Escolha uma Página

Muitos mecânicos usam suas habilidades para trabalhar para outra pessoa. No entanto, se você tem espírito empreendedor e deseja investir em um negócio para chamar de seu, esta é uma boa oportunidade de aprender como montar um auto center.

Começar este tipo de negócio envolve mais do que saber como consertar carros. É necessário conhecer um pouco sobre administração, equipamentos para auto center moderno e estar ciente sobre tudo que envolve o empreendimento.

Em resumo, você deve ter a consciência que é preciso muito trabalho e, por isso, você terá que se preparar adequadamente. No entanto, não se preocupe! Para ajudá-lo, preparamos este post com 7 passos para você montar um auto center de sucesso.

Quer conhecer cada uma deles e se lançar no mercado automotivo? Continue com a gente e leia o nosso artigo!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

1º. Tenha um plano de negócios e saiba como montar um auto center

Se você deseja saber como montar um auto center de sucesso, você precisa pensar em um plano de negócios. Não se esqueça que se você falha em planejar, você planeja em falhar.

Por isso, toda empresa precisa de um plano e ele deve ser mais do que simplesmente você alugar uma loja para consertar carros e fazer dinheiro. Ele deve definir um objetivo para onde o seu empreendimento está indo.

Portanto, inclua em seu plano, métodos de publicidade e despesas, custos iniciais específicos com os quais você terá que arcar, como a abertura de um CNPJ, o pagamento de impostos, entre outros. O Sebrae possui um guia completo que vai ajudá-lo a montar um plano de negócios para o seu auto center.

2º. Escolha o local do auto center

Outro passo importante para você que deseja saber como montar um auto center é pensar na localização. As lojas que são localizadas próximas as rodovias ou no meio dos centros urbanos tendem a se sair melhor, visto que esses são locais de grande movimento de veículos.

Portanto, pense em um bom local. Tente encontrar um galpão antigo que já seja preparado para receber os equipamentos que você precisa. Ao escolher o seu espaço, certifique-se que você está levando em conta o quanto vai gastar com o aluguel do ponto.

Outra despesa que você terá com o espaço do seu auto center é o seguro. Faça um para a sua garagem, em casos de incêndio, desastre natural ou de um acidente de trabalho.

3º. Defina os serviços que serão ofertados

Ao saber como montar um auto center, você deve escolher os serviços que vai oferecer. Você pode se especializar em uma determinada área, como sistemas de ar condicionado ou aquecimento. No entanto, isso limitaria a quantidade de dinheiro que seu auto center poderia fazer.

A maioria das oficinas são gerais, mas não se esqueça de que os clientes gostam de negócios de nicho, especializados, e se você focar em algum serviço como tuning para automóveis de alto desempenho ou motores, você terá uma credibilidade mais estabelecida para começar.

No entanto, às vezes é melhor oferecer vários serviços, o quanto você puder. Mesmo se você ou seus mecânicos não possuírem ainda a experiência para executar um serviço específico, você pode terceirizá-lo até que tenha pessoal qualificado.

4º. Escolha os melhores equipamentos

Os equipamentos para auto center são parte da identidade do negócio. Se você possui máquinas velhas e ruins, isso pode passar uma imagem de uma loja mal cuidada e desleixada na hora de executar os serviços. Por isso, pesquise bem e procure o que há de melhor no mercado.

Peça seu orçamento AQUI do nosso Elevador Automotivo 2600kg com Lubrificação automática a óleo | Engecass

Nessas horas, vale até fazer um investimento maior para contar com algo que não te trará dor de cabeça no futuro e que dará frutos por um longo tempo.

Para saber quais os equipamentos ter, pense nos serviços. Para ajudá-lo, abaixo listamos algumas das principais máquinas para cada tipo de trabalho, veja:

Acesse nosso site AQUI e conheça toda nossa linha de equipamentos automotivos para sua oficina mecânica, auto center ou concessionária!

 5º. Divulgue seu auto center

Além de pensar no local do seu auto center, em um bom plano de negócios e também nos equipamentos que você vai utilizar para fazer os serviços, você deve saber como divulgar o seu empreendimento.

Afinal, a propaganda é a alma do negócio, não é verdade? Um boa notícia é que hoje há várias ferramentas digitais disponíveis e fazer isso é mais fácil e barato que você imagina.

Use, por exemplo, o Marketing Digital. Por meio dele, você aparecerá no Google quando as pessoas pesquisarem por auto center na sua região, além de atrair possíveis clientes para sua marca.

No entanto, não se esqueça das táticas tradicionais como o rádio e, caso você resida em uma cidade do interior, a propaganda no carro de som ou na bicicleta também são importantes.

Ah, e mais, cuidar da fachada do seu auto center e fazer várias promoções também são essenciais para atrair e conquistar a sua primeira leva de clientes.

Você pode até oferecer um pacote de serviços mais completo por um preço justo ou um serviço mais caro e dar um belo brinde, como um kit para deixar o automóvel mais cheiroso. Vale a pena pensar em alternativas para que as pessoas fiquem com a sua marca gravada na memória.

6º. Conte com uma equipe eficiente

Não adianta pensar em tudo, mas esquecer da sua equipe de profissionais. Portanto, ao pensar em como montar um auto center de sucesso, opte por uma equipe capacitada e motivada. O sucesso dos serviços automotivos também depende do trabalho realizado por sua equipe.

7º. Informatize seus dados

O último passo de como montar um auto center é você informatizar seus dados. Isso evita que a sua empresa perca informações valiosas como ordens de serviço, custos extras e notas fiscais. No passado, ter tudo na ponta do lápis era bom para quem gostava de organizar as suas coisas. No entanto, com o passar do tempo, tornou-se mais adequado ter tudo informatizado.

Agora que você já sabe como montar um auto center, que tal começar com esses passos? Coloque nossas dicas em prática e tenha sucesso em seu negócio

Quer ler mais dicas sobre gestão? Baixe o nosso e-book e aprenda a precificar o valor da hora de mão de obra!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do setor automotivo! | Engecass