dos equipamentos da oficina mecânica, a remuneração dos funcionários, a qualidade de trabalho dentro da oficina e outras perguntas que poderão ajudar a melhorar os processos internos do seu negócio.

É importante lembrar que você deve deixar claro para os colaboradores que as informações da pesquisa serão mantidas sob sigilo e em nenhum momento serão usadas contra os profissionais.

Também é importante lembrar que as pesquisas de satisfação interna devem ser feitas pelo menos uma vez por mês. Você deve mostrar para o seu time que essas pesquisas servirão para melhorar a qualidade do trabalho dentro da oficina mecânica.

3. Defina metas alcançáveis

Muitos gestores erram ao definir metas dentro da oficina mecânica. Eles querem que os colaboradores alcancem metas altas. No início, essa estratégia pode até dar certo, mas assim que sua equipe estiver em uma situação aonde nenhuma meta é alcançada, os efeitos dessa ação serão devastadores.

Mantenha a equipe da sua oficina motivada com metas alcançáveis

Afinal, ninguém gosta de se sentir incapaz em realizar uma tarefa, seja no trabalho ou na vida. Por isso, para evitar desgaste com os colaboradores, defina metas alcançáveis.

Para não errar, dê preferência às ideias dos próprios funcionários e recompense sua equipe quando a meta for atingida. Você pode aumentar o salário, dar direito a um feriado prolongado, oferecer um dia de folga na semana ou outra ação que esteja ao alcance da oficina mecânica.

Você pode ter certeza que alcançar metas menores iniciará um ciclo de melhoria por parte de sua equipe e com o tempo as metas maiores poderão ser definidas, sem o risco de um efeito negativo de desmotivação. Nunca se esqueça que a motivação é importante, mas ela só funciona quando é aliada ao treinamento adequado.

4. Mantenha a equipe da oficina mecânica unida

Uma equipe unida trabalha melhor, facilita a gestão de pessoas da oficina mecânica e se comunica melhor. Por isso, aproximar os colaboradores é importante para motivar a equipe da sua oficina mecânica.

Um time integrado é sinônimo de trabalhos bem executados e a comunicação entre os membros de uma equipe é importante para que os processos saem conforme o esperado.

Além disso, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente hostil. E se a equipe se dá bem, há menos conflitos e o ambiente de trabalho torna-se mais agradável.

Mas, fique atento! Não force as relações. Seu papel como gestor não é obrigar as pessoas a formarem laços.  Em resumo: ninguém precisa ser o melhor amigo, mas ter diálogo e boa convivência são indispensáveis para promover a motivação.

Entretanto, uma boa dica para aproximar o time é promover alguns eventos com os colaboradores. Estimule a convivência em uma situação mais informal e ajude a melhorar o relacionamento entre as pessoas. Além disso, desperte nos colaboradores o desejo de criar grupos de interesse e atividades apenas da equipe.

5. Dê atenção individual aos funcionários

Quando os colaboradores se sentem valorizados, eles se dedicam mais. Por isso, dê atenção individual a eles. Não os trate como números. Seus colaboradores são pessoas que precisam estar bem consigo e com o ambiente de trabalho para render mais.

Veja se nenhum funcionário sente falta de atenção ou de reconhecimento. Os elogios são bem-vindos, sobretudo quando o rendimento é acima da média.

 Dê atenção individual aos funcionários da sua oficina mecânica

Além disso, não se esqueça de oferecer o feedback positivo para os pequenos gestos, como por exemplo, a dedicação ao trabalho. Caso a produtividade do trabalhador esteja baixa, converse a sós com ele.

Procure ouvi-lo, não dê broncas em público e mostre as alternativas para que vocês possam resolver o problema. O colaborador se sentirá confiante e motivado para mudar seu próprio comportamento.

6. Seja um bom líder

Seja um líder exemplar! Motive a sua equipe sendo um modelo para seus colaboradores. A melhor maneira de liderar a equipe é ser exemplo. Um líder motivado, comunicativo e dedicado forma uma equipe semelhante.

Pense sempre que o time precisa confiar em seu líder para que a gestão de pessoas funcione. Pois, por mais que seus colaboradores não estejam envolvidos no processo de decisões administrativas e financeiras da oficina mecânica, eles serão afetados por elas.

É, ainda, muito importante que os funcionários confiem em suas decisões. Uma oficina mecânica quando é bem administrada oferece estabilidade de emprego para os colabores.

No entanto, a forma mais eficiente de motivar a equipe, nesse sentido, é criar um canal de comunicação. Dessa maneira, os funcionários podem enviar sugestões.

7. Trate bem seus funcionários

Trate seus funcionários como você gostaria de ser tratado. Por isso, seja respeitoso e educado. Um chefe ignorante só prejudica a equipe de trabalho. Tenha em mente que seus colaboradores precisam se sentir em casa e vontade de ficar mais tempo na oficina mecânica.

A motivação é o segredo para o sucesso de qualquer oficina mecânica. Portanto, comece agora mesmo a criar ações que motivem seus colaboradores. Dessa forma, você aumentará a produtividade da sua oficina e conquistará cada vez mais clientes num mercado que é tão competitivo!

Quer aprender um pouco mais sobre gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post e saiba o que é a certificação de oficinas mecânicas!