Escolha uma Página

Trabalhar a organização da sua oficina mecânica é a melhor maneira de otimizar o espaço, evitar acidentes, economizar tempo e aumentar os lucros no negócio.

No entanto, o que pode ser feito para manter a organização da sua oficina? Neste post, vamos mostrar que com pequenas atitudes é possível você ter um empreendimento que agrada todo tipo de cliente, inclusive os mais exigentes.

Pois então, quer aprender tudo com a gente? Acompanhe com muita atenção o nosso artigo e boa leitura!

Por que você deve manter a organização da sua oficina?

Atualmente, a oficina mecânica quer agregar valor aos seus serviços e se destacar no mercado. Portanto, cada vez mais é necessário se adequar às exigências dos novos consumidores que não toleram mais atrasos, atendimento de má qualidade ou falhas técnicas.

Se este for o seu caso, você precisa ficar atento às dicas que daremos no próximo tópico para você manter a organização da sua oficina mecânica da forma mais eficiente possível.

O que fazer para manter a organização da sua oficina?

Tenha uma área de inspeção na oficina

A área de inspeção na oficina mecânica é uma área exclusiva para produtos acabados e que não precisam mais ser mexidos ou estão aguardando somente a avaliação do cliente. A área é importante porque evita que os funcionários da oficina mecânica confundam os itens acabados com aqueles que ainda estão em manutenção, além de diminuir a sujeira causada por partículas suspensas de óleo ou graxa.

No entanto, caso você não tenha espaço suficiente para manter a organização da sua oficina e criar uma área de inspeção, você pode adotar algumas práticas de otimização de espaços, como por exemplo, adquirir duplicadores de vagas para poder acomodar melhor os automóveis.

Otimize os espaços

Como já dissemos, o duplicador de vagas é excelente para otimizar os espaços na sua oficina mecânica. Com isso, você terá uma solução inteligente, sem precisar investir muito dinheiro em locação ou compra de imóveis. Ainda sobre os duplicadores de vagas, eles são flexíveis e de fácil operação, eles dobram a capacidade das vagas de garagem dentro da oficina.

Além disso, existem vários tipos de duplicadores. Escolher um ideal para o seu caso vai depender exclusivamente das necessidades específicas da sua oficina, como o tipo de instalação, capacidade de carga e disponibilidade econômica. Na dúvida, o mais recomendado é entrar em contato com as empresas especializadas neste tipo de equipamento como a própria Engecass.

Faça um painel de ferramentas

O painel de ferramentas é uma solução rápida, econômica e simples para as oficinas mecânicas que organizam suas ferramentas e/ou peças menores, que geralmente ficam perdidas após serem utilizadas.

Criar um painel de ferramentas é muito simples. Você pode fazê-lo a partir de uma chapa de metal ou madeira perfurada, com caixas de plásticos penduradas ou ganchos onde cada uma servirá para armazenar um tipo de ferramenta ou peça.

Coloque etiquetas nos objetos

É uma dica simples, mas eficiente para você que deseja manter a organização da sua oficina mecânica. Coloque etiquetas em todas as caixas, gavetas e ganchos da sua oficina. Especifique o que deve ser armazenado em cada local. As etiquetas são tão eficientes quando se trata da organização de ambientes, que é uma das principais práticas do popular método de organização 5S, utilizada por laboratórios e montadoras de veículos ao redor do mundo.

Entretanto, apesar dessa ser uma solução econômica e inteligente, nem sempre é uma tarefa fácil de ser executada, já que é difícil educar os funcionários a guardar as peças e ferramentas nos locais específicos. No entanto, é preciso tentar e fazer com que eles entendam a importância de manter a organização da sua oficina.

Organize os equipamentos de segurança

Outra dica para quem quer manter a organização da oficina é organizar os equipamentos de segurança. Eles são essenciais para as oficinas mecânicas que agregam valor, previnem acidentes e evitam problemas legais.

Cada funcionário tem seus próprios equipamentos de segurança e nem sempre todas as oficinas possuem um armário exclusivo para cada funcionário, o que é essencial que exista uma área exclusiva de sua oficina mecânica designada para o armazenamento deste tipo de material.

Isso porque, se não existir um lugar específico, a tendência é que os funcionários os deixem em qualquer lugar. Se a sua oficina for pequena, você pode utilizar caixas de plásticos que, além de econômicas, não ocupam muito espaço e são de fácil limpeza.

Incentive os funcionários

É importante que seus funcionários adotem a limpeza como uma política da sua oficina mecânica. Se eles não fazem isso, seus esforços vão por água abaixo.

Por isso, oriente seus colaboradores sobre a importância de manter a oficina sempre organizada. Uma boa forma de incentivá-los é oferecer incentivos como uma folga mensal, para o funcionário que for mais organizado.

Também é importante definir um momento de limpeza coletiva, como no final do expediente. Assim, incentiva o trabalho em equipe e ajuda na organização.

Faça a limpeza da oficina mecânica

Quem trabalha com oficina mecânica sabe que existem materiais de difícil remoção, não é verdade? No entanto, quando você faz a limpeza da oficina mecânica e utiliza materiais próprios para limpezas pesadas, você consegue remover várias manchas. É importante não permitir que a sujeira se acumule por muito tempo porque isso dificulta a remoção.

Não se esqueça de organizar as bancadas e as ferramentas. Outra dica importante são as áreas que têm contato direto com o cliente. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica.

Leia conteúdos sobre organização de oficinas

A Engecass publica semanalmente vários conteúdos relevantes para oficinas mecânicas. Aqui em nosso blog você recebe dicas e informações sobre o mercado. Você também pode conhecer os produtos e os equipamentos da Engecass que vão ajudá-lo na organização da oficina mecânica e na produtividade da sua equipe de trabalho.

Além disso, a Engecass conta com uma equipe especializada com anos de experiência no mercado, pronta para ajudá-lo com dicas valiosas sobre oficinas mecânicas.

Delimite as áreas da sua oficina

É importante que cada tarefa da sua oficina mecânica seja realizada em um local específico apropriado e com as ferramentas necessárias. Se você permitir que seus funcionários realizem diferentes serviços em qualquer lugar, isso poderá passar uma ideia para o seu cliente de que sua oficina não é organizada.

No entanto, para solucionar esse problema, demarque e sinalize áreas para cada tipo de atividade, reúna as que forem parecidas caso seja conveniente para a realidade da sua empresa, disponibilize todos os materiais e ferramentas necessários às tarefas por perto, aumente a agilidade do serviço e a logística da sua oficina mecânica.

Organize a administração da sua empresa

Para manter a organização da sua oficina você deve cuidar da administração do seu negócio. Dessa maneira, você gerencia melhor as tarefas operacionais. Uma boa maneira de se fazer isso é adquirir um sistema de gerenciamento online.

Por meio de softwares, é possível controlar o fluxo de caixa, a entrada e a saída de dinheiro e recursos. Além de administrar o cadastro dos fornecedores, estoque, clientes e pedidos.

Agora que você aprendeu como manter a organização da sua oficina, poderá cuidar ainda mais do seu negócio, não é verdade? Coloque nossas dicas em prática e tenha sucesso em seu empreendimento!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda a ter uma oficina mecânica sustentável!