Como montar um auto center de sucesso em 7 passos!

26 maio, 2022 | Autocenter, Dicas para gestão | 0 Comentários

Se você já pensou em montar um auto center próprio e faturar com os mais variados serviços possíveis que este estabelecimento permite trabalhar, saiba que essas dicas a seguir podem ajudar com aquele empurrãozinho incial.

Afinal, separamos 8 passos essenciais sobre como iniciar esse tipo de negócio e destacamos alguns fatores e aspectos indispensáveis para você não ter surpresas nessa jornada.

 

7 passos para montar um auto center de sucesso

Antes mesmo de começar as dicas sobre como montar um auto center de sucesso, é importante ressaltar que tudo o que abordamos ao longo deste texto são orientações úteis, que podem ajudar você nesse desafio.

Sendo assim, avalie cada um desses passos a seguir, levando sempre em consideração as necessidades e características de sua região e de seu público.

 

Confira!

 

 Tenha um plano de negócios e saiba como montar um auto center

Se você deseja saber como montar um auto center de sucesso, o primeiro passo essencial é pensar em um plano de negócios. Não se esqueça que se você falha em planejar, você planeja em falhar.

Por isso, toda empresa precisa de um plano bem definido e ele deve ser mais que simplesmente você alugar uma loja para consertar carros e fazer dinheiro. Ele deve definir um objetivo para onde o seu empreendimento está indo.

Portanto, inclua em seu plano, métodos de publicidade e despesas, investimentos necessários, custos iniciais específicos com os quais você terá que arcar, como a abertura de um CNPJ, o pagamento de impostos, entre outros. O Sebrae possui um guia completo que vai ajudá-lo a montar um plano de negócios para o seu auto center.

 

 Escolha o ponto ideal para o seu auto center

Outro passo importante para você que deseja saber como montar um auto center é pensar na localização do estabelecimento. As lojas localizadas próximas às rodovias ou no meio dos centros urbanos tendem a se sair melhor, visto que esses são locais de grande movimento de veículos.

Portanto, pense em um bom local. Ao escolher o seu espaço, certifique-se que você está levando em conta o quanto vai gastar com o aluguel do ponto ou valor de aquisição.

Como dica, tente fazer uma avaliação geral sobre o mercado, o tipo de público-alvo a ser trabalhado, a concentração de concorrentes e as oportunidades de crescimento no futuro.

 

 

 Defina os serviços que serão ofertados

Ao saber como montar um auto center, você deve escolher os serviços que vai oferecer. Você pode se especializar em uma determinada área, como sistemas de ar condicionado ou aquecimento. No entanto, isso limitaria a quantidade de dinheiro que seu auto center poderia fazer.

A maioria das oficinas são gerais, mas não se esqueça de que os clientes gostam de negócios de nicho, especializados, e se você focar em algum serviço como tuning para automóveis de alto desempenho ou motores, você terá uma credibilidade mais estabelecida para começar.

No entanto, às vezes é melhor oferecer vários serviços, o quanto você puder. Mesmo se você ou seus mecânicos não possuírem ainda a experiência para executar um serviço específico, você pode terceirizá-lo até que tenha pessoal qualificado.

 

 Invista nos melhores equipamentos

Os equipamentos para auto center são parte da identidade do negócio. Se você insistir em máquinas já usadas e obsoletas, isso pode passar uma imagem de uma loja mal cuidada e desleixada na hora de executar os serviços.

Além disso, é preciso levar em consideração os custos de manutenção e até mesmo problemas mecânicos que estes equipamentos podem gerar em sua rotina. Por isso, pesquise bem e procure o que há de melhor no mercado.

Nessas horas, vale até fazer um investimento maior para contar com algo que não te trará dor de cabeça no futuro e que dará frutos por um longo tempo.

Para saber quais os equipamentos ter, pense nos serviços. Para ajudá-lo, abaixo listamos algumas das principais máquinas para cada tipo de trabalho, veja:

Só para finalizar essa dica, é fundamental levar em consideração que bons equipamentos automotivos agregam muito mais valor ao negócio do que se imagina. Por exemplo:

  • mais segurança às pessoas e aos veículos;
  • maior otimização de espaço físico da loja;
  • mais produtividade;
  • mais flexibilidade de serviços.

 Capriche na divulgação de seu auto center

Além de pensar no local do seu auto center, em um bom plano de negócios e também nos equipamentos que você vai utilizar para fazer os serviços, você deve saber como divulgar o seu empreendimento.

Afinal, a propaganda é a alma do negócio, não é verdade? Uma boa notícia é que hoje há várias ferramentas digitais disponíveis e fazer isso é mais fácil e barato que você imagina.

Use, por exemplo, o Marketing Digital. Por meio dele, você aparecerá no Google quando as pessoas pesquisarem por auto center na sua região, além de atrair possíveis clientes para sua marca.

No entanto, não se esqueça das táticas tradicionais como o rádio e, caso você resida em uma cidade do interior, a propaganda no carro de som ou na bicicleta também são importantes.

Ah, e mais, cuidar da fachada do seu auto center e fazer várias promoções também são essenciais para atrair e conquistar a sua primeira leva de clientes.

Você pode até oferecer um pacote de serviços mais completo por um preço justo ou um serviço mais caro e dar um belo brinde, como um kit para deixar o automóvel mais cheiroso. Vale a pena pensar em alternativas para que as pessoas fiquem com a sua marca gravada na memória.

 

 Conte com uma equipe capacitada

Não adianta pensar em tudo, mas esquecer da sua equipe de profissionais. Portanto, ao pensar em como montar um auto center de sucesso, opte por uma equipe capacitada e motivada. O sucesso dos serviços automotivos também depende do trabalho realizado por sua equipe.

Sendo assim, invista em treinamentos contínuos e na capacitação de seus colaboradores, desde o atendimento, até a prestação dos serviços.

 

 Informatize seus dados

Outro passo importante de como montar um auto center é você informatizar seus dados. Isso evita que a sua empresa perca informações valiosas como ordens de serviço, custos extras e notas fiscais. No passado, ter tudo na ponta do lápis era bom para quem gostava de organizar as suas coisas. No entanto, com o passar do tempo, tornou-se mais adequado ter tudo informatizado.

 Aposte em um atendimento diferenciado

Hoje, mais do que bons serviços, o consumidor busca melhores experiências! Sendo assim, uma dica essencial para começar o seu auto center com o pé direito é investir em um atendimento de alta qualidade.

E isso pode ser conquistado de diferentes formas, como montar um banco de dados mais detalhado, padronizar seus canais de comunicação (WhatsApp, redes sociais, site etc.), se diferenciar com programas de fidelidade, trabalhar bem o pós-venda, entre outras ações.

 

Em resumo, esses são os 8 passos essenciais sobre como montar um auto center de sucesso em sua cidade e aproveitar as oportunidades que este tipo de negócio pode oferecer. Sendo assim, aplique cada uma dessas dicas na prática e mãos à obra!

Curtiu? Quer mais dicas sobre negócios automotivos? Então, dá uma olhada em nosso blog e confira diversos outros artigos e novidades desse universo!

eBook-Gestao-financeira-para-oficinas

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *